Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A presença do repórter no vídeo serve para dar um corte de tempo em meio a uma reportagem e chamar a atenção do telespectador para alguma informação relevante. Esse recurso pode ser usado para descrever algum fato sobre o qual não se tem imagem.

Esse recurso televisivo é denominado

  • A. off.
  • B. nota pelada.
  • C. passagem.
  • D. sonora.
  • E. chamada.

Com a diminuição do número de jornalistas nas redações, é cada vez mais comum a produção de notícias baseadas em releases enviados por assessorias de imprensa, ocorrendo, inclusive, a reprodução integral ou parcial destes.

Nesse contexto, assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado, caso a informação publicada estiver incorreta,

  • A. o assessor de imprensa é o único responsável e deve se desculpar publicamente com o repórter e com o público.
  • B. o veículo de comunicação deve exigir o direito de resposta frente a assessoria.
  • C. o jornalista que redigiu a notícia ou copiou o release é responsável pelo que publicou.
  • D. O editor deve solicitar a demissão do assessor e veicular nota explicativa sobre a origem da informação.
  • E. o erro é aceitável, na medida em que não houve recursos para checar as informações.

Sobre o envio de brindes ou de presentes como estratégia de relacionamento entre empresas e jornalistas, aconselha-se que

  • A. sejam oferecidos apenas em datas comemorativas ou por ocasião das festas de fim de ano.
  • B. sejam oferecidos após consulta aos critérios de cada veículo, para sua aceitação.
  • C. sejam de alto valor relacionados com a atividade fim da empresa.
  • D. sejam oferecidos como garantia de veiculação de uma reportagem favorável à empresa.
  • E. sejam oferecidos aos colunistas, pois estes não precisam se submeter ao código de ética dos veículos.

Se comparada com a notícia, a reportagem apresenta um certo grau de extensão e/ou aprofundamento do relato, na busca do entendimento mais amplo da questão em exame.

Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta as características de uma reportagem.

  • A. A predominância da forma narrativa e a humanização do relato.
  • B. O relato ficcional e, obrigatoriamente, mais intenso que o da notícia.
  • C. A inexistência de fontes de informação e apuração superficial.
  • D. A impossibilidade de ser executada em meios audiovisuais e digitais.
  • E. A predominância da estrutura dialogal descolada dos acontecimentos.

Na entrevista radiofônica, quando se está no ar, espera-se que o entrevistador

  • A. dê sinais curtos de aprovação para o entrevistado, tais como “hãhã”, “mmm”, “sim”.
  • B. repita o nome do entrevistado em momentos diferentes da entrevista quando esta for muito longa, de modo a situar o ouvinte.
  • C. pergunte o nome do entrevistado, bem como a pronúncia correta, como forma de quebrar o gelo.
  • D. faça perguntas genéricas, começando sempre com “o que o senhor(a) acha de....” ou “como o senhor (a) vê...”, para dar mais liberdade ao entrevistado.
  • E. estenda o tempo da entrevista, mesmo que o entrevistado não tenha a informação desejada, como forma de cumprir o roteiro de perguntas previamente estabelecido.

Considere as afirmativas abaixo.

I. O release, assim como a tradução da palavra em inglês, lançamento, é utilizado para divulgar acontecimentos que sejam considerados interessantes para a organização.

II. O objetivo do release é ser reproduzido na íntegra pelos veículos de imprensa.

III. O objetivo do release é servir como pauta e não como matéria pronta para os veículos de imprensa.

IV. Nas coletivas de imprensa, pode ser oferecido aos jornalistas um press kit, contendo o release e, necessariamente, um presente em agradecimento aos jornalistas que aceitaram participar.

V. Notas oficiais são releases para temas negativos.

VI. Uma maneira criativa de medir a eficiência do release é fazer o monitoramento com a clipagem das notícias publicadas que tenham relação com o release produzido.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e VI.
  • B. II, III e IV.
  • C. IV, V e VI.
  • D. I, II e III.
  • E. II, IV e V.

Essa é a definição para a elaboração

  • A. da capa.
  • B. da página central.
  • C. das colunas.
  • D. dos gráficos.
  • E. do sumário.

Na segunda metade do século XX, no Brasil, as inovações tecnológicas propiciaram às emissoras de televisão maior qualidade técnica e operacional. O Jornal Nacional, por exemplo, foi o primeiro a ser transmitido em rede para todo o país.

A estrutura dos telejornais da Rede Globo privilegiava:

  • A. a apresentação de notícias no estilo manchetado, com a adoção do mesmo padrão de leitura dos radiojornais de sucesso da época, como o “Repórter Esso”;
  • B. o padrão de qualidade segundo o qual o formato e a parte visual sucediam, em termos de importância, o conteúdo do noticiário;
  • C. a presença de âncoras masculinos com boa aparência para atrair o público feminino das telenovelas;
  • D. o formato curto e dinâmico para as notícias e a escolha criteriosa dos locutores, repórteres e imagens para as matérias;
  • E. a produção de reportagens investigativas de cunho político-ideológico de contestação ao regime vigente.

O processo de construção noticiosa envolve a adoção de critérios pelas empresas jornalísticas para determinar quais acontecimentos serão veiculados. De acordo com o teórico Mauro Wolf, os valores-notícia de construção são usados para elaborar a forma pela qual um acontecimento será noticiado. Assim, podemos elencar a “simplificação”, utilizada no intuito de diminuir a natureza polissêmica de um acontecimento e facilitar sua compreensão; a “amplificação”, empregada para aumentar a abrangência e a força do acontecimento; a “personalização”, quando se acentua a importância de pessoas em dados acontecimentos, dentre outros critérios de noticiabilidade. Ademais, há ainda fatores intangíveis que também influenciam o processo de seleção, como:

  • A. inequívoca concorrência dos jornais gratuitos diários;
  • B. hierarquização da tomada de decisão, com ênfase em ouvidoria;
  • C. queda na circulação dos impressos e diminuição de arrecadação com assinaturas e vendas em bancas;
  • D. idiossincrasias dos jornalistas que ocupam cargos decisórios;
  • E. determinações dos manuais de redação e estilo das empresas jornalísticas.

A terceira Copa do Mundo, disputada na França, revelou jogadores como Leônidas da Silva e Domingos da Guia. Ao contrário das duas últimas participações, a seleção brasileira de futebol chegou perto do título. Os brasileiros acompanharam o evento ao vivo por intermédio:

  • A. da recém inaugurada TV Tupi;
  • B. de um pool de emissoras de TV e rádio brasileiras;
  • C. de Nelson Rodrigues, cronista e autor de reportagens especiais para o Jornal dos Sports;
  • D. de Mário Filho, jornalista esportivo da rádio Nacional do Rio de Janeiro;
  • E. de Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...