Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Com referência aos textos acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Por ser um informativo enviado diretamente ao endereço residencial do cliente, o Boletim seuEstilo é um produto de endomarketing.

  • B.

    Como é uma comunicação dirigida, o Boletim seuEstilo caracteriza um tipo de relacionamento orientador/ direcionador.

  • C.

    Na segmentação estratégica de mercado adotada pelo BB, o cliente Estilo enquadra-se no pilar negocial do tipo varejo.

  • D.

    O Boletim seuEstilo é um exemplo de publicidade (mídia não-paga), já que o cliente Estilo não paga para recebê-lo.

  • E.

    O envio de cada edição do Boletim seuEstilo para o públicoalvo constitui uma ação de marketing estratégico.

Segundo o texto acima, parte do valor do Seguro Ouro Residencial é destinado a projetos socioambientais da FBB. Essa iniciativa do BB

  • A.

    é uma ação de marketing societal.

  • B.

    configura uma proposta de venda casada, ao associar o apoio a projetos socioambientais ao seguro.

  • C.

    configura um processo de benchmarketing.

  • D.

    configura um mix de produtos.

  • E.

    não é uma ação de marketing, visto que marketing não se aplica a instituições sem fins lucrativos.

Considerando o texto acima, assinale a opção correta a respeito de composto de marketing e segmentação de mercado.

  • A.

    No que diz respeito a seu ciclo de vida, o BB Remessa nos EUA encontra-se entre as fases de crescimento e maturidade.

  • B.

    O mercado do BB Remessa enquadra-se corretamente no tipo de segmentação geográfica.

  • C.

    No quesito praça do composto de marketing, o BB Remessa atém-se ao território brasileiro.

  • D.

    O BB Remessa não é um bem físico, por isso não pode ser enquadrado como produto, e sim como serviço.

  • E.

    Com a BB Money Transfers, nos EUA, o BB opta pela alternativa de penetração, ou seja, permanece em um mercado em que já atua, com o que já produz.

Segundo definição da American Marketing Association, marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral. Com base nessa definição, é correto afirmar que

  • A.

    marketing e venda são conceitos sinônimos.

  • B.

    propaganda e marketing são conceitos sinônimos.

  • C.

    o marketing tem a propaganda como ferramenta e as vendas como uma atividade.

  • D.

    o marketing é uma ferramenta da propaganda para auxiliar na atividade de vendas.

  • E.

    o marketing é uma ferramenta de promoção de vendas.

"Não adianta aperfeiçoar a vela; ela nunca chegará a lâmpada." Essa frase de Júlio Ribeiro ilustra o que Theodore Levitt denominou "miopia de marketing", que ocorre quando a empresa

  • A.

    foca no lucro e esquece a concorrência.

  • B.

    foca no interesse público, mas não no lucro.

  • C.

    busca equilibrar a satisfação do cliente, o lucro e o atendimento ao interesse público.

  • D.

    foca em produtos de qualidade, mas sem considerar as reais necessidades dos clientes.

  • E.

    foca no produto núcleo e esquece o produto real e o produto ampliado.

Além dos elementos do mix de marketing tradicional, o mix de marketing de serviços também inclui

  • A.

    produto, prazo, preço e publicidade.

  • B.

    perecibilidade, patentes, padrão de atendimento e produção em massa.

  • C.

    presteza, aspectos tangíveis, promoção e promessa de venda.

  • D.

    pessoas, prazo, patrocínio e propaganda.

  • E.

    pessoas, processos, evidências físicas, produtividade e qualidade.

Acerca de marketing bancário, assinale a opção correta.

  • A.

    Enquadra-se no marketing de serviços, não sendo aplicáveis a ele os quatro elementos do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção).

  • B.

    As instituições financeiras agregam características de serviço como intangibilidade, inseparabilidade e perecibilidade, mas não variabilidade, pois sofrem regulamentação do governo.

  • C.

    Devido à grande concorrência, a clientela é motivada pelas constantes inovações e lançamento de novos produtos, mantendo relação instável com as instituições bancárias.

  • D.

    A relação permanente (desde a juventude até a maturidade) faz com que a maior parte da clientela seja grande conhecedora dos produtos bancários.

  • E.

    Os bancos sofrem concorrência dupla: como fornecedores e aplicadores de capitais e como tomadores de recursos.

A respeito de endomarketing, ou marketing interno, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos benefícios do endomarketing é proporcionar aos colaboradores do BB a compreensão de que não estão trabalhando para os clientes externos, e sim para o banco.

  • B.

    Por meio de uma pesquisa de benchmarketing funcional, o BB pode conhecer as boas práticas internas do próprio banco e facilitar o relacionamento entre colaboradores.

  • C.

    Os funcionários do banco fazem parte do ambiente interno, mas não constituem um mercado para o BB.

  • D.

    O endomarketing é importante para motivar os clientes internos do BB porque eles afetam o serviço bancário prestado aos clientes externos (inseparabilidade).

  • E.

    O endomarketing é voltado para os funcionários de carreira do BB, não se estendendo aos terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais, que fazem parte do mercado externo do banco.

No que se refere à qualidade de serviços no BB, assinale a opção correta.

  • A.

    Os custos promocionais do BB, como os do programa Ponto para Você, aumentam progressivamente para manter a fidelização do cliente.

  • B.

    O visual merchandising das agências do BB é um dos atributos de qualidade avaliados pelo cliente.

  • C.

    Para não comprometer o pronto-atendimento nas agências, o BB deve incentivar a evasão de clientes-problema.

  • D.

    Para recuperar a satisfação do cliente desapontado e evitar a comunicação boca a boca negativa, o BB pode efetuar a devolução do serviço.

  • E.

    Por ter pouca familiaridade com o serviço bancário, o cliente potencial do BB não cria expectativas ao chegar à agência.

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta a respeito dos conceitos do mix de marketing.

  • A.

    Os custos para o cliente se resumem ao preço do produto que é pago no processo de troca.

  • B.

    O preço fixado pela empresa para um bem equivale ao custo da produção.

  • C.

    O preço de um produto distingue-se no mix de marketing pelo fato de gerar custos para a empresa.

  • D.

    A demanda por um produto é menos elástica quando a percepção do valor pelo cliente justifica o preço maior.

  • E.

    O lucro é o único fator para o estabelecimento do preço de determinado serviço.

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