Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os eventos são excelentes meios de comunicação dirigida, propiciam a aproximação da organização promotora com o público participante, podem ser bastante diversificados e se caracterizam por:

  • A.

    dispensar o patrocínio e a produção de materiais institucionais que vinculem as ações sociais a qualquer organização, o que atribui um caráter de independência e autonomia à empresa promotora do evento;

  • B.

    emergir espontaneamente na sociedade, sem demandar gestão nem planejamento prévios e sem onerar a organização que a eles se associa, exigindo, portanto, a mobilização de uma quantidade menor de recursos, o que torna a relação custo-benefício bastante atraente;

  • C.

    atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição, com planejamento detalhado de escolha de local, data, cadastramento de participantes, serviços de som e de multimídia, produção de material informativo e promocional e divulgação;

  • D.

    investir exclusivamente nas atividades esportivas e religiosas capazes de atrair um público mais numeroso e, em geral, naturalmente motivado, o que acarretaria um volume menor de despesas com serviços de estimulação e persuasão;

  • E.

    proporcionar grande retorno financeiro e de marketing com atividades espontâneas que não demandam um investimento de recursos de vulto nem uma divulgação excessivamente dispendiosa, além de incentivar a liberdade de expressão e proporcionar, por isso mesmo, um excelente feedback à organização que o promoveu.

Segundo Kunsch, entre os autores que defendem as Relações Públicas como um subsistema administrativo de apoio, estão:

  • A.

    Lyotard e Grunig;

  • B.

    Murphy e Grayson;

  • C.

    Bacon e Ungerer;

  • D.

    Grunig e Hunt;

  • E.

    Hunt e Mounin.

No ponto de vista de Lerbinger, conforme cita Kunsch, podemos encontrar três tipos de categorias de crises:

  • A.

    de relações; de ambiente; de falha administrativa;

  • B.

    do clima humano; do mundo físico; de colapso financeiro;

  • C.

    do mundo físico; do clima humano; de fracasso gerencial;

  • D.

    de fracasso gerencial; de ambiente; de colapso administrativo;

  • E.

    de falha econômica; de relações; do mundo natural.

As Relações Públicas enfatizam o lado profissional e corporativo das organizações e, segundo Kunsch, se caracterizam, como atividade profissional, por:

  • A.

    pensar em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; supervisionar e coordenar programas de comunicação com públicos; prever e gerenciar conflitos e crises nas organizações;

  • B.

    fundamentar-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos; persuadir o público a adquirir os produtos da empresa; analisar as estratégias dos concorrentes;

  • C.

    pensar e desenvolver estratégias de marketing que levem ao convencimento do público-alvo; implementar uma estratégia que satisfaça clientes e consumidores; fornecer subsídios para o departamento de vendas a corporação;

  • D.

    identificar mercados potenciais para os produtos da organização; criar serviços diferenciados que atraiam um novo público-alvo; dar apoio ao departamento de produção; fornecer feedback aos diretores de vendas;

  • E.

    criar programas de comunicação mercadológica; coordenar seminários de marketing para os funcionários da empresa; promover e manter um fluxo constante de troca de informações que permita o aprimoramento técnico dos produtos e serviços.

Segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa”, editado pela FENAJ, em sua 4ª edição de 2007, em situações de crise, o assessor deve apresentar certas condutas ao atender a imprensa, EXCETO:

  • A.

    fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas.

  • B.

    evitar o uso de palavras alarmistas ou negativas, para não ampliar o efeito negativo da ocorrência com suas palavras.

  • C.

    antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.

  • D.

    preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa. O texto deve ter, no máximo, duas páginas e ser entregue aos repórteres.

  • E.

    solicitar a leitura prévia do que será publicado pelo veículo de comunicação, com o intuito de evitar maiores conflitos ou a divulgação de informações emdesacordo com a política da empresa.

Ainda segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa” da FENAJ, é função do assessor de imprensa, EXCETO:

  • A.

    organização de coletivas.

  • B.

    edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

  • C.

    elaboração de campanhas publicitárias visando à promoção da empresa.

  • D.

    preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos.

  • E.

    organização do mailling jornalistas.

O cadastro com os contatos dos profissionais e veículos de comunicação de interesse da assessoria de imprensa é o:

  • A. mailing.
  • B. release.
  • C. briefing.
  • D. teaser.
  • E. clipping.

A assessoria de imprensa pode, além de enviar releases, adotar a estratégia de criação de uma página, dentro do site da organização, em que estejam reunidas informações (notícias, eventos, imagens, entre outros) para atender aos profissionais da imprensa. Essa página é conhecida como:

  • A. Serviço de Atendimento.
  • B. Sala de Bate-Papo.
  • C. Agenda de Eventos.
  • D. Sala de Imprensa.
  • E. Seção Multimídia.

Uma das atividades típicas da assessoria de imprensa consiste na identificação e recorte de citações sobre a organização nos veículos de comunicação. Essa prática é conhecida como:

  • A. press-kit.
  • B. media training.
  • C. clipping.
  • D. dia da imprensa.
  • E. newsletter.

A entrevista coletiva que é realizada em auditório com o objetivo de manter o entrevistado a certa distância dos jornalistas, é a de estrutura:

  • A. americana.
  • B. simples.
  • C. francesa.
  • D. espontânea.
  • E. complexa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...