Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende

  • A. nível estratégico (executivo), nível tático (gerência) e nível operacional (produção de bens/serviços).
  • B. relações públicas (comunicação institucional), comunicação interna (ou administrativa) e marketing (comunicação mercadológica).
  • C. jornalismo (comunicação com o público externo), publicidade (comunicação com o consumidor) e produção editorial (criação e impressão de material de campanha).
  • D. plano de comunicação (comunicação institucional), plano de marketing (comunicação mercadológica) e plano de mídia (comunicação da marca).
  • E. identificação demográfica (comunicação regional), de interesses de colaboradores (comunicação institucional) e expectativas de clientes (comunicação externa).

Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:

I. Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado jornal ou revista.

II. Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas últimas 48 horas.

III. Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho chamado Peoplemeter.

IV. Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de informações.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. III e IV.

Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1) adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado” – são usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado

  • A. priorizando o efeito que o instrumento pode oferecer individualmente no mercado quando aplicado isoladamente.
  • B. para gerar quedas de preço do produto de modo a garantir posição privilegiada perante a concorrência.
  • C. combinando e dosando os instrumentos disponíveis de forma racional e equilibrada buscando impacto equilibrado.
  • D. no intuito de fortalecer a marca junto aos consumidores da nova classe C de modo a expandir o potencial do produto.
  • E. para estabelecer responsabilidades bem definidas nas atribuições de cada indivíduo da força de vendas.

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

Tanto na versão impressa quanto na digital, o texto reproduzido na figura alcançaria o mesmo grau de notoriedade e os mesmos objetivos devido à grande quantidade de leitores atingidos diariamente pelo jornal a que se vincula, que é de grande circulação nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

O gênero digital reproduzido na figura exemplifica a relação entre interlocutores na comunicação da era tecnológica, uma vez que possibilita a imediata participação do leitor no processo comunicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

O gênero digital apresentado caracteriza-se como um espaço de debates acerca das opiniões de escritor e leitor. Além disso, no exemplo fornecido, tais discussões podem ser compartilhadas e ampliadas por meio de redes sociais das quais o leitor faça parte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

Ao tecer considerações acerca do perfil do leitor bem-sucedido, a autora constrói um texto digital com função essencialmente estética por destinar-se principalmente ao entretenimento de seu leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a página inicial da biblioteca escolar digital apresentada na figura II, bem como o texto acerca de exclusão digital apresentado na figura III, julgue os próximos itens.

Em função da finalidade a que se destinam, as mudanças provocadas pelo uso de novas tecnologias incluem aspectos positivos e negativos. Nesse sentido, alguns de seus aspectos negativos são identificados pelo autor do texto na figura III, enquanto a página da figura II é um exemplo de benefício social dos novos recursos digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a página inicial da biblioteca escolar digital apresentada na figura II, bem como o texto acerca de exclusão digital apresentado na figura III, julgue os próximos itens.

Diferentemente do texto da figura III, o texto veiculado na página da Internet da figura II progride de forma não linear, visto que, para buscar aquilo de que necessita, o leitor deve ler as informações indicadas nas janelas e, em seguida, inserir os dados que alimentarão a busca pelo livro desejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a página inicial da biblioteca escolar digital apresentada na figura II, bem como o texto acerca de exclusão digital apresentado na figura III, julgue os próximos itens.

A fim de melhor atender aos propósitos comunicativos dos textos apresentados, seria recomendável que os usuários da biblioteca digital fossem orientados para acessá-la por meio de um manual de instruções bem detalhado, e que eventuais discussões acerca de discriminação e exclusão digital se dessem por meio de SMS (short message service).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...