Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.

  • A.

    A definição do público interno ocorre no planejamento estratégico de comunicação, a partir do estudo de recorte da amostra, cuja função é divulgar o modelo da organização.

  • B.

    No planejamento estratégico de assessoria de comunicação voltada para o mercado, não se considera a comunicação interna.

  • C.

    A relação com o público interno das organizações, que deve ser homogênea e permanente, deve ser levada em conta na definição da estratégia da assessoria de comunicação.

  • D.

    O planejamento de comunicação prescinde de sondagens e levantamentos relativos aos profissionais que atuam na organização, independentemente do nível de atuação.

  • E.

    Media training, listas de discussão, treinamentos e palestras são instrumentos úteis para desenvolver habilidade e conferir autonomia comunicativa aos profissionais que atuam em organização.

A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.

  • A.

    A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.

  • B.

    Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.

  • C.

    A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.

  • D.

    A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.

  • E.

    O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.

  • B.

    Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.

  • C.

    No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.

  • D.

    A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.

  • E.

    Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.

Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte

  • A.

    de referência.

  • B.

    aliada.

  • C.

    institucional.

  • D.

    informal.

  • E.

    apócrifa.

A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,

  • A.

    pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.

  • B.

    deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.

  • C.

    deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.

  • D.

    deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.

  • E.

    deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.

O Comportamento Organizacional

  • A.

    é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

  • B.

    estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.

  • C.

    é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.

  • D.

    está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.

  • E.

    pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.

Criar veículos próprios de comunicação faz com que a administração municipal demonstre maior transparência e conquiste a credibilidade da população. Através desses veículos próprios as notícias são geradas sem distorção e a informação chega de maneira correta. Nas alternativas abaixo identifique quais os tipos de veículos de comunicação próprios que a prefeitura poderá adotar:

  • A.

    Sites na internet

  • B.

    Jornais impressos e eletrônicos

  • C.

    Programas em rádio e Televisão

  • D.

    Todas as opções estão corretas

A transparência dos atos do governo é um elemento central em toda a questão democrática. A publicidade (no sentido de tornar público) é o meio pelo qual se efetiva a transparência. O texto da carta magna nacional, a Constituição Federal, preconiza os princípios pelos quais deve ser regida a administração pública. O texto do artigo 37 determina: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:

  • A.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência

  • B.

    Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • C.

    Moralidade, publicidade e eficiência

  • D.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

É o órgão responsável pelas publicações oficiais do Estado de Santa Catarina:

  • A.

    Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC)

  • B.

    Secretaria de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina

  • C.

    Secretaria de Relações Humanas do Estado de Santa Catarina

  • D.

    Secretaria de Comunicação do Município

Nas organizações os fluxos de comunicação, segundo Margarida Kunsch, são descendentes, ascendentes, horizontais, transversais e circulares. A comunicação

  • A.

    descendente liga-se ao processo de comunicação em que a informação se processa tendo como fonte os subalternos e os receptores os componentes do corpo diretivo da organização.

  • B.

    horizontal ou lateral se processa a todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior o grau de aproximação das relações interpessoais.

  • C.

    transversal está presente nas organizações com gestão participativa e integrada, que criam condições para que os atores atuem em diferentes áreas e com elas façam interação.

  • D.

    circular corresponde ao fluxo da informação que se processa no mesmo nível dos pares de hierarquia semelhante.

  • E.

    ascendente refere-se ao processo de comunicação em que a informação se processa da direção para os subalternos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...