Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:

  • A.

    Assumir o papel de porta-voz da organização.

  • B.

    Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.

  • C.

    De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.

  • E.

    Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.

Quando a direção solicita à Assessoria de Comunicação, a elaboração de uma circular – muito utilizada em repartições públicas – para ser distribuída a todos os gerentes e coordenadores com informações sobre algumas mudanças nas normas de conduta interna dos colaboradores, significa dizer que, neste caso, o fluxo de comunicação nessa organização está se caracterizando como:

  • A.

    Descendente centrífuga.

  • B.

    Transversal.

  • C.

    Ascendente centrípeta.

  • D.

    Circular.

  • E.

    Lateral ou horizontal.

A FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas – lançou em 1985, após proposição realizada no ENJAI – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa – de 1984, o “Manual de Assessoria de Imprensa” que vem sendo reformulado e atualizado desde então, passando a ser denominado “Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa”. Esta obra, em sua quarta e última edição aborda, entre outros temas, as funções de um assessor de imprensa numa assessoria de comunicação, das quais, NÃO se pode destacar:

  • A.

    Relacionamento formal e informal com representantes dos veículos de comunicação, como pauteiros, repórteres e editores de mídia.

  • B.

    Participação no planejamento e elaboração das estratégias de comunicação.

  • C.

    Organização do mailling de jornalistas e o clipping de notícias veiculadas sobre a organização.

  • D.

    Desenvolvimento dos cerimoniais para apresentação dos eventos corporativos e sociais programados pelo setor de Recursos Humanos.

  • E.

    Organização de coletivas e acompanhamento das entrevistas nas quais suas fontes estejam envolvidas.

A nota oficial é um importante instrumento das assessorias de comunicação, sobre a qual podemos afirmar:

  • A.

    Material exclusivo para divulgação nas redações dos veículos de comunicação com o posicionamento oficial, declaração ou esclarecimento de assunto relevante.

  • B.

    Escrita em formato jornalístico, deve possuir objetividade e clareza em seu conteúdo.

  • C.

    Pode ser denominada também de Comunicado, mas não se inclui entre os tipos de releases existentes.

  • D.

    É direcionada sempre a um público específico, não devendo ser produzida para públicos variados, já que possui caráter diretivo e orientador.

  • E.

    É uma estratégia significativa na proteção de suas fontes e na busca de limitação na repercussão de um fato.

São instrumentos produzidos atualmente pelas assessorias de comunicação que, bem utilizados, já são absorvidos sem nenhum tipo de restrição pelas redações dos veículos midiáticos, EXCETO:

  • A.

    Press-kit.

  • B.

    Release.

  • C.

    Publieditorial.

  • D.

    Brindes.

  • E.

    Artigos.

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias definiram um papel decisivo para a comunicação, com possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Desde que a área de comunicação das organizações passou a contar com as assessorias de imprensa, propaganda e publicidade e relações públicas, considera-se consolidado, do ponto de vista estratégico, o composto da comunicação integrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias definiram um papel decisivo para a comunicação, com possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ter voz ativa na construção de cenários, no lançamento de produtos e na formulação do planejamento estratégico constitui pré-requisito para que a comunicação seja considerada uma área estratégica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

Uma das primeiras obrigações da administração de uma organização em situação de crise é dar satisfações ao público: o público interno deve ser o primeiro a ser informado e, a seguir, os demais, como acionistas, mídia, clientes, fornecedores e outros stakeholders estratégicos com os quais a organização mantenha algum tipo de relacionamento especial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

A constituição de um comitê ou gabinete de crise, condição indispensável à administração de crises, deve ser a primeira providência a ser tomada para a neutralização de uma situação de crise institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos de comunicação interna das organizações, julgue os itens que se seguem.

As decisões estratégicas da organização não devem ser tomadas sob pressão ou influência de atos comunicativos que não integram a rede formal de comunicação; por isso, rumores e boatos, embora configurem poderosa rede de informação, não devem ser levados em consideração nas tomadas de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...