Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e linguagem.

Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

O objetivo do veículo, empresa vinculada ao anunciante, é disseminar comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.

Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio — frequência — e o número de inserções programadas — intensidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.

Ao divulgar campanhas publicitárias em televisão ou rádio, uma empresa pública deve fazer menção à alta direção da empresa, inclusive citando os nomes dos profissionais que a compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.

  • A.

    Pautada pela regulamentação moderna, afinada com os preceitos da Constituição Federal de 1988.

  • B.

    Concentração da propriedade dos meios, constituindo o chamado monopólio da fala, onde poucas empresas dominam o universo da produção simbólica.

  • C.

    Independência do poder político e dinamismo, como evidenciados na cobertura da campanha “Diretas Já!”.

  • D.

    Regionalização da produção, com fortes características locais.

  • E.

    Produção pautada pelos conceitos do desenvolvimento solidário, da relevância social dos conteúdos e da chamada accountability.

Quando gravar uma sonora, o repórter deve ter o cuidado de anotar, para posterior colocação de GC,

  • A.

    o local da entrevista e a temperatura do ambiente, se a gravação for externa.

  • B.

    o nome e a profissão do entrevistado.

  • C.

    as iniciais do nome completo do entrevistado e soletrálas no momento da gravação.

  • D.

    soletrar nome e profissão do entrevistado no momento da gravação.

  • E.

    a data e local de nascimento do entrevistado, bem como número do CPF para posterior identificação, se necessário.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A edição é a finalização de material realizado por repórter para ser apresentado.

  • B.

    No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução.

  • C.

    Cabe ao editor modificar o que foi feito pelo repórter para dar mais poder à informação, usando de técnicas sensacionalistas..

  • D.

    No telejornalismo, é na edição que se faz a montagem da matéria, unindo áudio e vídeo.

  • E.

    O objetivo da edição em jornais, rádio ou televisão; é passar a informação da forma mais clara possível.

O veículo rádio, apesar da grande penetração da televisão e da Internet nos últimos anos, continua sendo uma mídia popular de grande penetração nas massas, possuindo em seus programas jornalísticos as seguintes características:

I. A utilização constante de lides opinativos distingue o rádio dos demais veículos pelo caráter informal das apresentações e pela busca do entrosamento através da expressão de posicionamentos e opiniões.

II. A não utilização do texto manchetado apresentado por dois ou três apresentadores, como ocorre na televisão, optando por uma apresentação mais intimista e pessoal, como se fosse um diálogo com o ouvinte.

III. A repetição das informações mais importantes e, no caso de um fato já veiculado, a reapresentação de seus pontos principais após o lide.

IV. Em fatos que não sejam policiais, a palavra indicativa de tempo, se for passada, deve ser evitada no lide para que não deixe a impressão de que se trata de uma notícia “velha”, já ultrapassada.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II

  • B.

    III, IV

  • C.

    I, III

  • D.

    II, IV

  • E.

    I, IV

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