Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Artifício inicialmente utilizado por volta de 1861, em um jornal de Nova York, a técnica da Pirâmide Invertida veio a adequar-se aos anseios jornalísticos e, pouco depois, seu uso se expandiu por todo o planeta, sendo uma máxima até os dias de hoje. Em que exatamente consiste essa técnica?

  • A.

    Fala da ordenação das informações na matéria, que devem ser dispostas em ordem decrescente de importância: os fatos mais interessantes são utilizados para abrir o texto jornalístico, enquanto os de menor relevância aparecem na sequência.

  • B.

    É uma classificação da matéria no lugar em que ela deve ficar na paginação do jornal, como factual, artigos e editoriais e narrativas ou literárias.

  • C.

    No relato superficial, porém narrativo e descritivo deumfato, respeitando sua ordem cronológica.

  • D.

    Na estruturação das matérias e na sua disposição na paginação do jornal, dispondo as notícias com ilustrações no topo e as 'peladas' mais abaixo.

  • E.

    Na diagramação da notícia no jornal, partindo do maior bloco de texto para o menor, dando a impressão de uma pirâmide invertida.

No press release, o texto deve

  • A. conter frases longas e o máximo de detalhes possível.
  • B. omitir os dados de contato do assessor de imprensa.
  • C. reproduzir declarações longas do presidente da empresa.
  • D. ser precedido de um título complexo e subjetivo.
  • E. ser estruturado em formato de matéria jornalística.

O release, principal instrumento de divulgação entre as instituições e a imprensa, tem características específicas e deve respeitar os seguintes critérios para ser melhor aproveitado pelos veículos de comunicação:

  • A. clareza, estrutura jornalística, adequação, exclusividade, disponibilidade.
  • B. estrutura jornalística, adequação, exclusividade, disponibilidade, novidade.
  • C. interesse público, novidade, disponibilidade, exclusividade, adequação.
  • D. disponibilidade, exclusividade, adequação, estrutura jornalística, contatos.
  • E. clareza, contatos, estrutura jornalística, adequação, exclusividade.

  • A.

    título, retícula e olho.

  • B.

    standard, sublead e lead.

  • C.

    título, linha fina e lead.

  • D.

    standard, side e tijolinho.

  • E.

    template, teaser e retranca.

Como outras profissões, o jornalismo possui jargões próprios para o exercício da função.

Entre os jargões utilizados no jornalismo impresso, NÃO é correta a definição de

  • A.

    calhau: anúncio do próprio jornal colocado em espaço não utilizado na página.

  • B.

    dedo-duro: técnica utilizada para apurar matérias de economia.

  • C.

    macarrão: duas páginas que compõem uma folha solta inserida na edição.

  • D.

    nariz de cera: parágrafo introdutório que retarda a abordagem da notícia.

  • E.

    pingue-pongue: matéria em formato de entrevista.

Um press release eficiente deve

  • A.

    privilegiar o uso de jargões da área para despertar interesse nos repórteres.

  • B.

    ter a informação mais importante no começo do texto.

  • C.

    ser redigido em pirâmide normal.

  • D.

    explorar a exclusividade do produto ou do serviço, se for o caso, e exaltar as suas qualidades.

  • E.

    dar preferência ao nariz de cera como abertura do texto.

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

De modo geral, o release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Caso um release seja divulgado como notícia, deverão ser, necessariamente, dadas informações relativas à procedência do release e ao assessor (autor) responsável pelas informações veiculadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

O press-kit consiste no material de apoio distribuído exclusivamente durante a realização de entrevista coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pirâmide invertida é um jargão jornalístico usado para identificar textos em que a parte mais importante da notícia ou informação é apresentada no início. Sobre a pirâmide invertida, analise as assertivas abaixo.

I. Poupa o tempo do leitor e permite que o texto seja cortado mais facilmente na hora da edição.

II. O contrário da pirâmide invertida, assim como do lead, é o “nariz de cera”.

III. Técnica para prender a atenção do leitor e conduzi-lo para o corpo da matéria, onde o fato será explicado com maiores detalhes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...