Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Historicamente, do ponto de vista da análise dos meios de comunicação de massa no Brasil, é correto afirmar que a emergência de revistas ilustradas representou a primeira manifestação de produções editoriais baseadas nos pressupostos efetivos da cultura de massa, nos moldes norte-americanos. Entre essas revistas destaca-se O Cruzeiro, uma das pioneiras do gênero, que começou a ser publicada no final da década de 20 do século passado, pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
No contexto midiático brasileiro, historicamente, a emergência do conceito de jornalismo público se deu no início do período da redemocratização (década de 80 do século XX), no âmbito da imprensa sindical e com o chamado jornalismo comunitário e popular.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, no início da segunda metade do século XX, é correto incluir a reforma gráfica e editorial do Jornal do Brasil (JB), realizada no final da década de 50. Tal reforma foi tão relevante na época que contribuiu para que o JB se tornasse um dos jornais mais respeitados no país. Entre os jornalistas envolvidos no referido processo de reforma estava Odylo Costa Filho.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.
Historicamente, os estudos dos efeitos dos mass media tiveram início no período entreguerras (1920-1930), com a vertente norte-americana denominada Communication Research, conhecida pelas pesquisas sobre efeitos de curto prazo, que associavam, entre outros elementos, os conceitos de massa e de behaviorismo.
Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.
Avalie os itens abaixo e assinale a opção correspondente.
( ) Coincidindo com a Segunda Grande Guerra, foi criado no Brasil o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. O DIP foi extinto apenas após a saída de Getúlio Vargas do poder.
( ) O Sistema de Comunicação do Executivo Federal foi criado oficialmente após a redemocratização, ainda na década de 1980.
( ) Alexandre Garcia, Cláudio Humberto e Ricardo Kotscho são exemplos de profissionais que atuaram na área de comunicação da Presidência da República.
A respeito da história da imprensa no Brasil, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) A reforma do Jornal do Brasil foi um dos fatos mais importantes do jornalismo nos anos 1950, mas ela continuou nos anos 1960, com a reestruturação da redação.
( ) Veja, lançada na década de 1960, iniciou e se manteve com grande tiragem, assumindo imediatamente o posto de revista semanal de notícias de interesse geral mais vendida no mercado – o qual mantém até hoje.
( ) O jornalismo econômico ganhou importância nos jornais na década de 1960 com a industrialização e a limitação dos assuntos políticos. Ele somente assumiu papel secundário frente aos temas políticos a partir de meados dos anos 1970, com o iminente retorno à redemocratização.
Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.
( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.
( ) A ofificialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Cerca da metade dos maiores jornais brasileiros em circulação tem perfil popular, isto é, são destinados a leitores das classes C, D e E.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.
Até o século XIX, o relato cronológico do acontecimento era a forma narrativa mais usada nos jornais norte-americanos. A partir de 1900, os jornais começaram a usar o lide e a técnica da pirâmide invertida, o que demonstra o crescente sentimento de autoridade social que os jornalistas desenvolveram.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...