Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Julgue os itens seguintes, referentes a produção e legislação publicitárias na televisão, rádio e Internet.

Segundo o Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a atenção dispensada a algumas categorias de anunciantes, tais como as relativas a bebidas alcoólicas, educação e armas de fogo, deve ser redobrada na construção de reclames.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira.

  • A.

    Uma fragilidade do código é não prever nenhum fórum para discussão das reclamações e denúncias de descumprimento de suas prescrições.

  • B.

    O código fornece diretrizes e orientações para que as emissoras possam se enquadrar dentro dos critérios que balizam a classificação indicativa dos conteúdos de programação.

  • C. A radiodifusão comercial, ao transferir aos pais a tarefa de controlar o acesso à sua programação, se exime de oferecer qualquer compromisso com o nível artístico e moral de seus conteúdos.
  • D.

    O código estabelece para a radiodifusão comercial — regime da livre iniciativa e concorrência — e para a radiodifusão estatal o mesmo conteúdo e base de financiamento.

  • E.

    No que diz respeito às publicidades veiculadas pelas emissoras de radiodifusão, o código não menciona o papel do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), por se tratar de entidade da esfera de responsabilidade das agências.

Acerca das disposições do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, do CONAR, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso da sensualidade em publicidade de bebidas alcoólicas e o tratamento de modelos como objetos sexuais são alvos de restrições do CONAR, nesse código.

  • B.

    O infrator a norma estabelecida no código estará sujeito a multa imposta pelo CONAR.

  • C.

    Cabe à Associação Brasileira das Agências de Propaganda apreciar e julgar infração a dispositivo exposto no código.

  • D.

    O principal objetivo do código é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e à propaganda, e à propaganda política e à político-partidária.

  • E. O código veda o emprego de gírias e de palavras e expressões estrangeiras na produção dos anúncios.

Assinale a opção correta, a respeito da legislação que cria e estabelece o funcionamento da ANATEL, órgão regulador dos serviços de telecomunicações.

  • A.

    Pelos princípios fundamentais da lei que cria a ANATEL, o poder público tem o dever de garantir a toda população o acesso às telecomunicações, com tarifas e preços razoáveis, e em condições adequadas.

  • B.

    A legislação que cria a ANATEL não postula a liberdade de escolha de operadora para o usuário do serviço.

  • C.

    O Plano Nacional de Banda Larga, que visa garantir ao usuário o acesso rápido à Internet, foi instituído simultaneamente à criação da ANATEL.

  • D.

    O serviço de TV a cabo, criado simultaneamente à ANATEL, tem a sua regulamentação incluída na lei de criação da ANATEL.

  • E.

    A ANATEL integra a administração pública federal indireta, está submetida a regime autárquico especial e é vinculada à Secretaria de Comunicação (SECOM), da Presidência da República.

A respeito da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), agência reguladora, de fomento, regulação e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das tarefas de regulação da ANCINE consiste em ampliar o acesso do público a obras audiovisuais brasileiras, produzidas com recursos públicos federais, em canais educativos e estabelecimentos de ensino, após 10 anos da primeira exibição comercial.

  • B.

    A ANCINE é uma autarquia especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Ministério das Comunicações.

  • C.

    A ANCINE deixa a critério do mercado a ampliação da exibição de obras audiovisuais independentes na televisão.

  • D.

    As tarefas de ampliar e manter banco de dados público sobre o setor audiovisual não está prevista na agenda regulatória da agência.

  • E.

    Compete à ANCINE exigir das empresas exibidoras o cumprimento da cota de tela, que consiste na obrigação de incluir em sua programação obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem.

A respeito do PLC 116/2010, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, assinale a opção correta.

  • A.

    Produtores independentes nacionais criticam a omissão, no texto, da contribuição deles na produção de conteúdos.

  • B.

    No PLC 116/2010 está mantido o mercado para operadoras brasileiras, vetando a participação de capital majoritariamente estrangeiro.

  • C.

    O PLC 116/2010 permite às empresas de telefonia oferecer conteúdo de TV.

  • D.

    O PLC 116/2010 não inclui incentivo à criação de conteúdo para televisão.

  • E.

    Uma crítica ao projeto refere-se à lacuna das obrigações quanto a cotas de programação nacional.

O gráfico corresponde ao conceito de Ciclo de Vida do Produto. As etapas desse ciclo correspondem a

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

     

  • E.

Resumindo a teoria de vários autores, a imagem de um produto é uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos

  • A.

    relacionados ao design, cor, cheiro e valor.

  • B.

    referentes a atitudes e percepções do objeto.

  • C.

    de origens funcionais, simbólicas, cognitivas e emocionais.

  • D.

    que revelam sentimentos como prazer, dor, alegria e medo.

  • E.

    que interrelacionam conceitos obtidos em experiências anteriores.

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

  • A.

    a venda de produtos de ponta do mercado tem sobrevida com a comercialização em meio digital.

  • B.

    o faturamento com produtos de nicho é tão alto e pode até superar o faturamento dos considerados de ponta pelo mercado.

  • C.

    os produtos de baixa procura terão mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais.

  • D.

    a oferta por meio do e-commerce de um produto agregará valor à marca e aumentará a sua lucratividade.

  • E.

    se pratica a venda casada entre produtos de nicho e produtos considerados arrasa-quarteirão pelo mercado.

Em uma pesquisa de opinião,

  • A.

    a consistência é checada antes da totalização de seus números.

  • B.

    a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.

  • C.

    a amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.

  • D.

    deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.

  • E.

    a pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

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