Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Uma empresa produtora de papel e celulose pretende reverter a imagem negativa da instituição após a divulgação de uma reportagem que envolvia um dos fornecedores com denúncias de desmatamento irregular. Diante deste quadro:

  • A. uma das ações que pode contribuir na reversão da imagem é uma campanha de responsabilidade social e consumo sustentável anunciada apenas na intranet da instituição, para evitar ruídos externos.
  • B. como a denúncia envolve um fornecedor, basta a divulgação de uma nota oficial dizendo que ele está excluído da relação de fornecedores, pois a instituição não é responsável pela cadeia produtiva.
  • C. a assessoria de comunicação sugeriu uma campanha de consumo sustentável capitaneada pela empresa e que seja estendida também para o público interno e envolva o uso consciente de água, energia e papel.
  • D. a campanha de responsabilidade pode envolver o plantio de mudas na área desmatada, mas, por coerência, deve ser mantida em sigilo para evitar novas denúncias e repercussões negativas.
  • E. o anúncio, em coletiva de imprensa, da denúncia do fornecedor ao Ministério Público já é suficiente para reverter a imagem negativa.

O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.

Do ponto de vista da linguagem jornalística, a

  • A. pauta não apresenta fontes adequadas para TV, ou seja, com dicção correta e que façam respostas dentro do tempo ideal para uma reportagem de cerca de um minuto e meio.
  • B. pauta carece de notabilidade, acontecimentos tangíveis têm mais valor-notícia. Portanto, uma sugestão de pauta sobre uma greve de trabalhadores ou que mostre acidentes de trabalhos têm mais notabilidade para TV do que falar de forma geral sobre condições de trabalho.
  • C. notícia não é relevante. Como o tempo na TV é muito “caro”, notícias das editorias de política e economia são prioritárias nos processos de seleção.
  • D. pauta não tem consonância, ou seja, não se encaixa em outros casos já divulgados pelos meios de comunicação e que sejam de fácil compreensão dos telespectadores.
  • E. sugestão demanda o uso de câmeras escondidas e outros recursos do jornalismo investigativo que não são compatíveis com os orçamentos da maioria das emissoras de TV.

O jornalista, seja ou não um assessor de imprensa, precisa conhecer os jargões profissionais. Relacione os exemplos a seguir aos seus respectivos significados.

1. Follow up

2. Press Kit

3. House organ

4. Cozinha

5. Comunicado

( ) Trabalho de reescrever, adaptar, atualizar ou condensar textos do próprio veículo de comunicação ou de outra publicação.

( ) Publicação empresarial dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo à organização.

( ) Ato de dar continuidade a um contato para buscar informações sobre uma atividade ou decisão acertada para um prazo determinado.

( ) Aviso de interesse público, anúncio, release.

( ) Conjunto informativo composto de materiais diversos destinado à divulgação de fato jornalístico ou evento publicitário.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 5 – 1 – 3 – 4
  • B. 5 – 3 – 4 – 2 – 1
  • C. 4 – 2 – 5 – 1 – 3
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4
  • E. 4 – 3 – 1 – 5 – 2

A partir do agendamento de uma entrevista exclusiva com um repórter de TV na sede da empresa, o assessor de imprensa deve orientar seu assessorado sobre como se comportar em tal ocasião. As opções a seguir apresentam algumas dessas orientações, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. Priorize o uso de frases curtas e simples nas respostas.
  • B. Escolha o local da entrevista de modo a evitar ambientes visualmente poluídos.
  • C. Use roupas com cores vibrantes e acessórios chamativos para se destacar no vídeo.
  • D. Demonstre tranquilidade na condução objetiva das respostas.
  • E. Cite o nome da empresa ou do produto, de modo discreto, sempre que cabível.

A assessoria de imprensa de um órgão Judiciário brasileiro apresentou um plano de comunicação em que procurou reduzir o número de declarações pessoais dos magistrados para enfatizar informações transmitidas de maneira impessoal. Do ponto de vista dos objetivos de comunicação do Poder Judiciário, essa ação:

  • A. não procede, porque os magistrados são a principal fonte de informação para a sociedade sobre o Poder Judiciário;
  • B. procede, porque segue o princípio de evitar a promoção pessoal dos integrantes do Poder Judiciário;
  • C. não procede, porque a impessoalidade da informação afasta o cidadão das atividades do Poder Judiciário;
  • D. procede, porque os integrantes do Poder Judiciário não são especialistas em comunicação e devem evitar falar em público;
  • E. não procede, porque informações jurídicas veiculadas em meio impresso são de difícil compreensão para os cidadãos.

O clipping é uma das principais atividades de uma assessoria de imprensa. No curto prazo, ele mantém informado o público interno. A longo prazo, as informações específicas da organização do clipping podem ser usadas para realizar um(a):

  • A. estudo de mercado;
  • B. auditoria de imagem;
  • C. pesquisa de opinião;
  • D. auditoria externa;
  • E. estudo de cenários.

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

  • A. apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • B. a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • C. a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • D. o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • E. os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores

PORQUE

II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II, III e V.

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  • A. zelar pelos interesses e assuntos da direção.
  • B. atender todos pedidos dos stakeholders.
  • C. discutir as pautas e avaliar os seus resultados.
  • D. priorizar os produtos ou serviços da empresa.
  • E. fiscalizar os textos a serem publicados.
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