Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A década de 1970 marca um período de expansão do jornalismo na TV Globo, pois nesse período estrearam o

  • A. Jornal Internacional e o Globo Repórter.
  • B. Jornal Nacional e o Fantástico.
  • C. Bom Dia Brasil e o Globo Rural.
  • D. Repórter Esso e o Ultranotícias.
  • E. Bom Dia São Paulo e o Tele Globo.

As opções a seguir indicam inovações que as tecnologias digitais trouxeram para a fotografia, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A diminuição do tempo entre a captação e a visualização da imagem.
  • B. A banalização do ato fotográfico.
  • C. A transformação de qualquer pessoa em produtora e distribuidora de imagens.
  • D. A possibilidade de sobreposição e de montagem de imagens.
  • E. A crescente volatilidade dos registros na medida em que podem ser facilmente deletados.

O recurso utilizado nas páginas da web em que a versão reduzida de uma imagem ao ser clicada amplia-se na tela para suas dimensões normais, é conhecida no jargão das novas tecnologias digitais como

  • A. pop-up.
  • B. thumbnail.
  • C. podcast.
  • D. tin-top.
  • E. malware.

O Segundo Reinado foi marcado pela consolidação política e também pela economia cafeeira. No governo de Dom Pedro II, foram inauguradas as primeiras linhas telegráficas e também as primeiras estradas de ferro, além de ter sido dada ênfase às ciências e à cultura. Entretanto, os gastos com a Guerra do Paraguai e as crescentes pressões contra a escravidão, entre outros fatores, contribuíram para a crise da monarquia. Crônicas e charges pontuaram o período, divulgando ideais republicanos e abolicionistas, destacando-se a Revista Illustrada. Sobre essa publicação, é correto afirmar que:

  • A. apesar das críticas à Monarquia, as ilustrações raramente satirizavam as elites agrárias nacionais, responsáveis pela sustentação econômica daquele hebdomadário;
  • B. apesar das críticas à Monarquia, as ilustrações raramente satirizavam as elites agrárias nacionais, responsáveis pela sustentação econômica daquele hebdomadário;
  • C. outros títulos hemerográficos congêneres que antecederam a Revista Illustrada não publicavam litografias ou imagens;
  • D. os desenhos de Angelo Agostini espelhavam as formulações de Joaquim Nabuco sobre o abolicionismo;
  • E. a Revista Illustrada, publicada pelo italiano Angelo Agostini, expunha as miudezas da vida cotidiana da capital do império, mas se eximia de retratar aspectos arquitetônicos ou urbanísticos do Rio de Janeiro.

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

  • A. o objetivo geral da campanha definido a partir de uma demanda específica de grande número de acidentes com a rede elétrica na época do Carnaval.
  • B. a estratégia adotada para atingir os objetivos estratégicos de comunicação integrada da empresa em questão que envolve várias épocas do ano, incluindo o Carnaval.
  • C. uma tática para reduzir os custos da empresa com manutenção aproveitando a audiência potencializada durante o Carnaval.
  • D. a fase inicial de implantação do plano de comunicação integrada da empresa em questão para o ano todo, aproveitando a efeméride da data para marcar a ação.
  • E. uma medida de acompanhamento dos resultados da campanha de comunicação integrada que se estendeu até o Carnaval.

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere:

I. Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada.

II. Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release.

III. Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada.

IV. Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa.

Está correto o que consta em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

  • A. apenas os gestores da instituição assessorada que foram alvo de reportagens nos diversos veículos de comunicação. O clipping pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.
  • B. apenas a instituição assessorada sem se importar com as extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização. O clipping diário deve ser sintético para poupar o tempo dos executivos. Se houver interesse, o texto completo pode ser enviado por e-mail.
  • C. apenas os concorrentes diretos. As notícias sobre a instituição assessorada devem sair apenas no boletim informativo interno. A extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização devem vir em uma edição eletrônica com apenas manchetes e chamadas.
  • D. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos. As extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização só poderão ser incluídas se o clipping for eletrônico e publicado na intranet da empresa.
  • E. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos, além das extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização. O clipping diário pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:

I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.

II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.

III. A originalidade sonora é uma marca esperada.

IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.

A previsão das reportagens e notas cobertas em uma futura edição de um telejornal dá-se o nome de

  • A. apuração.
  • B. retranca.
  • C. gaveta.
  • D. decupagem.
  • E. pré-espelho.

Considere:

I. A diferença entre o jornalismo e a ciência está no formato textual, pois enquanto um busca se comunicar com um público amplo, o outro se dirige somente à comunidade científica.

II. A informação jornalística e o conhecimento científico estão em níveis distintos de trabalho cognitivo, sendo que somente o segundo depende de validação em método válido e reprodutível.

III. A finalidade do jornalismo e da editoração na popularização do conhecimento é tornar a ciência e a filosofia compreensíveis para o público não especializado.

IV. O jornalismo trata de forma científica os seus textos em todas as editorias, desde política, economia e esportes até cultura e astronomia.

V. Na divulgação científica o jornalista não reproduz experimentos ou análises empíricas realizadas por cientistas, mas pode analisar os procedimentos de pesquisa para verificar a credibilidade da fonte, ou seja, do pesquisador e os resultados de sua pesquisa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...