Questões de Comunicação Social do ano 2014

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a imagem abaixo.

Retratando o universo dos contos de fadas, pode-se perceber a presença da crítica na charge retratada. Assim, a charge se enquadra em

  • A. peças publicitárias.
  • B. notícias jornalísticas.
  • C. live marketing.
  • D. benchmarketing.
  • E. gêneros textuais.

Com relação à comunicação pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Esclarecimento dos cidadãos sobre temas de interesse público, para deliberação informada sobre questões da coletividade.

( ) A comunicação pública implica uma prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania e é, portanto, um conceito que supõe um posicionamento político.

( ) A comunicação pública não é o espaço da diversidade, pluralidade e do exercício do direito à comunicação, meio de afirmação da soberania nacional e também não é o instrumento estratégico para a construção de uma cidadania participativa.

  • A. F/ F/ V
  • B. V/ F/ V
  • C. F/ F/ F
  • D. V/ V/ V
  • E. V/ V/ F

A imagem abaixo é a capa de um e-book que aborda toda a vida de Gilberto Gil, desde o movimento Tropicália ao cargo de ministro da Cultura que ocupou durante o governo Lula. Em Gilberto bem perto, Regina Zappa, jornalista autora da obra, fala sobre as “barras pesadas” que o músico enfrentou, os grandes amores que viveu, os dilemas existenciais e as grandes causas que o movem. A biografia autorizada faz parte das comemorações dos 70 anos do artista.

 

A biografia, como a referenciada no enunciado, é caracterizada como

  • A. gênero textual.
  • B. transmedia storytelling.
  • C. selfie.
  • D. brand equity.
  • E. live marketing.

Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.

Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação

  • A. interna
  • B. externa
  • C. integrada
  • D. institucional
  • E. de marketing

House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo.

Esse tipo de publicação tem como uma de suas características

  • A. estimular o crescimento do leitor como cidadão.
  • B. restringir-se ao ambiente da empresa.
  • C. ser um veículo predominantemente institucional.
  • D. ser definido pela direção, sem a participação dos funcionários.
  • E. não tratar de problemas ou questões delicadas para a empresa.

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.

O plano de comunicação do Governo Federal para a copa 2014, que acontecerá no Brasil, traz a assessoria de imprensa e produção de conteúdo informativo sobre os preparativos para a Copa 2014. Isto inclui, muitas vezes, driblar crises como as críticas de não cumprimento de cronograma e orçamentos por parte dos comitês internacionais. Quando a comunicação busca obter uma legitimidade de interesse público, aplica o conceito de

  • A. Comunicação Publicitária.
  • B. Comunicação Promocional.
  • C. Comunicação Interna.
  • D. Comunicação Pública.
  • E. Comunicação Digital.

O impacto das mídias sociais nos negócios e na comunicação traz transformações em toda sociedade. Ferramentas como blogs, twitter, wikis, podcasts, sites de bookmarking, ranking services, microformats, tag, widgets, entre outros,

  • A. devem fazer parte do domínio de conceitos do profissional de comunicação, pois, além de estabelecer estratégias para beneficiar os negócios das organizações, o profissional de comunicação será capaz de entender a importância de mensurar e monitorar o ambiente digital.
  • B. devem fazer parte da prática diária do profissional para realizar a comunicação da organização.
  • C. são ferramentas utilizadas somente para fins políticos, cabendo, portanto, somente ao profissional de marketing político utilizá-las em campanhas políticas ou eleitorais.
  • D. não são ferramentas utilizadas na comunicação organizacional, portanto, não há necessidade do conhecimento ou domínio prático por parte do profissional de comunicação.
  • E. são ferramentas utilizadas somente para fins publicitários, cabendo portanto somente ao profissional de publicidade e propaganda utilizá-las em campanhas para venda de produtos ou serviços.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A ____________ refere-se ao planejamento da edição, com a função de nortear o jornalista, sendo um dos principais itens para as saídas a campo e pesquisas sobre o assunto.

  • A. reunião de brainstorm
  • B. revisão
  • C. pauta
  • D. reunião para checklist
  • E. infografia

Observe a imagem abaixo.

 

Na peça cartaz da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, veiculada em 2013 no mês da Consciência Negra, no conjunto da linguagem verbal e não verbal, nota-se o slogan: “Isso tem que mudar.” É correto afirmar que o slogan, parte da redação publicitária de qualquer peça promocional, é caracterizado por

  • A. texto jornalístico com o lead no final para melhor esclarecer o consumidor da informação.
  • B. linguagem não verbal, com a utilização de signos que fazem parte do universo do receptor.
  • C. live marketing com a inserção somente em material impresso.
  • D. não ser necessário e sendo utilizado somente por algumas instituições e organizações em ações de comunicação de interesse público.
  • E. ser uma frase curta e de fácil memorização que retrata a personalidade de uma marca, produto, serviço ou ideia e o que o anunciante pretende comunicar ao seu público.
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