Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Os eventos são excelentes meios de comunicação dirigida, propiciam a aproximação da organização promotora com o público participante, podem ser bastante diversificados e se caracterizam por:
dispensar o patrocínio e a produção de materiais institucionais que vinculem as ações sociais a qualquer organização, o que atribui um caráter de independência e autonomia à empresa promotora do evento;
emergir espontaneamente na sociedade, sem demandar gestão nem planejamento prévios e sem onerar a organização que a eles se associa, exigindo, portanto, a mobilização de uma quantidade menor de recursos, o que torna a relação custo-benefício bastante atraente;
atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição, com planejamento detalhado de escolha de local, data, cadastramento de participantes, serviços de som e de multimídia, produção de material informativo e promocional e divulgação;
investir exclusivamente nas atividades esportivas e religiosas capazes de atrair um público mais numeroso e, em geral, naturalmente motivado, o que acarretaria um volume menor de despesas com serviços de estimulação e persuasão;
proporcionar grande retorno financeiro e de marketing com atividades espontâneas que não demandam um investimento de recursos de vulto nem uma divulgação excessivamente dispendiosa, além de incentivar a liberdade de expressão e proporcionar, por isso mesmo, um excelente feedback à organização que o promoveu.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Segundo Kunsch, entre os autores que defendem as Relações Públicas como um subsistema administrativo de apoio, estão:
Lyotard e Grunig;
Murphy e Grayson;
Bacon e Ungerer;
Grunig e Hunt;
Hunt e Mounin.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
No ponto de vista de Lerbinger, conforme cita Kunsch, podemos encontrar três tipos de categorias de crises:
de relações; de ambiente; de falha administrativa;
do clima humano; do mundo físico; de colapso financeiro;
do mundo físico; do clima humano; de fracasso gerencial;
de fracasso gerencial; de ambiente; de colapso administrativo;
de falha econômica; de relações; do mundo natural.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
As Relações Públicas enfatizam o lado profissional e corporativo das organizações e, segundo Kunsch, se caracterizam, como atividade profissional, por:
pensar em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; supervisionar e coordenar programas de comunicação com públicos; prever e gerenciar conflitos e crises nas organizações;
fundamentar-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos; persuadir o público a adquirir os produtos da empresa; analisar as estratégias dos concorrentes;
pensar e desenvolver estratégias de marketing que levem ao convencimento do público-alvo; implementar uma estratégia que satisfaça clientes e consumidores; fornecer subsídios para o departamento de vendas a corporação;
identificar mercados potenciais para os produtos da organização; criar serviços diferenciados que atraiam um novo público-alvo; dar apoio ao departamento de produção; fornecer feedback aos diretores de vendas;
criar programas de comunicação mercadológica; coordenar seminários de marketing para os funcionários da empresa; promover e manter um fluxo constante de troca de informações que permita o aprimoramento técnico dos produtos e serviços.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Manual de Assessoria de Imprensa, editado pela FENAJ, em sua 4ª edição de 2007, em situações de crise, o assessor deve apresentar certas condutas ao atender a imprensa, EXCETO:
fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas.
evitar o uso de palavras alarmistas ou negativas, para não ampliar o efeito negativo da ocorrência com suas palavras.
antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.
preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa. O texto deve ter, no máximo, duas páginas e ser entregue aos repórteres.
solicitar a leitura prévia do que será publicado pelo veículo de comunicação, com o intuito de evitar maiores conflitos ou a divulgação de informações emdesacordo com a política da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ainda segundo o Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ, é função do assessor de imprensa, EXCETO:
organização de coletivas.
edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.
elaboração de campanhas publicitárias visando à promoção da empresa.
preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos.
organização do mailling jornalistas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
O cadastro com os contatos dos profissionais e veículos de comunicação de interesse da assessoria de imprensa é o:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A assessoria de imprensa pode, além de enviar releases, adotar a estratégia de criação de uma página, dentro do site da organização, em que estejam reunidas informações (notícias, eventos, imagens, entre outros) para atender aos profissionais da imprensa. Essa página é conhecida como:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Uma das atividades típicas da assessoria de imprensa consiste na identificação e recorte de citações sobre a organização nos veículos de comunicação. Essa prática é conhecida como:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A entrevista coletiva que é realizada em auditório com o objetivo de manter o entrevistado a certa distância dos jornalistas, é a de estrutura:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...