Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As pessoas se assustam quando uma mulher bonita e vaidosa é gari. E por acaso não pode existir gari bonita?. O questionamento é da musa da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a gari de 23 anos, que virou a sensação da internet nas últimas semanas. A carioca teve suas fotos compartilhadas por milhares de pessoas no Whatsapp e, com a exposição, ganhou mais de 46 mil seguidores nas redes sociais, além de 42 mil no Instagram (Correio Braziliense online, acessado em 22/07/2015).
Com base no texto acima, pode-se afirmar que foi utilizado o seguinte tipo de lead:
Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:
A redação do radiojornal recebeu um release da secretaria municipal de saúde no qual alertava a população para a realização de campanha emergencial de vacinação contra meningite, tendo em vista um surto no município. As recomendações, faixa etária abrangida e outras informações relevantes constavam do comunicado à imprensa. Por se tratar de uma notícia de utilidade pública, a estrutura esquemática adequada de produção textual, de acordo com os manuais de redação e estilo das emissoras de rádio com programação talk and News, é:
A apreensão de uma lista com nomes de políticos, empresários, agentes de primeiro escalão da área da segurança pública e jornalistas, supostamente envolvidos com propina fixa mensal do jogo do bicho, suscitou debate entre editores e chefes de reportagem de uma empresa jornalística do ramo impresso sobre a publicação ou não daquele documento. O material foi obtido durante operação de busca e apreensão realizada pela polícia, a pedido do Ministério Público, em uma das fortalezas de um notório contraventor. Em observância aos preceitos éticos do jornalismo, a postura recomendada para esse caso é:
A direção de Jornalismo, assessorada pela área de marketing da emissora, percebeu a necessidade de reformulação de um programa televisivo sobre esportes. Novas estratégias de aproximação com o público em geral, visando aumentar a audiência, envolverão redesenhar o estúdio, modificar o estilo de apresentação e apostar em pautas ligadas ao entretenimento. Até então, o programa diário, com trinta minutos de duração, apresentava estúdio com tapadeira verde na qual era sobreposto o nome do programa, bancada, textos lidos com auxílio do teleprompter e pautas predominantemente ligadas ao futebol. A partir dessas informações, as mudanças estruturais e de conteúdo, que deverão contrastar totalmente com o antigo formato do programa, precisarão contemplar:
Produtor e editor de áudio de uma emissora radiofônica precisam alterar um documentário que já está montado. Dos dez minutos previstos de duração, o documentário tem vinte segundos a menos. O assunto abordado são as músicas temas consagradas no cinema europeu. Além das vozes dos dois locutores, o documentário traz sonoras dos entrevistados e trilhas, tanto para background como também para execução em primeiro plano. O mais indicado a fazer, sem deturpar a proposta de dinamismo que caracteriza o produto, é:
Na produção de notícias institucionais, o assessor de imprensa deve considerar as características de diferentes meios e veículos para otimizar a informação no canal mais adequado. O meio televisivo tem como características diferenciadas dos outros os atributos de:
Um emissora de televisão, próximo ao final do ano, realiza uma reportagem falando sobre o consumismo exacerbado nas compras de Natal, por mais que a área comercial da emissora desaconselhasse a veiculação dessa matéria. Ao desenvolver o senso crítico e estimular o debate, nesse caso a emissora pratica um jornalismo:
A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:
Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...