Questões de Comunicação Social do ano 2012

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A etapa do planejamento de relações públicas que permite um equacionamento, em uma perspectiva crítica, do que vai sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos é chamada de

  • A. Relatório.
  • B. Avaliação.
  • C. Projeção.
  • D. Briefing.
  • E. Pós-teste.

Entre as principais funções da comunicação social na administração pública, aquela que orienta o discurso dos dirigentes chama-se

  • A. expressão de cultura.
  • B. imagem e credibilidade.
  • C. assessoria estratégica.
  • D. educativa.
  • E. integração interna.

Dentre os quatro modelos de relações públicas que caracterizam a prática moderna da profissão, aquele que tem por objetivo a persuasão científica e visa atender aos interesses das empresas é denominado modelo

  • A. de informação pública.
  • B. assimétrico de duas mãos.
  • C. simétrico de duas mãos.
  • D. de imprensa/propaganda.
  • E. de gestão de conflitos.

Media training é um evento cujo objetivo é capacitar fontes de informação para atuarem no relacionamento com jornalistas. A respeito de capacitação de fontes de informação, indique a opção correta.

  • A.

    Fonte e porta-voz têm o mesmo significado e função.

  • B.

    Mensagens-chave são conceitos ou afirmações determinadas previamente para posicionamento público e que a fonte enfatizará durante a entrevista, evitando responder à pergunta do jornalista.

  • C.

    A preparação de uma fonte para uma entrevista pode incluir um briefi ng, nome dado a um documento ou orientação verbal específica sobre um tema, jornalista, veículo ou situação.

  • D.

    O ideal é que a capacitação de fontes de informação seja realizada por empresas especializadas em media training.

  • E.

    Uma das características centrais do media training é que é realizado para apenas uma pessoa.

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.

  • B.

    A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.

  • C.

    No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.

  • D.

    Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.

  • E.

    A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.

  • B.

    Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.

  • C.

    A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão – a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.

  • D.

    No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.

  • E.

    O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

  • A.

    A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.

  • B.

    Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.

  • C.

    Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.

  • D.

    Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.

  • E.

    A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.

Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que

  • A.

    o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.

  • B.

    o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.

  • C.

    o título deve ser “quente” e chamar a atenção do leitor.

  • D.

    os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.

  • E.

    o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.

Ao definirmos lobby, não podemos afirmar que se trata de

  • A.

    ações de quem exerce poder.

  • B.

    atividade que reivindica interesses.

  • C.

    atividade que prevê troca entre poderes.

  • D.

    grupos de pressão.

  • E.

    defesa de interesses legítimos.

Entre os mecanismos que podem comprovar o retorno e a eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa, está o(a)

  • A.

    Briefing

  • B.

    Clipping

  • C.

    House organ

  • D.

    Release

  • E.

    Pauta

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