Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
A reportagem surgiu cerca de um século após o aparecimento do jornal impresso.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à influência européia que marcou ruptura na história do design brasileiro, o autor do texto se refere a:
Movimentos de tradição alemã a partir da Escola da Bauhaus.
Movimentos de tradição inglesa a partir da Artes & Ofícios.
Movimentos de tradição francesa a partir da Arte Nova.
Movimentos de tradição italiana a partir do Futurismo.
Movimentos de tradição espanhola a partir do Cubismo e Surrealismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quando o autor do texto declara que houve um possível "desvio de rumo" na história do design brasileiro, tal desvio significa:
Que alguns profissionais entendem que a importação do movimento modernista pode ter comprometido a identidade do design brasileiro já em formação desde o século 19.
Que a chegada do ideário moderno concretista, inspirado na escola de Ulm salvou o Brasil de sua indolência artesanal préindustrial.
Que a escolarização do projetista industrial e gráfico teve início em 1960 para garantir a qualificação técnica e estética dos profissionais da área.
Que a influência das vanguardas européias entre 1910 e 1960 impõe grave risco ao estilo estético vernacular da produção industrial brasileira.
Que os golpes de estado são até hoje responsáveis pela total ausência da diversidade de estilos regionais brasileiros na formação da identidade cultural do país.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O autor propõe uma reavaliação histórica do design brasileiro segundo uma nova abordagem:
A partir dos marcos históricos de 1889, 1930 e 1934.
Segundo as várias influências dos movimentos modernistas no Brasil.
Considerando a institucionalização das escolas de design no sudeste.
Baseado no mito de origem da consciência do design como ideologia.
Desde o princípio da industrialização brasileira entre os séculos 19 e 20.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Para que a primeira emissora de TV no Brasil tivesse audiência, o pioneiro Assis Chateaubriand importou mais de 200 mil aparelhos receptores.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Embora a indústria brasileira não produzisse aparelhos de TV, apesar da falta de audiência e mesmo com o incipiente mercado publicitário, Chateaubriand vendeu um ano de espaço publicitário para um conjunto de empresas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Chateaubriand levou mais de cinco anos para convencer um conjunto de empresas nacionais a se tornarem os primeiros anunciantes na televisão brasileira.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as ideias expostas no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A invasão da estética publicitária na imprensa brasileira aconteceu a partir da década de 60 do século XX, com a adoção das técnicas de redação e diagramação advindas do jornalismo norte-americano.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos a assessoria de imprensa.
No Brasil, na década de 60 do século passado, jornalistas profissionais já exerciam a função de assessores de imprensa e muitos deles atuavam também em redações de jornais privados. A redução no número de jornalistas nas redações, especialmente a partir dos anos 80, com a informatização do trabalho, também contribuiu para que a assessoria de imprensa se tornasse uma opção profissional para jornalistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...