Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e linguagem.
Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.
O objetivo do veículo, empresa vinculada ao anunciante, é disseminar comunicação.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de atendimento e mídia, julgue os itens subsequentes.
Em mídia, na utilização dos veículos, deve haver sempre perfeita integração do binômio frequência-intensidade, que é obtida por meio da relação entre o espaço ocupado pelo anúncio frequência e o número de inserções programadas intensidade.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.
As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.
Ao divulgar campanhas publicitárias em televisão ou rádio, uma empresa pública deve fazer menção à alta direção da empresa, inclusive citando os nomes dos profissionais que a compõem.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.
Pautada pela regulamentação moderna, afinada com os preceitos da Constituição Federal de 1988.
Concentração da propriedade dos meios, constituindo o chamado monopólio da fala, onde poucas empresas dominam o universo da produção simbólica.
Independência do poder político e dinamismo, como evidenciados na cobertura da campanha Diretas Já!.
Regionalização da produção, com fortes características locais.
Produção pautada pelos conceitos do desenvolvimento solidário, da relevância social dos conteúdos e da chamada accountability.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Quando gravar uma sonora, o repórter deve ter o cuidado de anotar, para posterior colocação de GC,
o local da entrevista e a temperatura do ambiente, se a gravação for externa.
o nome e a profissão do entrevistado.
as iniciais do nome completo do entrevistado e soletrálas no momento da gravação.
soletrar nome e profissão do entrevistado no momento da gravação.
a data e local de nascimento do entrevistado, bem como número do CPF para posterior identificação, se necessário.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa incorreta.
A edição é a finalização de material realizado por repórter para ser apresentado.
No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução.
Cabe ao editor modificar o que foi feito pelo repórter para dar mais poder à informação, usando de técnicas sensacionalistas..
No telejornalismo, é na edição que se faz a montagem da matéria, unindo áudio e vídeo.
O objetivo da edição em jornais, rádio ou televisão; é passar a informação da forma mais clara possível.
O veículo rádio, apesar da grande penetração da televisão e da Internet nos últimos anos, continua sendo uma mídia popular de grande penetração nas massas, possuindo em seus programas jornalísticos as seguintes características:
I. A utilização constante de lides opinativos distingue o rádio dos demais veículos pelo caráter informal das apresentações e pela busca do entrosamento através da expressão de posicionamentos e opiniões.
II. A não utilização do texto manchetado apresentado por dois ou três apresentadores, como ocorre na televisão, optando por uma apresentação mais intimista e pessoal, como se fosse um diálogo com o ouvinte.
III. A repetição das informações mais importantes e, no caso de um fato já veiculado, a reapresentação de seus pontos principais após o lide.
IV. Em fatos que não sejam policiais, a palavra indicativa de tempo, se for passada, deve ser evitada no lide para que não deixe a impressão de que se trata de uma notícia velha, já ultrapassada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
III, IV
I, III
II, IV
I, IV
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