Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos, requerem por parte da assessoria de comunicação um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos como press kit, releases e boletins. O envio do último deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), deve

  • A. ser feito somente nas semanas que antecedem o evento.
  • B. ocorrer somente ao final, mostrando um balanço do que aconteceu.
  • C. ser feito todos os dias em que for realizado o evento.
  • D. ser divulgado periodicamente, de acordo com a necessidade.
  • E. ser fornecido somente quando for solicitado pela imprensa.

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

  • A. melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
  • B. valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
  • C. eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
  • D. destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
  • E. oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto.

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce por geração espontânea. É provável que muito dessa opinião chamada pública seja construída pelos veículos de comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao profissional responsável por essa seleção e a essa situação hipotética da-se o nome, respectivamente, de

  • A. gatekeeper e agenda setting.
  • B. gatekeeper e Consenso de Washington.
  • C. copydesk e Consenso de Washington.
  • D. copydesk e agenda setting.
  • E. gatekeeper e agenda Washington.

De acordo com Margarida Kunsch em As interfaces das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Brasil, (portal-rp.com.br), as Relações Públicas no Brasil são entendidas de duas formas:

I. Parte integrante da macroárea da comunicação organizacional, ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração, entre outras subáreas possíveis que devem interagir com vistas à construção do conceito institucional para a organização.

II. Vinculação das Relações Públicas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão.

A tendência que se configura atualmente é no sentido de as Relações Públicas serem

  • A. organizadoras de campanhas voltadas ao incremento direto de vendas.
  • B. compradoras de espaço para divulgação das qualidades positivas dos produtos e serviços de uma empresa.
  • C. elaboradoras das políticas internas de relacionamento entre colaboradores.
  • D. gerenciadoras da comunicação nas organizações.
  • E. tomadoras de decisão no que se refere ao core business da organização.

Os públicos de uma organização são definidos como internos, externos e mistos, com referências em áreas como a sociologia, psicologia social e até em ciências militares. Segundo Fabio França, autor de Públicos − Como identifica- los em nova visão estratégica − Business Relationship, na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva da organização e do seu negócio, os públicos podem ser definidos como

  • A. primários, formados pelos colaboradores, secundários, do qual fazem parte os clientes e fornecedores de itens essenciais à produção, e de apoio, formado pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
  • B. essenciais, dos quais a organização depende, e não essenciais, que não participam das atividades fim, e de redes de interferência, que podem exercer influências no desempenho da organização.
  • C. principais, que são os consumidores de produtos e serviços, secundários, que são a comunidade ao redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
  • D. constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados, variáveis, que são os membros de instituições integrantes de projetos esporádicos, e circulantes, que são contatados sazonalmente.
  • E. nucleares, ou os clientes da organização, periféricos, que são os acionados em situações específicas, e semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores de serviços para a organização.

O planejamento de comunicação institucional tem caráter essencialmente

  • A. interno.
  • B. externo.
  • C. local.
  • D. tático.
  • E. estratégico.

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional.

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto.

IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e IV.

O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa quantitativa é

  • A. o intervalo de confiança.
  • B. a definição do problema.
  • C. a composição da amostragem.
  • D. o formato do questionário.
  • E. os objetivos do levantamento.

Para realizar uma comunicação no sentido de promover preceitos ambientais, como a responsabilidade social, o consumo sustentável, e as relações da instituição com a comunidade, é necessário dar atenção a duas figuras da sociedade que podem ser encarnadas pelos mesmos indivíduos, a saber, o

  • A. cidadão e o consumidor.
  • B. comprador e o eleitor.
  • C. político e o cidadão.
  • D. comprador e o vendedor.
  • E. produtor e o reciclador.
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