Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Analise as afirmações sobre comunicação interna, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É um instrumento para se determinar a cultura da organização.

( ) É uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

( ) É um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

( ) Sua criação e produção de veículos de comunicação interna é atribuição da área de Recursos Humanos.

( ) Deve contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do homem.

  • A. F – V – V – V – F
  • B. V – V – F – V – V
  • C. F– V – V – F – V
  • D. F– V – F – V – F
  • E. V– F – V – F – V

Analise as afirmativas sobre Comunicação Pública, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a Comunicação praticada no espaço democratizado, envolvendo os diferentes setores da sociedade.

( ) A discussão, a controvérsia, as diferentes opiniões, são vistas como características da comunicação pública, cabendo aí estratégias de Relações Públicas.

( ) Pode ser conceituada também como comunicação governamental.

( ) Trata-se de uma comunicação intimamente ligada à democracia, subtende-se a comunicação praticada no primeiro, segundo e terceiro setores.

( ) É responsável direta, por meio da gestão estratégica das Relações Públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

  • A. V – V – F – V – V
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. V – F – V – F – V

Sobre a cultura organizacional podemos afirmar:

  • A. implica na escolha de símbolos, nome, slogan que apresentam a organização.
  • B. os primeiros estudos específicos sobre cultura organizacional surgiram na década de 60.
  • C. cada cultura possui características inerentes à realidade estudada, ou seja, cada cultura é única.
  • D. é a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma de seus atributos, sua comunicação e suas expressões.
  • E. é o resultado final das experiências, recordações e impressões de uma pessoa acerca da organização. Relacionada diretamente a como o indivíduo percebe a organização.

Sobre a comunicação administrativa e a comunicação interna, podemos afirmar:

  • A. a comunicação administrativa não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.
  • B. a comunicação administrativa não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.
  • C. a comunicação interna relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional.
  • D. a comunicação administrativa constitui-se em um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e mercadológica.
  • E. independentemente da terminologia básica adotada - Comunicação interna, comunicação administrativa ou endomarketting - o que importa é a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da organização, permitindo seu pleno funcionamento.

O portal corporativo é considerado por muitos estudiosos como o mais importante projeto de gestão da informação da década passada. Esse tipo de canal de informação aprimorou, entre outras, as qualidades essenciais de construção de sua estrutura para facilitar a consulta dos usuários. Essas qualidades são, além da acessibilidade,

  • A.

    visibilidade, usabilidade e portabilidade.

  • B.

    imediatismo, visibilidade e usabilidade.

  • C.

    visibilidade, condutividade e portabilidade.

  • D.

    conectividade, condutividade e usabilidade.

  • E.

    visibilidade, imediatismo e portabilidade.

A cultura imagética tem avançado muito a partir do advento dos formatos digitais. No entanto, ainda se produz a estética fílmica vinculada ao uso da película. Por exemplo, é comum a transformação de materiais em formato de vídeo para a película. Esse processo de transformação é denominado

  • A. cenografia.
  • B. ciclorama.
  • C. cintilamento.
  • D. cinema digital.
  • E. cinescopia.

São dados e informações que devem servir de base para orientação de redatores no desenvolvimento de um texto publicitário, EXCETO:

  • A.

    A(s) mídia(s) onde a peça será veiculada.

  • B.

    As estratégias ou táticas que serão utilizadas para gerar motivação, interesse de forma a persuadir o público a adquirir o produto.

  • C.

    Todas as informações possíveis sobre o público-alvo, tais como perfil dos gostos, necessidades, desejos etc.

  • D.

    O diferencial a ser empregado e difundido no produto.

  • E.

    A relação das características intrínsecas do produto que deve ser focalizada em detrimento das peculiaridades extrínsecas.

Para Mike Ward (Jornalismo Online) a primeira providência para o desenvolvimento de um site é buscar um projeto visual, no qual vários outros aspectos são construídos − forma, função, códigos, navegação e interface, interação/ interatividade e design visual. Esse processo deve se iniciar

  • A.

    pelo provedor de acesso.

  • B.

    pelo firewall.

  • C.

    pelo browser.

  • D.

    pelo hiperlink.

  • E.

    pela arquitetura da informação.

São editores HTML:

  • A.

    WYSIWYG e Dreamweavers.

  • B.

    Frontpage e CorelDraw.

  • C.

    Hot Dog e MediaCoder.

  • D.

    WYSIWYG e Primo PDF.

  • E.

    Dreamweavers e CorelDraw.

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, de 1996, é constituído por cinco conceitos e 28 definições, normas e recomendações. Entre elas,

I. O anunciante, também chamado de cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

II. Publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.

III. Os veículos faturarão sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas às agências por elas responsáveis, para cobrança.

IV. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.

V. A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.

Pertencem ao Código de Ética o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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