Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne a formatos de programas, julgue os itens subsequentes.

Uma revista eletrônica permite maior variedade de pautas, além de jornalismo visto que as tecnologias atuais permitem interatividade com o público, charges animadas e uso da Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

  • A.

    opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.

  • B.

    opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.

  • C.

    opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.

  • D.

    opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.

  • E.

    opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.

Assinale a alternativa que apresenta conceito correto de opinião pública.

  • A.

    Conjunto de opiniões que serve para direcionar o lançamento de um produto e(ou) serviço em um determinado mercado. É útil como um bom termômetro, desde que bem interpretado.

  • B.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Implica, necessariamente, o conhecimento do assunto sobre o qual se opina, para redução dos riscos de interpretação.

  • C.

    Agregado de opiniões de uma sociedade. Pode ser quantitativo ou qualitativo, conforme o interesse em mapeamento e aprofundamento das preferências do consumidor.

  • D.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo)que advém de uma situação objetiva (um fato concreto)e manifesta-se objetivamente. Não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.

  • E.

    Conjunto de opiniões que inferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos de uma comunidade. Costuma elencar, para criação de campanhas publicitárias, informações profundas acerca dos hábitos de consumo de mídia da comunidade.

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

Em pesquisas de opinião, checagem é o processo que visa avaliar a qualidade e a veracidade das informações coletadas durante o trabalho do pesquisador, por meio de contato com parte dos entrevistados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

As pesquisas e sondagens de opinião contribuíram para a mudança na percepção do conceito de opinião pública, que, antes, era compreendida como a voz dos líderes políticos e(ou) a voz dos grupos de pressão e de interesse particular. Atualmente, considera-se opinião pública a opinião do povo, da sociedade como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta a respeito da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    George Gallup é considerado o precursor da técnica e dos estudos em pesquisa de opinião, por aplicar questionários que visavam detectar a aceitação do povo norte-americano sobre o eminente engajamento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

  • B.

    Walter Lippman a considerava ferramenta de contribuição fundamental para um governo mais democrático, eficiente e responsável.

  • C.

    Técnica desenvolvida pela indústria norte-americana para verificar a aceitação de produtos.

  • D.

    Técnica originária das estratégias de Goebls para controle das massas.

  • E.

    É vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais.

A opinião geral de uma sociedade é chamada de opinião pública. Isto não quer dizer que seja uma opinião unânime, mas de grupos de interesse que têm importante papel na formação da opinião pública. Qual das alternativas abaixo indica uma ferramenta que o jornalista utiliza para saber a opinião do público?

  • A.

    Notícias e blogs na internet.

  • B.

    Serviços de assinatura na Internet.

  • C.

    Enquetes de rua.

  • D.

    Dados estatísticos divulgados pelo governo.

  • E.

    Jornais, revistas e demais periódicos.

Ciro Ribeiro Coutinho (Pesquisa de Opinião no Jornalismo Político) afirma que é necessário adequar o peso de cada segmento dos entrevistados em relação ao universo. Em pesquisa de opinião, essa operação é chamada de

  • A.

    controle de qualidade.

  • B.

    checagem de consistência.

  • C.

    margem de erro.

  • D.

    ponderação.

  • E.

    contextualização.

Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:

  • A. relacionam os efeitos negativos da mídia televisiva à nossa crescente dependência desse meio de informação.
  • B. observam que as mídias têm efeitos afetivos e cognitivos.
  • C. relacionam propaganda e educação, com alguns autores incluindo a educação como uma função da propaganda.
  • D. observam que a mídia tem efeitos em nosso sistema de crenças, contribuindo para expandí-los.
  • E. observam que a mídia tem efeitos negativos no domínio do comportamento.

Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:

  • A. visam conhecer a organização e seus públicos.
  • B. caracterizam-se como uma pesquisa quantitativa.
  • C. avaliam as relações da organização com seu ambiente.
  • D. servem para avaliar como vão as relações de determinada organização com seus públicos internos e externos, o que estes pensam a respeito dela, dos seus serviços e produtos.
  • E. Visa ouvir o parecer dos públicos representativos sobre determinada situação ou questão; tem como função primordial examinar e avaliar, reorganizar, solucionar o melhor sistema de comunicação de uma organização com seus públicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...