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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A etapa do planejamento de relações públicas que permite um equacionamento, em uma perspectiva crítica, do que vai sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos é chamada de
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Entre as principais funções da comunicação social na administração pública, aquela que orienta o discurso dos dirigentes chama-se
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Dentre os quatro modelos de relações públicas que caracterizam a prática moderna da profissão, aquele que tem por objetivo a persuasão científica e visa atender aos interesses das empresas é denominado modelo
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Media training é um evento cujo objetivo é capacitar fontes de informação para atuarem no relacionamento com jornalistas. A respeito de capacitação de fontes de informação, indique a opção correta.
Fonte e porta-voz têm o mesmo significado e função.
Mensagens-chave são conceitos ou afirmações determinadas previamente para posicionamento público e que a fonte enfatizará durante a entrevista, evitando responder à pergunta do jornalista.
A preparação de uma fonte para uma entrevista pode incluir um briefi ng, nome dado a um documento ou orientação verbal específica sobre um tema, jornalista, veículo ou situação.
O ideal é que a capacitação de fontes de informação seja realizada por empresas especializadas em media training.
Uma das características centrais do media training é que é realizado para apenas uma pessoa.
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O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.
A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.
A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.
No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.
Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.
A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.
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A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.
A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.
Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.
A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.
No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.
O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.
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A promoção institucional tem como principais objetivos:
I. tornar uma empresa ou organização conhecida;
II. divulgar seus produtos e serviços;
III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e
IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.
Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.
Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.
Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.
Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.
A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.
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Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que
o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.
o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.
o título deve ser quente e chamar a atenção do leitor.
os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.
o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.
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Ao definirmos lobby, não podemos afirmar que se trata de
ações de quem exerce poder.
atividade que reivindica interesses.
atividade que prevê troca entre poderes.
grupos de pressão.
defesa de interesses legítimos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Entre os mecanismos que podem comprovar o retorno e a eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa, está o(a)
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