Questões de Comunicação Social do ano 2012

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A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

O clipping de televisão e rádio, também denominado clipping eletrônico, pode ser realizado por empresa terceirizada, o que, em regra, gera menor custo à instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Uma forma eficiente de avaliar as ações da assessoria, quanto à geração de resultados, é computar a presença de mensagens-chave no clipping.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Os profissionais que podem fazer o clipping incluem assessor, um integrante da equipe de comunicação e empresa especializada contratada para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Assessoria de Imprensa é um serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas organizações para os veículos de comunicação em geral. Em relação à atuação do Assessor de Imprensa e às especificidades da função, é correto afirmar que

  • A.

    é obrigatório o pagamento mensal para serviços de Assessoria de Imprensa e é vedada pelo Código de Ética dos Jornalistas a contratação dos chamados “jobs”, que são os trabalhos curtos, contratados por tempo determinado.

  • B.

    Assessoria de Imprensa lida com informações, entretanto, o profissional não deve saber tudo que se passa na empresa/ instituição que assessora.

  • C.

    não há garantias de que o Assessor de Imprensa consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação.

  • D.

    a Assessoria de Imprensa trabalha como um departamento de vendas. Sua função é vender todo o tipo de produto ou serviço da empresa assessorada.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

___________ é uma ferramenta que a Assessoria de Imprensa utiliza para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação e deve se pautar pelo(a) ____________ e ______________. O título deve ser chamativo como uma manchete do jornal.

  • A.

    Release/ concisão/ objetividade

  • B.

    Clipping/ seleção/ apresentação

  • C.

    Sinopse/ resumo/ organização

  • D.

    Súmula/ organização/ seleção

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

Uma organização socialmente responsável incorpora ao planejamento de atividades os públicos estratégicos, tais como os empregados, os fornecedores, os acionistas, os consumidores, o governo, a comunidade e o meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

Ética e transparência são atributos essenciais ao estabelecimento de responsabilidade social na gestão dos negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

A empresa socialmente responsável é aquela que desconsidera o interesse público na gestão dos seus negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento sustentável envolve o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Considerando essa informação, assinale a opção correta com relação ao conceito de responsabilidade social corporativa.

  • A.

    Do ponto de vista da responsabilidade social corporativa, ações financeiras, ações ambientais e ações sociais são diferentes estratégias, sendo também objetos de diferentes mensurações em diferentes balanços.

  • B.

    Por não ser diretamente perceptível aos consumidores, a responsabilidade social corporativa não deve ser incluída nas sondagens de satisfação do cliente em relação a produtos, bens e serviços oferecidos por uma empresa.

  • C.

    Sendo um conceito ético, a responsabilidade social corporativa não tem sido usada como um diferencial competitivo em anúncios de publicidade comparativa, por ser identificada pelos códigos de autorregulamentação como uma prática desleal.

  • D.

    Por não se enquadrar em nenhum dos pês do composto de marketing, a responsabilidade social corporativa não pode ser considerada um valor agregável aos produtos de uma empresa.

  • E.

    Para que uma empresa seja considerada cidadã e certificada como tal, não basta que assuma compromissos legais e sociais apenas com o seu quadro corporativo, sendo necessário que assuma o mesmo grau de comprometimento com toda a sociedade.

De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui

  • A.

    ganhos de imagem corporativa.

  • B.

    maior fidelidade dos clientes.

  • C.

    maior apoio e motivação dos funcionários.

  • D.

    maior visibilidade na mídia.

  • E.

    maior popularidade dos dirigentes.

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