Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Teoria da Comunicação, o termo gatekkeper tem relação com:

  • A.

    atualização visual de uma logomarca.

  • B.

    publicidade veiculada na internet, exclusivamente.

  • C.

    jingle com expressões em, no mínimo, dois idiomas.

  • D.

    seleção dos assuntos que serão divulgados pela mídia.

  • E.

    recepção de uma mensagem visual, exclusivamente.

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

O termo cultura de massa, assim como a ideia nele contida, que se refere, em geral, à cultura consumida pelas massas e à cultura popular, foi criado por Adorno e Horkheimer, por meio do termo indústria cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Os estudos culturais consideram como cultura todas as práticas sociais, sendo a soma de todas as suas inter-relações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Segundo a abordagem do newsmaking, a produção de notícias não sofre influência dos fatores organizacionais, institucionais e profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

A teoria hipodérmica foi elaborada no mesmo período em que as comunicações de massa se difundiram em larga escala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

De acordo com a teoria crítica, o sistema social é um organismo em que diferentes partes desempenham funções de integração e manutenção do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos anos 70, uma série de pesquisas norteamericanas focou seus estudos na hipótese de que os meios de comunicação de massa teriam como um de seus principais efeitos o agenda-setting, o que equivale a dizer:

  • A.

    Os meios de comunicação de massa teriam a capacidade de influência sobre o conhecimento público daquilo que é importante e relevante.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa teriam como função divulgar datas importantes para o público.

  • C.

    Os meios de comunicação de massa teriam o poder de determinar a forma como as pessoas organizam seu tempo cotidiano.

  • D.

    Tais como os meios de comunicação de massa divulgam, as informações são assimiladas pelo público.

  • E.

    Os meios de comunicação de massa padronizam todo o agendamento social de eventos.

Por que os pressupostos teóricos da agenda-setting continuam sendo considerados como uma hipótese?

  • A. Porque as pesquisas foram interrompidas antes de serem concluídas.
  • B.

    Porque na prática demonstraram grande probabilidade de interferir na vida pública.

  • C.

    Porque sua formulação inicial foi muito ampla e vaga, sem considerar a complexidade do processo de agendamento, já que a construção da agenda pública é um processo coletivo, ligado a muitas variáveis de difícil verificação.

  • D.

    Porque os meios de comunicação de massa deixaram de ter tanta importância na determinação da agenda pública.

  • E.

    Porque os meios de comunicação de massa divulgam as informações de forma distorcida.

Os pesquisadores do newsmaking destacam alguns critérios para o estabelecimento dos valores-notícia de um fato. São eles:

  • A.

    Interesses da empresa jornalística e das instituições mencionadas na notícia.

  • B.

    Substantivos, impacto sobre a nação, quantidade de pessoas envolvidas, relevância, custo/benefício, aspectos relacionados ao meio, características do público e aspectos relacionados à concorrência.

  • C.

    Valores de mercado para a definição do espaço a ser dado para a publicação e tabela de preços do sindicato dos jornalistas para a definição dos custos de produção.

  • D.

    No caso do rádio e da televisão, os critérios são definidos com base nos índices de audiência aferidos pelo Ibope. No caso dos jornais, os valores são calculados com base na tiragem. Já na internet, são consultados os registros de acessos aos sites.

  • E.

    Índices de audiência e arrecadações com verbas publicitárias.

No Brasil, a expressão “comunicação pública” vem sendo construída academicamente como:

  • A.

    Um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de informar para a construção da cidadania.

  • B.

    Sinônimo de comunicação organizacional, baseada em estratégias e planejamento, visando ao relacionamento com diversos públicos.

  • C.

    O mesmo que comunicação científica, no que se refere à divulgação de assuntos das áreas da saúde.

  • D.

    Sinônimo de comunicação de organizações não governamentais que visam a democratização e a emancipação social.

  • E.

    O mesmo que comunicação estatal ou governamental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...