Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta no que se refere à qualidade de um texto informativo.
A clareza, nos textos jornalísticos, é alcançada com a repetição das informações e a utilização estrita do vocabulário técnico.
Um bom texto jornalístico deve usar citações literárias no lide, para facilitar a interação com o leitor e, consequentemente, a compreensão de textos técnicos.
Não é necessário adaptar o ritmo do texto para utilizá-lo em diferentes meios ou com diferentes objetivos.
Um bom texto jornalístico deve ser claro e conter termos de fácil compreensão e expressões e períodos simples.
A exatidão, em um texto jornalístico, é atingida com o uso de termos de sentido amplo e de números para qualificar e permitir a generalização dos dados.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
compreensão, ideia e opinião.
clareza, abrangência e credibilidade.
introdução, argumentação e conclusão.
formalidade, complexidade e eloquência.
pragmatismo, inferência e tese.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veículo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia
ler veículos ou assistir programas concorrentes.
descartar materiais limitados geograficamente.
pesquisar em fontes e arquivos não jornalísticos.
levantar dados que gerem críticas a poderes públicos.
propor matérias sobre datas comemorativas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
I e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
ponto final depois de uma maneira um pouco diferente.
substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.
esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.
uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.
verbo no presente contínuo no início do título da matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
a redundância.
a ambiguidade.
a cacofonia.
a colisão.
o estrangeirismo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.
produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.
democratização das tecnologias da informação para todas as classes.
introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.
difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado
nunca pode ser usado.
pode ser usado em casos muito especiais.
pode ser usado livremente.
pode ser usado com autorização da direção.
pode ser usado para facilitar a diagramação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um repórter/redator é
não redigir qualquer texto sobre o furo tomado.
redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado.
redigir o texto e nominar o veículo que deu o furo tomado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - COPEVE/ UFAL - 2012
De posse da pauta, o repórter deve seguir os seguintes procedimentos, exceto:
conferir e ampliar a apuração.
contatar as fontes sugeridas e buscar novas.
seguir a angulação sugerida pelo editor ou buscar um novo approach.
incluir depoimentos e/ou sonoras.
restringir-se ao que está na pauta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...