Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Parte dos pesquisadores brasileiros é pessimista na avaliação do papel sociopolítico da imprensa no Brasil, a ponto de considerá-la uma indústria da consciência a serviço das elites e de uma prática que consistiria em dar mais ênfase à manipulação que à produção da notícia, tendo, assim, renunciado ao próprio jornalismo como centralidade de uma esfera pública argumentativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Parte dos pesquisadores brasileiros reconhece que a grande imprensa atua em consonância com o pensamento hegemônico dos interesses dominantes, mas é cada vez mais sensível às agendas da sociedade e dos movimentos sociais e de suas lutas. O jornalismo brasileiro está mais fortalecido em relação às ingerências do Estado e do poder econômico e mais atento às reivindicações do cidadão.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao conceito de newsgames.
Tipo de lauda usada em telejornalismo.
Tipo de roteiro usado em radiojornalismo.
Informações jornalísticas editadas em formato de games.
Uso de cores primárias em títulos veiculados no fluxo contínuo de um site jornalístico.
Veiculação de notícias falsas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
De acordo com Jorge Duarte, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo. Considerando a afirmativa do autor, é INCORRETO afirmar que
quando fazemos circular uma informação através dos meios de comunicação, mais conhecidos como meios de comunicação de massa, seja na sua forma impressa, ou através de meios radiofônicos ou televisivos e, hoje até através dos meios eletrônicos na Internet, ela se torna uma Comunicação Pública.
a Comunicação Pública é um tema que vem ganhando importância crescente junto a estudiosos e profissionais que atuam em diferentes setores e que estão diante do desafio de assessorar e implementar ações junto a órgãos públicos, empresas privadas e organismos integrantes do Terceiro Setor, capazes de contribuir para a instituição de eficazes políticas públicas.
o conceito de Comunicação Pública está ligado à comunicação que as organizações promovem juntos aos seus públicos, com o objetivo de atingir os objetivos propostos.
pensar a Comunicação Pública na contemporaneidade significa admitir os diversos antagonismos gerados com a crescente complexidade da vida no século XXI.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Qual o nome da teoria também conhecida como Teoria da Bala Mágica, elaborada pela Escola Norte- Americana nos anos 1930, a qual estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas com o conceito de estímulo/resposta, pregando que uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores em igual proporção?
Teoria Funcionalista.
Teoria Crítica.
Teoria Hipodérmica.
Teoria Culturológica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Em seus primórdios, a imprensa americana trazia uma tradição de cobertura local. Nos anos de Hearst e de Pulitzer, adquiriu novo aspecto, dando ênfase às histórias sentimentais e de crimes que distraiam e ao mesmo tempo projetavam aspirações e angústias nas massas - o sensacionalismo. No esforço para superá-lo, os jornalistas americanos buscaram no espírito científico o respeito pelos fatos empíricos e o cuidado de não avançar além daquilo que os fatos indicam. A ideia que faz parte desta postura e que se contrapôs ao modelo sensacionalista foi a de:
Imparcialidade.
Credibilidade.
Objetividade.
Clareza.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Como esta frase deve ser iniciada e completada?
O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.
editor, veículo
pauteiro, veículo
repórter, veículo
pauteiro, editor
repórter, leitor
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.
Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.
É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.
Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.
Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.
Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a teoria crítica da Escola de Frankfurt, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:
relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;
diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;
ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;
preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;
ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A tese, na área da comunicação, que defende que a assimilação de uma mensagem enviada pela mídia depende de inúmeras perspectivas individuais está contida na:
Teoria da Tipicidade.
Teoria da Persuasão.
Teoria da Relatividade.
Teoria da Contingência.
Teoria da Imputação Objetiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...