Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A função da propaganda é muito diversificada no caso dos bens industriais ou de B2B devido à limitação e à especificidade dos públicos consumidores e pelo método de seleção e compra dos produtos. O uso e a forma de propaganda empregada por esse setor estão diretamente relacionados às muitas áreas que o compõem e aos diversos produtos comercializados, como

  • A.

    cursos técnicos, títulos nominativos, equipamentos, ferramentas e sistemas.

  • B.

    matérias-primas, insumos, equipamentos, ferramentas e sistemas.

  • C.

    matérias-primas, insumos, títulos nominativos, cursos técnicos e cartões de crédito.

  • D.

    cartões de crédito, matérias-primas, materiais de limpeza, ferramentas e sistemas.

  • E.

    materiais de limpeza, cartões de crédito, cursos técnicos, matérias-primas e equipamentos.

O marketing direto trabalha com textos mais longos e maiores detalhes, proporcionando assim informações minuciosas que o consumidor precisa para se convencer e se guiar na compra. Suas principais características são

  • A.

    rapidez, condensação, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.

  • B.

    seletividade, oportunidade, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.

  • C.

    seletividade, oportunidade, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.

  • D.

    rapidez, condensação, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.

  • E.

    rapidez, oportunidade, especialização, flexibilidade, renovação e sigilo.

Segundo Armando Sant’Anna, a aquisição de novos clientes por uma agência de publicidade é preocupação constante dos executivos desejosos de desenvolver a sua empresa. São fatores decisivos para a prospecção de novos clientes

  • A.

    o atendimento, publicidade de imprensa e publicidade direta.

  • B.

    a pesquisa de mercado, prospecção racional e follow up.

  • C.

    a promoção de vendas, prospecção racional e publicidade.

  • D.

    a promoção de vendas, publicidade direta e atendimento.

  • E.

    a pesquisa de mercado, follow up e publicidade de imprensa.

A pesquisa de públicos constituída por técnicas que permitem aos fabricantes persuadir os consumidores a comprarem produtos devido a gratificações psicológicas proporcionadas é a pesquisa:

  • A.

    de mercado.

  • B.

    de satisfação.

  • C.

    motivacional

  • D.

    de vendas.

  • E.

    de varejo.

Segundo Luciane Lucas dos Santos, o consumidor que, devidamente estimulado, pode passar à condição de prospect é denominado de

  • A.

    stake holder.

  • B.

    piloto.

  • C.

    central.

  • D.

    suspect.

  • E.

    target

O conjunto de elementos, através dos quais os meios informativos controlam e geram os acontecimentos selecionados através de seus valores, supostamente ligados ao interesse do público, é o conceito de

  • A.

    gatekeeping.

  • B.

    comunicação coletiva.

  • C.

    massificação

  • D.

    newsmaking.

  • E.

    conectividade

Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.

  • A.

    Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados.

  • B.

    Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer propaganda para obter convicção e compra do produto.

  • C.

    Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.

  • D.

    Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.

  • E.

    Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado.

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

  • A. F, F, F, F
  • B. V, V, F, F
  • C. F, V, V, F
  • D. V, V, V, V
  • E. F, F, F, V

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta. ( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos. ( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos. ( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas. ( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

  • A. F, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, F, V, F
  • D. V, F, V, V
  • E. F, V, V, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...