Questões de Comunicação Social do ano 2016

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O papel da comunicação governamental é

  • A. reforçar o que a grande imprensa divulga, pois é aí que reside a informação que interessa ao público.
  • B. garantir os direitos à informação acessível para toda a população.
  • C. aproveitar o espaço sem custo financeiro oferecido pelas empresas privadas de comunicação.
  • D. garantir prioritariamente a popularidade dos governantes.
  • E. impedir que as empresas privadas cobrem por serviços que o governo oferece gratuitamente.

O termo "promoção" pode ser empregado em campanhas públicas de saúde. Promoção em saúde é uma

  • A. combinação para melhorar a imagem do Ministério da Saúde durante os processos eleitorais.
  • B. combinação com objetivo de transformar positivamente a imagem do Ministério da Saúde.
  • C. combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde.
  • D. imposição legal que obriga às marcas de produtos alimentares a divulgarem as informações nutricionais no rótulo das embalagens.
  • E. estratégia de divulgação de informações exclusivamente nutricionais no rótulo das embalagens de forma atrativa para o consumidor.

Para Margarida Kunsch, a atuação harmoniosa da comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação interna e comunicação administrativa corresponde à comunicação

  • A. empresarial.
  • B. corporativa.
  • C. pública.
  • D. colaborativa.
  • E. organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta a base de quase toda matéria jornalística, em qualquer meio de comunicação que consiste em contato pessoal entre repórter e fonte, isto é, uma ou mais pessoas que tenham informações a prestar.

  • A. checagem
  • B. clipagem
  • C. entrevista
  • D. opinião
  • E. direito de resposta

Autores relacionam o processo de criatividade publicitária com a bricolagem. Essa relação é possível, pois

  • A. a criação está relacionada ao processo de recorte, associação e edição de informações que se encontram no repertório cultural da sociedade.
  • B. o texto publicitário é caracterizado pela utilização de figuras de linguagem.
  • C. depende da criatividade do departamento de criação de uma agência de publicidade.
  • D. traduz um fenômeno que distingue o discurso denotativo e conotativo no ato da criação.
  • E. o ethos de uma campanha publicitária relaciona-se com o estilo de escrita do redator e da própria agência de publicidade.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de texto que é o principal texto de opinião em um órgão de informação e que representa, tradicionalmente, o ponto de vista desse órgão de informação sobre um importante tema da atualidade e pode não ser assinado (subentende-se uma assinatura coletiva).

  • A. artigo
  • B. editorial
  • C. coluna
  • D. crônica
  • E. escalada

Lide é o nome que se dá ao primeiro parágrafo do texto jornalístico informativo, no qual as perguntas principais cobre um acontecimento (“o quê”, “quem”, “quando”, “como”, “onde” e “por quê”) devem ser respondidas. No Brasil, o segundo parágrafo do texto jornalístico informativo é, muitas vezes, chamado de

  • A. apêndice.
  • B. sumário.
  • C. sublide.
  • D. cabeça.
  • E. interlide.

A nota simples, apresentada por âncoras ou apresentadores de telejornal, também é chamada de

  • A. nota coberta.
  • B. nota pé.
  • C. nota pelada.
  • D. passagem.
  • E. stand up.

Notícias de gaveta são

  • A. matérias quentes, que devem ser divulgadas imediatamente.
  • B. matérias frias, sem urgência de publicação, e que podem sair em edições posteriores de um jornal.
  • C. matérias quentes, mas sem urgência de publicação.
  • D. matérias quentes, mas cujo off não foi checado.
  • E. matérias frias, mas com urgência de divulgação.

Como gênero, a crônica é associada mais comumente ao jornalismo

  • A. informativo.
  • B. interpretativo.
  • C. noticioso.
  • D. opinativo.
  • E. narrativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...