Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jornalismo digital ampliou o conteúdo de sua produção, indo muito além do conhecido trinômio utilizado pelo jornalismo impresso: texto, fotos e gráficos. Há uma série de outros elementos que foram e estão sendo incorporados ao webjornalismo, tais como áudios, vídeos, animações e até informações vindas de e-mails. Isso fez com que o texto no jornalismo digital deixasse de ser

  • A. informativo.
  • B. isento.
  • C. definitivo.
  • D. imparcial.
  • E. analítico.

Entre os vários gêneros jornalísticos, este se caracteriza por ser um texto assinado que reflete a opinião de seu autor ou um determinado ponto de vista. Trata-se

  • A. da notícia.
  • B. da suíte.
  • C. da reportagem.
  • D. do editorial.
  • E. do artigo.

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:

I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa.

II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado.

III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa.

IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

As redações dos veículos recebem diariamente centenas de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação. Para certificar-se de que o material enviado foi recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional que deve ser utilizado é o

  • A. mailing list.
  • B. press kit.
  • C. clipping.
  • D. clipping eletrônico.
  • E. follow up.

O media training é um instrumento utilizado para o preparo dos assessorados no seu trato e relacionamento com a imprensa de modo geral, sendo fundamental essa formação principalmente nos momentos de gerenciamento de crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um novo trabalho de assessoria de comunicação. O media training deve ser feito

  • A. somente pelo principal dirigente responsável pela empresa.
  • B. somente pelos principal dirigente, diretores e gerentes.
  • C. por membros do corpo dirigente e staff de recepção.
  • D. só pelo porta-voz escolhido da empresa.
  • E. só pelo principal dirigente e porta-voz da empresa.

Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas, rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado aos profissionais dos vários veículos é correto afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,

  • A. os integrantes de jornais e revistas devem ser privilegiados, pois são, por excelência, formadores de opinião.
  • B. os profissionais de rádio e tevê devem receber tratamento diferente, pois preparam o conteúdo da entrevista in-loco.
  • C. os jornalistas de internet são atendidos antes, pois trabalham praticamente online.
  • D. os pertencentes aos grandes veículos devem receber atenção especial, pois dão mais audiência.
  • E. os membros de pequenos veículos devem se contentar em apenas registrar o evento, sem fazer perguntas.

O instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é chamado de

  • A. nota oficial.
  • B. súmula.
  • C. comunicado.
  • D. convocação.
  • E. sinopse.

O house-organ é uma das publicações internas das empresas ou instituições.

Segundo Gaudêncio Torquato:O house-organ é uma das publicações internas das empresas ou instituições. Segundo Gaudêncio Torquato:

  • A. associativas.
  • B. educativas.
  • C. de motivação.
  • D. orientação profissional.
  • E. institucionais.

A elaboração de boas pautas garante o sucesso de uma publicação. Nos jornais diários elas são marcadas pelos acontecimentos cotidianos que despertam o interesse dos seus leitores, que acompanham os desdobramentos dos fatos que as geraram. Já no caso das revistas, como a periodicidade é diferente, influencia diretamente a forma como é tratada a pauta, que deve buscar um enfoque que ainda não foi dado pelos outros veículos, principalmente os diários. Dessa forma, a pauta da revista deve

  • A. ser diversificada e equilibrada.
  • B. circunscrever-se somente a uma visão.
  • C. simplesmente resumir os fatos.
  • D. investir exclusivamente na informação.
  • E. ocupar-se em demonstrar a sua opinião.

Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental no gerenciamento de situações de crise que podem trazer problemas não só para a instituição como também atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria de comunicação, devem atuar para dar as respostas impostas pela situação. Entre as possíveis causas de situações de crise descritas acima, NÃO se inclui

  • A. a concentração de mercado com a fusão de duas empresas.
  • B. o vazamento de produtos químicos em um rio de uma cidade pequena.
  • C. o sequestro do CEO ou de outro dirigente da empresa.
  • D. a adulteração de produtos produzidos pela empresa.
  • E. a política de preços mais altos que os da concorrência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...