Questões de Comunicação Social do ano 2011

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A respeito da legislação brasileira aplicada à imagem fotográfica, julgue os itens a seguir.

O fotógrafo tem direitos morais, entre os quais se incluem o direito de conservar sua obra inédita e o de assegurar a integridade da fotografia de sua autoria, que lhe permitem opor-se a quaisquer modificações nesse material.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da legislação brasileira aplicada à imagem fotográfica, julgue os itens a seguir.

O prazo de proteção de uma foto para fins de autorização e consequentes rendimentos de ordem patrimonial é de setenta anos, contados de 1.º de janeiro do ano seguinte ao falecimento do autor, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da legislação brasileira aplicada à imagem fotográfica, julgue os itens a seguir.

O uso não autorizado de obra fotográfica, isto é, sem a prévia e expressa anuência do fotógrafo ou seu sucessor, enseja indenização por violação dos direitos autorais, a ser paga pelo infrator, no valor de três mil exemplares, além dos apreendidos, quando o número de impressões for desconhecido, ou o equivalente ao número conhecido de exemplares impressos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos mais importantes princípios do jornalismo está garantido pelo inciso XIV, pelo qual é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Este inciso pertence ao Art. 5o

  • A.

    do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

  • B.

    do Novo Código Civil Brasileiro.

  • C.

    da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

  • D.

    do Código de Processo Penal.

  • E.

    da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Entre os conceitos básicos das Normas-Padrão da Atividade

Publicitária constam:

I. Agenciador de Propaganda: é a pessoa física registrada

e remunerada pelo Veículo, sujeita à sua

disciplina e hierarquia, com a função de intermediar

a venda de espaço/tempo publicitário.

II. Agenciador Autônomo ou Corretor: é profissional

independente sem vínculo empregatício com

Anunciante, Agência ou Veículo , que contrata

publicidade por ordem e conta do Anunciante.

III. Balcão de Anúncios: é a pessoa jurídica independente,

equiparada ao Agenciador Autônomo, que

capta publicidade para distribuição aos Veículos de

Comunicação.

IV. Fee: é o valor contratualmente pago pelo Anunciante

à Agência de Publicidade, nos termos estabelecidos

pelas Normas-Padrão, independentemente do

volume de veiculações, por serviços prestados de

forma contínua ou eventual.

V. Valor Bruto: é o preço da mídia contratada, deduzidos

os descontos comerciais concedidos aos Anunciantes.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    I e V, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

Os infratores das normas estabelecidas no Código Brasileiro

de Autorregulamentação Publicitária estarão sujeitos

às penalidades previstas no artigo 50 do mencionado

Código, a saber:

I. advertência.

II. recomendação de alteração ou correção do anúncio.

III. recomendação aos veículos no sentido de que

sustem a divulgação do anúncio.

IV. divulgação da posição do CONAR com relação ao

Anunciante, à Agência e ao Veículo, através de

veículos de comunicação, em face do não acatamento

das medidas e providências preconizadas.

V. ingresso no Ministério Público de representação

contra Anunciante, Agência e Veículo.

Estão corretas as penalidades descritas em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, III e V, apenas.

No dia 07 de junho de 2011, o site Meio & Mensagem (www.meioemensagem.com.br) informava que o Conar havia revisado o texto do Artigo 36, que trata das questões de responsabilidade socioambiental, válidas a partir de 1o de agosto de 2011. A matéria afirmava que na atualização do Artigo 36, um único novo parágrafo estabelece quatro princípios que devem ser seguidos no uso da temática socioambiental em campanhas publicitárias. Esses princípios são:

  • A.

    clareza, exatidão, pertinência e relevância.

  • B.

    veracidade, exatidão, coerência e relevância.

  • C.

    clareza, exatidão, pertinência e coerência.

  • D.

    veracidade, exatidão, pertinência e relevância.

  • E.

    clareza, coerência, pertinência e relevância.

A Constituição Brasileira de 1988 possui um capítulo voltado a Comunicação Social onde estabelece entre outras prerrogativas, EXCETO:

  • A.

    Que qualquer censura de natureza política, ideológica e artística é vedada no Brasil.

  • B.

    Os meios de comunicação não podem ser objetos de monopólio ou oligopólio direta ou indiretamente.

  • C.

    A publicação de veículo impresso, assim como rádio e televisão, depende de licença de autoridade.

  • D.

    Em qualquer meio de comunicação social, a responsabilidade editorial é privativa a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.

  • E.

    A propaganda comercial de tabaco e bebidas alcoólicas está sujeita a restrições legais e deve conter advertência sobre os malefícios decorrentes de seu consumo.

Essa prerrogativa jornalística é assegurada

  • A.

    pela Lei de Segurança Nacional de 1983.

  • B.

    pela Constituição Federal de 1988.

  • C.

    pela Lei de Imprensa de 1967.

  • D.

    pelo Código de Processo Penal de 2011.

  • E.

    pelo Ato Institucional nº 5 de 1968.

A 1a turma Cível do TJ/DF absolveu, por unanimidade, um jornalista acusado de cometer crimes por ter divulgado informações sobre uma pessoa investigada pela Polícia Federal na Operação Navalha, de 2007. O jornalista publicou matérias sobre a suposta participação do investigado no esquema de corrupção e sonegação fiscal, envolvendo a Eletrobrás e a empresa Gautama. Um dos magistrados ressaltou: O jornalista que tivesse compromisso com a verdade absoluta e real não teria emprego em jornal algum. O jornal sobrevive da notícia. O compromisso do jornalista é com a notícia. No caso em questão bem se vê que o jornalista usou expressões como ‘há indícios...’, ‘supostamente...’, ‘para os agentes...’. Com base nas informações acima, é correto afirmar que o jornalista foi processado por

  • A.

    contravenção civil.

  • B.

    falsidade ideológica.

  • C.

    exceção da verdade.

  • D.

    flagrante delito.

  • E.

    crimes contra a honra.

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