Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende aplicável a todos os tipos de relacionamento de uma organização. Os essenciais são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os não essenciais são identificados pela sua participação/ envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de redes de interferência são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.
O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Relacione as teorias do jornalismo listadas a seguir às respectivas características.
( ) Teoria do Agendamento
( ) Teoria do Gatekeeper
( ) Teoria do Espelho
( ) Teoria do Newsmaking
1. Privilegia o impacto de ações pessoais no produto jornalístico, pois é o jornalista quem definirá se uma notícia será ou não publicada.
2. Acredita que as notícias são da maneira que a realidade as determina, visto que o jornalista é um mediador desinteressado entre a realidade e seu relato.
3. Preocupa-se com a produção da notícia dentro de uma rotina industrial, sendo o jornalismo uma construção social de uma suposta realidade.
4. Trata do consumo das notícias e propõe que a mídia é capaz de pautar os relacionamentos e tornar os assuntos por ela veiculados os mais importantes a serem discutidos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
As características da indústria cultural passíveis de crítica, segundo a Escola de Frankfurt, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Em relação ao conceito de comunicação pública, em uma perspectiva contemporânea, analise as afirmativas a seguir.
I. Exige a participação da sociedade e de seus segmentos apenas como receptores da comunicação do governo e de seus poderes institucionalizados.
II. Pode ser entendida como um processo que se instaura na esfera pública entre Estado, Governo e Sociedade para ser um espaço privilegiado de negociação entre os interesses de várias instâncias de poder constitutivas da vida pública do país.
III. Restringe-se à informação veiculada pelos meios estatais de comunicação em oposição à iniciativa privada e aos grandes conglomerados globais de mídia.
Assinale:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Em Apocalípticos e Integrados (Ed. Perspectiva, 1979), Umberto Eco descreve dois grupos de pensadores sobre a Comunicação de Massa. Segundo o autor italiano, os integrados são aqueles que celebram e rejubilam essa forma de se comunicar como uma espécie de democratização cultural. Já os apocalípticos são aqueles que
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
A prática profissional de um comunicólogo em uma instituição pública pauta-se por uma abordagem que promova o
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Durante as coletivas de imprensa relacionadas a um evento esportivo internacional, a organização providenciou tradução simultânea em inglês, espanhol, francês, alemão, português e italiano. De acordo com a teoria da informação proposta por Shannon e Weaver, entrevistados e entrevistadores compreendem as mensagens pois, por intermédio da tradução, passaram a compartilhar:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Uma tribo indígena da amazônia brasileira tinha por hábito a prática do extrativismo vegetal para atender suas necessidades de sobrevivência. Contudo, uma grande indústria do país se interessou pela produção e comercialização dos frutos nativos da reserva indígena e propôs contratos com metas de coleta diárias. Uma das estratégias de convencimento foram as propagandas e filmes selecionados pela Assessoria de Comunicação que apresentavam benesses das sociedades industrializadas. Reportagem especial produzida por uma emissora de TV mostrou de que modo isso afetou a rotina e até mesmo a organização social da tribo. Um dos antropólogos ouvidos na reportagem citou a teoria dos vínculos sociais proposta por Tönnies, no final do século XIX. A análise denominada Gemeinschaft und Gesellschaft opunha dois tipos de organização societária uma pré-industrial e outra industrializada. Na primeira, onde o termo em alemão Gemeinschaft pode ser lido como comunidade, se observa respeito aos laços culturais e de sangue, com pessoas vivendo integradas num mundo praticamente agrícola; já na Gesellschaft, a condição do relacionamento social é o contrato, com obrigações que as partes envolvidas prometem cumprir e que preveem mecanismos impessoais de controle, produção e recompensa. Daí se infere que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...