Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o fluxo contínuo de notícias na internet, é correto afirmar:

  • A.

    Deve conter notícias factuais, exclusivamente.

  • B.

    Pode conter várias suítes de um mesmo assunto.

  • C.

    Não existe em sites jornalísticos do Brasil.

  • D.

    Não contém notícias factuais, obrigatoriamente.

  • E.

    Não pode conter várias suítes de um mesmo assunto.

De um município com pouco mais de 50 mil habitantes aproximadamente 20% está na faixa etária entre 16 e 29 anos. Este fato contribuiu para que o Governo Federal contemplasse esta mesma cidade com recursos de um programa voltado aos jovens que possuem exatamente esta idade apresentada pelos 20% da população local. No entanto, para aderir ao programa, o município tem um prazo limite para inscrever no mínimo 1 mil jovens.

Para conseguir atingir o maior número de jovens possível em curto espaço de tempo, a qual das estratégias abaixo o Departamento de Comunicação deve aderir?

Obs.: Levamos em consideração que faltam 40 dias para encerrar as inscrições.

Como não houve tempo para licitar, a Prefeitura não possui verba para materiais publicitários institucionais (anúncios em impressos, rádio, TV, outdoor, entre outros).

Único material gráfico diz respeito a 10 mil cartazes enviados pelo Governo Federal.

  • A.

    Buscar acionar a grande mídia, principalmente emissoras de TV, através de releases informativos.

  • B.

    Convocar uma coletiva de imprensa com veículos de todo o país, na qual o prefeito poderá falar sobre o programa.

  • C.

    Fazer um amplo e detalhado levantamento no município, reunir-se junto a representantes locais de cada bairro para então espalhar os cartazes de forma estratégica, priorizando locais onde há grande concentração de jovens.

  • D.

    "Abastecer" as redes sociais com notícias rápidas, facilitando, inclusive a inscrição via internet dos candidatos e utilizar este meio também para pautar a imprensa.

  • E.

    Elaborar releases direcionados para determinado veículo, priorizando os jornais da cidade e expondo como foco o apelo social e a necessidade de incluir a juventude neste programa.

Nas novas mídias, o papel desempenhado pelo que se denominava como “público receptor” impactou os meios massivos tradicionais. No que diz respeito a uma mídia como o YouTube, é correto afirmar que:

  • A.

    sua diferença em relação à TV aberta está no fato de que esta é o meio que detém a possibilidade do convívio comunitário e da experimentação artística;

  • B.

    as intervenções regulatórias das leis nacionais são fundamentais, uma vez que sua principal característica é a veiculação de pirataria e de imoralidades;

  • C.

    nele, as novas práticas de consumo mostram um radical rompimento com os valores capitalistas e com a organização da estrutura midiática burguesa;

  • D.

    os discursos da mídia de massa tradicional sobre ele têm o poder de apontar questões que, posteriormente, podem pautar debates, políticas e leis;

  • E.

    a revolução comandada por seus usuários é desprezada pelos meios tradicionais, porque sua plataforma é exclusivamente para os exibicionistas.

Intimamente ligada às novas tecnologias digitais, a globalização da informação influencia as diversas formas de fazer jornalismo. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    as hibridizações da expressão digital anularam os processos editoriais tradicionais, fazendo emergir uma abordagem única dos fatos para todos os telejornais editados ao redor do mundo;

  • B.

    o consumo mundial de tecnologias digitais provocou mudanças na fotografia, mas não liberou o fotojornalista de produzir seu discurso a partir de escolhas elementares como o ponto de vista;

  • C.

    com o fim da hegemonia das grandes mídias noticiosas, as imagens e sentidos veiculados na era da globalização passaram a ser difusos, afetando e comprometendo menos a imagem de indivíduos e empresas;

  • D.

    um dos recursos típicos dos jornalistas do meio impresso, a infografia só foi absorvida pelos profissionais da internet, uma vez que ela acelera o entendimento das informações;

  • E.

    na sociedade globalizada, os recursos audiovisuais se tornaram mais sofisticados e, com exceção do rádio, a imagem é um elemento presente em todos os veículos que têm jornalismo.

Com o advento das novas tecnologias, o jornalismo passou a ter novos contornos porque:

  • A.

    os fenômenos globalizados acabaram com a homogeneização das informações noticiosas e com o consenso generalizado;

  • B.

    a notícia se reduziu à veiculação imparcial de dados e sua importância é sempre igual à quantidade de informações coletadas;

  • C.

    a informação é considerada um bem supremo e suas busca e veiculação demandam maior rapidez e barateamento que antes da globalização;

  • D.

    o acesso democrático e igualitário às informações em qualquer lugar do planeta permitiu que a notícia se transformasse em justiça social;

  • E.

    com a desvalorização dos padrões universais de consumo, as notícias personalizadas provaram que diferença cultural é o mesmo que linha editorial.

Assinale a alternativa que define a relação correta entre o profissional de imprensa e as novas tecnologias.

  • A.

    As características do noticiário on-line atual estão ligadas à evolução e à história do jornalismo praticado até agora, o que envolve fatores como as inovações nas técnicas de impressão que modificaram a aparência dos jornais impressos e o estabelecimento da liberdade de imprensa como fundamental para a profissão.

  • B.

    Uma cobertura jornalística especial multimidiática inclui transmissões de debates ao vivo em vídeo, publicação on-line de notícias factuais, mediação de chats e envio de informações para celulares, mas evita sempre a disponibilização de documentos sobre o assunto que, por serem extensos, têm que se restringir aos jornais impressos.

  • C.

    O ciberjornalismo engloba práticas que sempre foram utilizadas em outros meios analógicos, como as fotografias, as notas curtas e os infográficos do jornal impresso; as técnicas de roteirização do telejornal; a atualização de informações do radiojornal; e o dialogismo interativo individual que interfere no conteúdo das revistas.

  • D.

    Por envolver um complexo sistema de informação aberto à participação dos usuários e baseado em links para instituições públicas e privadas, a produção de conteúdo noticioso para a internet inaugura um modelo de jornalismo mais preciso e confiável que o praticado pelas mídias tradicionais.

  • E.

    Como o conteúdo dos veículos noticiosos é todo produzido a partir de modelos textuais determinados pela convenção estilística da imparcialidade e pelas técnicas de persuasão da objetividade, as marcas pessoais do jornalista são interditadas nos meios em geral e na web em particular.

Assinale a alternativa que apresenta uma definição que pode ser relacionada a “hotsite”.

  • A.

    Programa de edição de imagens não-lineares publicadas em um site.

  • B.

    Site temporário para uma promoção ou lançamento de um produto.

  • C.

    Site que publica notícias da área política, exclusivamente.

  • D.

    Site cujo conteúdo é inapropriado para menores de 18 anos, obrigatoriamente.

  • E.

    Programa de edição de áudios veiculados em um site.

Você foi designado para atender um cliente que trabalha com e-commerce.

O termo e-commerce pode ser relacionado com:

  • A.

    comercialização de produtos eletrônicos, exclusivamente.

  • B.

    comercialização de produtos a preços populares, obrigatoriamente.

  • C.

    comercialização realizada apenas entre funcionários de uma mesma empresa.

  • D.

    comercialização de produtos importados, exclusivamente.

  • E.

    comercialização de produtos por meio da internet.

O ambiente da comunicação digital originou novos procedimentos para o tratamento das informações destinadas aos mais diversos públicos. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

Para publicar em plataformas digitais, em que o espaço é ilimitado, os redatores não estão mais obrigados a seguir normas típicas constantes dos manuais de redação jornalística, como, por exemplo, o emprego de palavras curtas, conhecidas e precisas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...