Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A internet modificou o modelo comunicativo da sociedade contemporânea. Na era da comunicação em massa, a notícia era transmitida de um ponto a milhões de espectadores. Em tempos de comunicação digital, o modelo comunicativo ganha outro formato, caracterizado por:
Comunicação em rede, porém com a manutenção do controle midiático pelas grandes corporações, dependendo da concessão estatal.
Compartilhamento de arquivos, interatividade, uso de hiperlinks, multimidialidade, instantaneidade e livre uso de conteúdos, sem regulamentação de direitos autorais.
Comunicação de todos para todos, compartilhamento de arquivos e informações, interatividade, hipertexto, multimidialidade, personalização, atualização constante e memória.
Comunicação em rede, baseada principalmente na troca de mensagens escritas, ainda sob o controle dos mesmos oligopólios que controlavam os meios de comunicação de massa.
Comunicação integrada, caracterizada pelo compartilhamento, interatividade e convergência.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As tecnologias digitais modificaram as ferramentas e a maneira de se fazer assessoria de imprensa. Além de inúmeras facilidades, essas transformações oferecem alguns riscos. Assinale a alternativa que reúne os principais cuidados que um assessor deve tomar no uso dessas tecnologias:
Disponibilizar o maior número possível de informações sobre a empresa, utilizando todas as ferramentas disponíveis, como site, blog, twiter, facebook, monitorar e responder rapidamente as dúvidas e reclamações, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação e fazer atualização constante.
Quanto menos a organização aparecer na internet, melhor para a preservação de sua imagem. O plano de assessoria deve utilizar as ferramentas para enviar materiais e fazer a divulgação diretamente aos veículos de comunicação de massa.
Disponibilizar informações mínimas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, ter profissionais especializados no uso de redes sociais, para que atuem de forma independente.
Disponibilizar informações completas sobre a empresa no site, ignorar as listas de discussão e responder reclamações em canais apropriados como o 0800, aumentar o número de citações da empresa na internet disparando o maior número possível de publicações positivas, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter, fazer atualização constante.
Disponibilizar informações completas e objetivas sobre a empresa no site, monitorar e responder rapidamente reclamações que possam surgir em listas de discussão, proteger informações estratégicas, evitar o mau uso da internet pelos funcionários, evitar o excesso de informação, oferecer banco de imagens em resolução adequada para publicação, integrar produtos jornalísticos na utilização de novas ferramentas como blogs e twiter e fazer atualização constante.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca das novas mídias e dos novos papéis profissionais na comunicação online.
Os novos cenários tecnológicos implicaram o redesenho do ambiente de trabalho, de acordo com as novas profissões e respectivas funções, como é o caso do arquiteto da informação, responsável pelo planejamento físico e organizacional das edificações inteligentes.
O surgimento dos ambientes informatizados ensejou a contratação dos profissionais de animação, como os que trabalham com animação 2D e 3D, responsáveis pela promoção de atividades de inteligência emocional no âmbito da comunicação entre funcionários e usuários.
O blogueiro desempenha atividades tipicamente amadorísticas e diletantes no campo da comunicação, especialmente na postagem descompromissada de conteúdos privados e intimistas, não sendo apropriado, portanto, a utilização do blogueiro profissional.
Com o advento das mídias digitais, as funções do termo copywriter foram ampliadas, pois ele, além de cuidar da correção e da qualidade estilística dos textos, também pode observar questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação.
Os cenários tecnológicos possibilitaram o surgimento dos novos meios (new media) e acarretaram uma acentuada exclusão das funções, atribuições, habilidades e competências das profissões tradicionais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Web writer é quem escreve textos e realiza pesquisas para embasar conteúdos a serem publicados, estando, portanto, familiarizado com as publicações para o meio web, perfis de internautas e linguagens adequadas aos diversos segmentos de públicos.
Especialista em SEO é o responsável pela elaboração de projetos estéticos e funcionais de uma organização no meio web, devendo saber lidar com design, programação, usabilidade e acessibilidade.
Gerente de redes sociais é quem administra ambiente informatizado, presta suporte técnico ao cliente, elabora documentação técnica, além de coordenar projetos e pesquisas e oferecer soluções para ambientes informatizados.
Web designer é o responsável pela pesquisa e análise de sítios, competindo-lhe opinar sobre mudanças que favoreçam o posicionamento desses sítios em sistemas de busca.
Webmaster é quem monitora comunidades virtuais, fóruns e blogues e o que neles se comenta sobre produtos, serviços, marcas e imagem de uma organização. Também pode atuar no relacionamento dessa organização com os clientes.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.
A emergência de uma inteligência coletiva está associada à descoberta ou à invenção de um novo paradigma de comunicação, para além da escrita e dos sistemas de controle da informação.
A comunicação e a inteligência humanas, tal qual são concebidas hoje, foram substituídas, respectivamente, por bases digitais e inteligências artificiais.
O ciberespaço se impôs como um novo e vasto logocentrismo, superior ao exercido pela fase da escrita, e a multimídia tornou-se a sua correspondente superlíngua e fator de identidade dos que dominaram os seus saberes técnicos e os seus códigos.
O ciberespaço consolidará uma tendência que já desponta: a do surgimento de megatalentos e de autores bilionários cujas obras de sucesso sem fronteiras rendem fortunas decorrentes de direitos reservados.
A liberdade e a autonomia em relação ao fluxo da informação no ciberespaço resultam em contextos hipermidiáticos fortalecedores de clãs, tribos, Estados-nação e territórios, inteligentemente dirigidos.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais denomina-se
legendas.
Braille.
audiodescrição.
Libras.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
"A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não sequenciais" (www.levacov.eng.br) é chamada de
upload.
attachment.
interface.
hypertext.
active-X.
Castells diferencia o industrialismo e o informacionismo, quando afirma que cada modo de desenvolvimento tem, também, um princípio de desempenho estruturalmente determinado, que serve de base para a organização dos processos tecnológicos. Segundo ele, o informacionismo visa à:
maximização da produção industrial voltada para a exportação;
acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação;
maximização da produção industrial voltada para o mercado interno de cada país produtor;
otimização dos processos de acumulação do capital oriundo do agronegócio;
acumulação de conhecimentos produzidos pela indústria cultural dos países da periferia.
Castells afirma que, apesar de serem organizadas em paradigmas oriundos das esferas dominantes da sociedade, como o processo produtivo ou o complexo industrial militar, as tecnologias e as relações técnicas de produção:
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica;
permitem a globalização da economia a partir da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados pelos países periféricos;
modelam as relações de classe dos países industrializados;
modelam as relações de classes de todos os países relacionados economicamente;
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica, contribuindo para a conservação da cultura e dos comportamentos.
A reestruturação do capitalismo e a difusão do informacionismo são processos inseparáveis em escala global, e integram o mundo em comunidades virtuais, que se organizam:
para obter maior lucro na compra de produtos importados de países distantes;
por rígidos critérios de nacionalidade e de classe social;
a partir de identidades públicas, formais e institucionalizadas;
em torno de identidades construídas com base em determinado atributo cultural ou conjuntos de atributos;
por critérios de renda, gênero, idade e nacionalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...