Questões de Comunicação Social do ano 2011

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O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de

  • A.

    posicionamento.

  • B.

    share-of-voice.

  • C.

    heavy-user.

  • D.

    share-of-market.

  • E.

    frequência.

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

  • A.

    Marketing direto.

  • B.

    Branding.

  • C.

    Merchandising.

  • D.

    Telemarketing.

  • E.

    Marketing de relacionamento.

A respeito de pesquisa de marketing, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as vantagens da utilização de dados primários sobre dados secundários, estão o baixo custo, muitas perspectivas e variedade de dados, além do uso de fontes com alta credibilidade com dados confiáveis.

  • B.

    De acordo com o método de levantamento por entrevistas (pesquisas quantitativas ou survey) e questionário, essa pesquisa é executada na seguinte sequência: definição do problema e dos objetivos de pesquisa; planejamento do projeto de pesquisa; análise das informações e apresentação dos resultados.

  • C.

    Pesquisa exploratória é a que procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. O experimento é o método de pesquisa mais indicado para essa modalidade.

  • D.

    Pesquisa descritiva é aquela na qual os problemas a serem investigados estão bem definidos e, em geral, procura-se obter resultados quantitativos a respeito dos aspectos do comportamento humano ou do perfil dos consumidores.

  • E.

    Discussão em grupo (focus group) é o método de pesquisa qualitativa que reúne um grupo de pessoas de certo segmento de mercado com o propósito de relatar suas necessidades, seus hábitos de compra e suas atitudes em relação a temas de interesse. Difere do painel de clientes por este se realizar apenas uma vez, enquanto o focus group ocorre em mais de um encontro com o mesmo grupo.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito relacionado às ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e de preferência para uma determinada organização ou empresa.

  • A.

    relações públicas

  • B.

    comunicação institucional

  • C.

    marketing institucional

  • D.

    marketing direto

  • E.

    marketing social

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

A mensagem publicitária não só estimula e motiva, mas também efetiva a venda de produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas, julgue os itens seguintes.

No que se refere ao planejamento de comunicação, considera-se market share uma informação que se configura de forma fixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

Dados qualitativos que classificam comportamentos de consumo dos veículos de comunicação por classe, gênero, idade e região são fundamentais para o planejamento de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

Ao desenvolver sua pesquisa de mercado, uma empresa que deseje atuar no mercado internacional deve analisar, entre outros, os seguintes aspectos: a pronúncia e a escrita de suas marcas nos idiomas utilizados pelos seus possíveis consumidores, os hábitos de consumo, os valores culturais — como religião, folclore e hábitos locais — e a situação política e econômica do país ou região em que pretenda atuar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

A marca tem, entre outras, a função de identificar o produto, assim como a de permitir a inferência de seus atributos e benefícios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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