Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.
A definição do público interno ocorre no planejamento estratégico de comunicação, a partir do estudo de recorte da amostra, cuja função é divulgar o modelo da organização.
No planejamento estratégico de assessoria de comunicação voltada para o mercado, não se considera a comunicação interna.
A relação com o público interno das organizações, que deve ser homogênea e permanente, deve ser levada em conta na definição da estratégia da assessoria de comunicação.
O planejamento de comunicação prescinde de sondagens e levantamentos relativos aos profissionais que atuam na organização, independentemente do nível de atuação.
Media training, listas de discussão, treinamentos e palestras são instrumentos úteis para desenvolver habilidade e conferir autonomia comunicativa aos profissionais que atuam em organização.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.
A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.
Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.
A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.
A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.
O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.
Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.
Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.
No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.
A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.
Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.
Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte
de referência.
aliada.
institucional.
informal.
apócrifa.
A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,
pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.
deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.
deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.
deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.
deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.
O Comportamento Organizacional
é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.
é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.
está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.
pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.
Criar veículos próprios de comunicação faz com que a administração municipal demonstre maior transparência e conquiste a credibilidade da população. Através desses veículos próprios as notícias são geradas sem distorção e a informação chega de maneira correta. Nas alternativas abaixo identifique quais os tipos de veículos de comunicação próprios que a prefeitura poderá adotar:
Sites na internet
Jornais impressos e eletrônicos
Programas em rádio e Televisão
Todas as opções estão corretas
A transparência dos atos do governo é um elemento central em toda a questão democrática. A publicidade (no sentido de tornar público) é o meio pelo qual se efetiva a transparência. O texto da carta magna nacional, a Constituição Federal, preconiza os princípios pelos quais deve ser regida a administração pública. O texto do artigo 37 determina: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
Legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência
Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
Moralidade, publicidade e eficiência
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
É o órgão responsável pelas publicações oficiais do Estado de Santa Catarina:
Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC)
Secretaria de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Relações Humanas do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Comunicação do Município
Nas organizações os fluxos de comunicação, segundo Margarida Kunsch, são descendentes, ascendentes, horizontais, transversais e circulares. A comunicação
descendente liga-se ao processo de comunicação em que a informação se processa tendo como fonte os subalternos e os receptores os componentes do corpo diretivo da organização.
horizontal ou lateral se processa a todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior o grau de aproximação das relações interpessoais.
transversal está presente nas organizações com gestão participativa e integrada, que criam condições para que os atores atuem em diferentes áreas e com elas façam interação.
circular corresponde ao fluxo da informação que se processa no mesmo nível dos pares de hierarquia semelhante.
ascendente refere-se ao processo de comunicação em que a informação se processa da direção para os subalternos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...