Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby
é uma prática nefasta, devendo ser eliminada das relações empresariais e institucionais com o poder em todos os escalões.
é inerente à natureza humana, pois ela está sempre permeável a pressões externas da sociedade e não há como resistir a essas investidas.
é eticamente condenável, mas aceito, em um país como o Brasil, onde prevalece a chamada Lei de Gerson − pela qual todos querem levar vantagem.
mesmo que condenável pela ética, não pode ser questionado se for totalmente regulado pela legislação federal.
feito dentro de regras éticas passou a ser necessário e legítimo, pois ajuda a mostrar o ponto de vista de um grupo ou empresa junto ao poder público.
Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acreditam que a informação pode fluir por três canais − iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência. O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa
se torne gatekeeper.
elabore o agendamento.
construa uma matéria jornalística.
se responsabilize pela apuração.
realize o feedback.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Compete às comissões de ética dos sindicatos dos jornalistas profissionais a função de orientar quanto à adequação de conteúdos noticiosos em relação a faixas de idade e o horário, classificando-os, após exame prévio, conforme o risco de ferir ou não o decoro das respectivas audiências.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Não constitui quebra de decoro profissional o fato de o jornalista acumular funções jornalísticas em uma mesma empresa, mesmo que isso implique substituição ou supressão de cargos, desde que ele receba remuneração correspondente ao trabalho extra.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) é uma das bases para a fundamentação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007), especialmente no que se refere aos direitos de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Uma das ênfases do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, em relação ao anterior, é o foco corporativo, por favorecer os julgamentos coletivos sobre como o jornalista deve ou não agir, isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Ao viabilizar alterações no Código Penal Brasileiro para tipificar como crime uma série de delitos cibernéticos, os Poderes Legislativo e Executivo atenderam a reivindicações que já eram consensuais entre usuários, provedores e especialistas em liberdade de expressão, sobre a pertinência de se regulamentar a Internet.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Embora seja um dos países com um dos maiores contingentes de usuários da Internet, o Brasil não enviou uma delegação à Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) realizada em Dubai, por não concordar com a criação de um marco civil internacional para a Internet.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e chamada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos tem como objetivo a tipificação dos atos que podem ser considerados criminosos no meio eletrônico, como a invasão de computadores, a violação de dados de usuários ou derrubar sítios.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a respeito da obrigatoriedade de se inserir uma mensagem educativa na publicidade de produtos da indústria de automóveis. (http://www.bahianoticias.com.br 07/06/2011)
Porque
essa imposição vai de encontro ao art. 220 da Constituição Federal, o qual determina que a criação, expressão, informação e manifestação de pensamento não serão objeto de restrição.
Segundo o Art. 5o da Constituição Federal, inciso XXIX − a lei protege a propriedade das marcas, os nomes de empresas e outros signos distintivos, em nome do interesse social.
a exigência está em desacordo com o Art. 23 da Constituição Federal que, em seu inciso IV, impede a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural.
a publicidade em questão não se enquadrada no que dispõe a Constituição Federal no seu Art. 37, § 1 que exige que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
a peça publicitária, alvo da ação não fere o Art. 220 da Constituição Federal, § 3o, inciso II, que institui competência à legislacão federal de criar normas que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no Art. 221, que se relaciona à programação desses meios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...