Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o fluxo contínuo de notícias na internet, é correto afirmar:
Deve conter notícias factuais, exclusivamente.
Pode conter várias suítes de um mesmo assunto.
Não existe em sites jornalísticos do Brasil.
Não contém notícias factuais, obrigatoriamente.
Não pode conter várias suítes de um mesmo assunto.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De um município com pouco mais de 50 mil habitantes aproximadamente 20% está na faixa etária entre 16 e 29 anos. Este fato contribuiu para que o Governo Federal contemplasse esta mesma cidade com recursos de um programa voltado aos jovens que possuem exatamente esta idade apresentada pelos 20% da população local. No entanto, para aderir ao programa, o município tem um prazo limite para inscrever no mínimo 1 mil jovens.
Para conseguir atingir o maior número de jovens possível em curto espaço de tempo, a qual das estratégias abaixo o Departamento de Comunicação deve aderir?
Obs.: Levamos em consideração que faltam 40 dias para encerrar as inscrições.
Como não houve tempo para licitar, a Prefeitura não possui verba para materiais publicitários institucionais (anúncios em impressos, rádio, TV, outdoor, entre outros).
Único material gráfico diz respeito a 10 mil cartazes enviados pelo Governo Federal.
Buscar acionar a grande mídia, principalmente emissoras de TV, através de releases informativos.
Convocar uma coletiva de imprensa com veículos de todo o país, na qual o prefeito poderá falar sobre o programa.
Fazer um amplo e detalhado levantamento no município, reunir-se junto a representantes locais de cada bairro para então espalhar os cartazes de forma estratégica, priorizando locais onde há grande concentração de jovens.
"Abastecer" as redes sociais com notícias rápidas, facilitando, inclusive a inscrição via internet dos candidatos e utilizar este meio também para pautar a imprensa.
Elaborar releases direcionados para determinado veículo, priorizando os jornais da cidade e expondo como foco o apelo social e a necessidade de incluir a juventude neste programa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas novas mídias, o papel desempenhado pelo que se denominava como público receptor impactou os meios massivos tradicionais. No que diz respeito a uma mídia como o YouTube, é correto afirmar que:
sua diferença em relação à TV aberta está no fato de que esta é o meio que detém a possibilidade do convívio comunitário e da experimentação artística;
as intervenções regulatórias das leis nacionais são fundamentais, uma vez que sua principal característica é a veiculação de pirataria e de imoralidades;
nele, as novas práticas de consumo mostram um radical rompimento com os valores capitalistas e com a organização da estrutura midiática burguesa;
os discursos da mídia de massa tradicional sobre ele têm o poder de apontar questões que, posteriormente, podem pautar debates, políticas e leis;
a revolução comandada por seus usuários é desprezada pelos meios tradicionais, porque sua plataforma é exclusivamente para os exibicionistas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Intimamente ligada às novas tecnologias digitais, a globalização da informação influencia as diversas formas de fazer jornalismo. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa correta.
as hibridizações da expressão digital anularam os processos editoriais tradicionais, fazendo emergir uma abordagem única dos fatos para todos os telejornais editados ao redor do mundo;
o consumo mundial de tecnologias digitais provocou mudanças na fotografia, mas não liberou o fotojornalista de produzir seu discurso a partir de escolhas elementares como o ponto de vista;
com o fim da hegemonia das grandes mídias noticiosas, as imagens e sentidos veiculados na era da globalização passaram a ser difusos, afetando e comprometendo menos a imagem de indivíduos e empresas;
um dos recursos típicos dos jornalistas do meio impresso, a infografia só foi absorvida pelos profissionais da internet, uma vez que ela acelera o entendimento das informações;
na sociedade globalizada, os recursos audiovisuais se tornaram mais sofisticados e, com exceção do rádio, a imagem é um elemento presente em todos os veículos que têm jornalismo.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Com o advento das novas tecnologias, o jornalismo passou a ter novos contornos porque:
os fenômenos globalizados acabaram com a homogeneização das informações noticiosas e com o consenso generalizado;
a notícia se reduziu à veiculação imparcial de dados e sua importância é sempre igual à quantidade de informações coletadas;
a informação é considerada um bem supremo e suas busca e veiculação demandam maior rapidez e barateamento que antes da globalização;
o acesso democrático e igualitário às informações em qualquer lugar do planeta permitiu que a notícia se transformasse em justiça social;
com a desvalorização dos padrões universais de consumo, as notícias personalizadas provaram que diferença cultural é o mesmo que linha editorial.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa que define a relação correta entre o profissional de imprensa e as novas tecnologias.
As características do noticiário on-line atual estão ligadas à evolução e à história do jornalismo praticado até agora, o que envolve fatores como as inovações nas técnicas de impressão que modificaram a aparência dos jornais impressos e o estabelecimento da liberdade de imprensa como fundamental para a profissão.
Uma cobertura jornalística especial multimidiática inclui transmissões de debates ao vivo em vídeo, publicação on-line de notícias factuais, mediação de chats e envio de informações para celulares, mas evita sempre a disponibilização de documentos sobre o assunto que, por serem extensos, têm que se restringir aos jornais impressos.
O ciberjornalismo engloba práticas que sempre foram utilizadas em outros meios analógicos, como as fotografias, as notas curtas e os infográficos do jornal impresso; as técnicas de roteirização do telejornal; a atualização de informações do radiojornal; e o dialogismo interativo individual que interfere no conteúdo das revistas.
Por envolver um complexo sistema de informação aberto à participação dos usuários e baseado em links para instituições públicas e privadas, a produção de conteúdo noticioso para a internet inaugura um modelo de jornalismo mais preciso e confiável que o praticado pelas mídias tradicionais.
Como o conteúdo dos veículos noticiosos é todo produzido a partir de modelos textuais determinados pela convenção estilística da imparcialidade e pelas técnicas de persuasão da objetividade, as marcas pessoais do jornalista são interditadas nos meios em geral e na web em particular.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta uma definição que pode ser relacionada a hotsite.
Programa de edição de imagens não-lineares publicadas em um site.
Site temporário para uma promoção ou lançamento de um produto.
Site que publica notícias da área política, exclusivamente.
Site cujo conteúdo é inapropriado para menores de 18 anos, obrigatoriamente.
Programa de edição de áudios veiculados em um site.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Você foi designado para atender um cliente que trabalha com e-commerce.
O termo e-commerce pode ser relacionado com:
comercialização de produtos eletrônicos, exclusivamente.
comercialização de produtos a preços populares, obrigatoriamente.
comercialização realizada apenas entre funcionários de uma mesma empresa.
comercialização de produtos importados, exclusivamente.
comercialização de produtos por meio da internet.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O ambiente da comunicação digital originou novos procedimentos para o tratamento das informações destinadas aos mais diversos públicos. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.
Para publicar em plataformas digitais, em que o espaço é ilimitado, os redatores não estão mais obrigados a seguir normas típicas constantes dos manuais de redação jornalística, como, por exemplo, o emprego de palavras curtas, conhecidas e precisas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...