Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, referentes a produção e legislação publicitárias na televisão, rádio e Internet.
Segundo o Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a atenção dispensada a algumas categorias de anunciantes, tais como as relativas a bebidas alcoólicas, educação e armas de fogo, deve ser redobrada na construção de reclames.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correta, a respeito do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira.
Uma fragilidade do código é não prever nenhum fórum para discussão das reclamações e denúncias de descumprimento de suas prescrições.
O código fornece diretrizes e orientações para que as emissoras possam se enquadrar dentro dos critérios que balizam a classificação indicativa dos conteúdos de programação.
O código estabelece para a radiodifusão comercial regime da livre iniciativa e concorrência e para a radiodifusão estatal o mesmo conteúdo e base de financiamento.
No que diz respeito às publicidades veiculadas pelas emissoras de radiodifusão, o código não menciona o papel do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), por se tratar de entidade da esfera de responsabilidade das agências.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das disposições do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, do CONAR, assinale a opção correta.
O uso da sensualidade em publicidade de bebidas alcoólicas e o tratamento de modelos como objetos sexuais são alvos de restrições do CONAR, nesse código.
O infrator a norma estabelecida no código estará sujeito a multa imposta pelo CONAR.
Cabe à Associação Brasileira das Agências de Propaganda apreciar e julgar infração a dispositivo exposto no código.
O principal objetivo do código é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e à propaganda, e à propaganda política e à político-partidária.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correta, a respeito da legislação que cria e estabelece o funcionamento da ANATEL, órgão regulador dos serviços de telecomunicações.
Pelos princípios fundamentais da lei que cria a ANATEL, o poder público tem o dever de garantir a toda população o acesso às telecomunicações, com tarifas e preços razoáveis, e em condições adequadas.
A legislação que cria a ANATEL não postula a liberdade de escolha de operadora para o usuário do serviço.
O Plano Nacional de Banda Larga, que visa garantir ao usuário o acesso rápido à Internet, foi instituído simultaneamente à criação da ANATEL.
O serviço de TV a cabo, criado simultaneamente à ANATEL, tem a sua regulamentação incluída na lei de criação da ANATEL.
A ANATEL integra a administração pública federal indireta, está submetida a regime autárquico especial e é vinculada à Secretaria de Comunicação (SECOM), da Presidência da República.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), agência reguladora, de fomento, regulação e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil, assinale a opção correta.
Uma das tarefas de regulação da ANCINE consiste em ampliar o acesso do público a obras audiovisuais brasileiras, produzidas com recursos públicos federais, em canais educativos e estabelecimentos de ensino, após 10 anos da primeira exibição comercial.
A ANCINE é uma autarquia especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Ministério das Comunicações.
A ANCINE deixa a critério do mercado a ampliação da exibição de obras audiovisuais independentes na televisão.
As tarefas de ampliar e manter banco de dados público sobre o setor audiovisual não está prevista na agenda regulatória da agência.
Compete à ANCINE exigir das empresas exibidoras o cumprimento da cota de tela, que consiste na obrigação de incluir em sua programação obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do PLC 116/2010, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, assinale a opção correta.
Produtores independentes nacionais criticam a omissão, no texto, da contribuição deles na produção de conteúdos.
No PLC 116/2010 está mantido o mercado para operadoras brasileiras, vetando a participação de capital majoritariamente estrangeiro.
O PLC 116/2010 permite às empresas de telefonia oferecer conteúdo de TV.
O PLC 116/2010 não inclui incentivo à criação de conteúdo para televisão.
Uma crítica ao projeto refere-se à lacuna das obrigações quanto a cotas de programação nacional.
O gráfico corresponde ao conceito de Ciclo de Vida do Produto. As etapas desse ciclo correspondem a
Resumindo a teoria de vários autores, a imagem de um produto é uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos
relacionados ao design, cor, cheiro e valor.
referentes a atitudes e percepções do objeto.
de origens funcionais, simbólicas, cognitivas e emocionais.
que revelam sentimentos como prazer, dor, alegria e medo.
que interrelacionam conceitos obtidos em experiências anteriores.
As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a regra dos 80/20, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que
a venda de produtos de ponta do mercado tem sobrevida com a comercialização em meio digital.
o faturamento com produtos de nicho é tão alto e pode até superar o faturamento dos considerados de ponta pelo mercado.
os produtos de baixa procura terão mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais.
a oferta por meio do e-commerce de um produto agregará valor à marca e aumentará a sua lucratividade.
se pratica a venda casada entre produtos de nicho e produtos considerados arrasa-quarteirão pelo mercado.
Em uma pesquisa de opinião,
a consistência é checada antes da totalização de seus números.
a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.
a amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.
deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.
a pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...