Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As crianças em situação de rua de São Paulo são um capítulo à parte na vida da cidade. Elas estão em todas as esquinas dessa metrópole e representam uma chaga que os políticos não conseguem cicatrizar. A Prefeitura do Município tem um plano para reduzir a presença desses menores nas esquinas e o alcaide paulistano fez uma coletiva para anunciar o projeto.
Essa abertura de matéria, pelas suas características, é conhecida no meio profissional por
chapéu.
standup.
barriga.
teaser.
nariz-de-cera.
Em televisão, a nota que possui imagens com off, isto é, com uma narração, que pode ser do repórter ou do apresentador é chamada de
nota simples.
escalada.
cabeça de matéria.
nota coberta.
passagem.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir acerca do papel dos meios de comunicação na construção da realidade social.
A hipótese do agenda-setting (agendamento) alinha-se com o enfoque do texto, uma vez que a ênfase do agendamento está na escolha dos temas para a agenda midiática, mas sem interferência na opinião pública. Em outras palavras, segundo a perspectiva do agendamento, a mídia seleciona os temas, mas os divulga de forma isenta de viés ou tendência analítica/interpretativa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens seguintes.
O release deve conter as informações básicas sobre o fato a ser noticiado, organizadas e redigidas em linguagem jornalística. Recomenda-se, portanto, a adoção do lead, respondendo-se às perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens seguintes.
Os releases sempre tratam de informações quentes, ou seja, fatos do dia, e devem ser distribuídos de forma exclusiva para determinados veículos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de notícia e seus elementos básicos, julgue os próximos itens tendo como referência inicial o texto acima.
A estrutura da notícia tem dois elementos básicos: o lide e o corpo da matéria. O lide é o primeiro parágrafo do texto e consiste no núcleo fundamental da notícia; o corpo é o texto que vem depois do lide e serve para explicar a notícia e fornecer detalhes do fato. Esse modelo é denominado pirâmide invertida.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens seguintes.
Dois dias depois do referido acidente, as notícias concentravam-se nas dificuldades para realização das buscas aos destroços do avião e a possíveis sobreviventes. Essas matérias citadas são suítes da matéria principal que informou sobre o desaparecimento do avião.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
O desastre com o voo AF 447 pode ser considerado um fait divers, já que a cobertura do acontecimento mereceu destaque midiático exatamente porque esse assunto chama a atenção do público e apresenta as características apontadas no texto citado.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
A alusão a outros acidentes aéreos durante a cobertura jornalística do voo AF 447 se deve ao denominado efeito atrelado, ou notícia-vagão, que resulta da constatação de que qualquer assunto vinculado ao tema principal desperta atenção do público, independentemente do gancho com o fato que esteja em pauta.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.
Pauteiro é o profissional que propõe a pauta, conjunto de assuntos cobertos pela editoria e que contém indicações ao repórter para orientá-lo sobre os ângulos a serem abordados em determinada notícia, entre outras finalidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...