Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Com relação à ética e à legislação no jornalismo, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, a Lei de Imprensa de 1967 nunca se aplicou aos jornalistas que atuam em rádio e Internet, profissionais que são regidos exclusivamente pela Constituição Federal de 1988, desde seu advento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao atual quadro geopolítico global, julgue os itens de 111 a 115.

As novas plataformas de negociação internacional elevaram o estatuto de determinado grupo de países do Sul, que, nas relações internacionais, começam a contribuir para a construção de regras e conceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

  • A. oferta inexistente de produto ou serviço; relançamento de produto ou serviço; oferta de um produto ou serviço em várias praças.
  • B. oferta de uma combinação de produtos; melhor distribuição de um produto; diminuição do preço de um produto ou serviço.
  • C. oferta diversificada de produtos; integração entre marcas concorrentes de um mesmo serviço; oferta de um serviço de melhor qualidade.
  • D. muita oferta de um serviço; oferta de um produto ou serviço em quantidade maior do que a dos concorrentes; oferta de mais variedades de um produto.
  • E. pouca oferta de algum produto; oferta de produto ou serviço já existente, de maneira nova ou superior às demais; oferta de um novo produto ou serviço.

Entre as principais questões enfrentadas pelas empresas na definição de estratégias e táticas de marketing pode-se citar:

  • A. aumento dos profissionais no mercado de preços altos.
  • B. aumento dos custos de vendas e de promoção e category killers.
  • C. aumento dos ataques aos nichos e diminuição de matérias- primas
  • D. aumento de concorrência entre produtos similares e target.
  • E. diminuição de clientes diretos e budget cada vez mais alto.

Se uma empresa opta por uma estratégia de skimming ao lançar um produto novo no mercado, ela pretende

  • A. investir altas somas em campanhas de propaganda institucional.
  • B. atingir o segmento da população disposto a pagar mais caro.
  • C. conquistar um grande número de pessoas, rápida e efetivamente.
  • D. desnatar o mercado com ênfase em ofertas agressivas de desconto.
  • E. criar uma percepção favorável com uso de mensagens subliminares

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

  • A. adota empenhado esforço em vendas e propaganda para aumentar sua lucratividade.
  • B. cria novos desejos nos consumidores por intermédio da propaganda
  • C. detecta uma necessidade latente e desenvolve produtos para satisfazê-la.
  • D. lança um produto jamais solicitado ou imaginado por quem quer que seja.
  • E. pesquisa e desenvolve produtos em função de carências em nichos de mercado.

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração – como festivais, congressos, feiras e seminários – que possam

  • A. atender as premissas da lucratividade dos projetos, do interesse público e das necessidades da população.
  • B. contribuir para inovação tecnológica e gerencial, com o intuito de desenvolver a economia do país.
  • C. gerar benefícios significativos para a sociedade brasileira e contribuir para reforçar positivamente a imagem do banco
  • D. preservar o meio ambiente e ampliar a discussão sobre desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua.
  • E. trazer lucratividade comprovada a seus organizadores, garantindo o retorno dos projetos financiados.

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

As etnografias de audiência são exemplos de pesquisa que objetiva fazer levantamentos quantitativos sobre o gosto de públicos diversificados de determinado veículo de comunicação, a partir de grandes amostragens aleatórias. Nesse tipo de pesquisa, são selecionados grupos de pessoas que serão entrevistados e acompanhados para se descobrirem seus gostos e hábitos de consumo, segundo parâmetros previamente definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mecanismo que funciona como uma sintonia fina da organização com as aspirações do público consumidor, corrigindo distorções que possam gerar conflito com os interesses sociais é chamado de

  • A.

    ajuste ideológico.

  • B.

    indução de imagem.

  • C.

    esforço de marketing.

  • D.

    reforço imagético.

  • E.

    sintonia institucional.

Para desenvolver o esforço de marketing institucional, a organização deve seguir um ciclo de ações mercadológicas cuja sequência correta é

  • A.

    composição, posição, exposição e proposição.

  • B.

    posição, composição, proposição e exposição.

  • C.

    exposição, proposição, posição e composição.

  • D.

    composição, proposição, exposição e posição.

  • E.

    proposição, exposição, composição e posição.

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