Questões de Comunicação Social do ano 2016

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo “espelho”, no meio jornalístico, significa:

  • A. Jornalista que emite opiniões conforme a empresa em que trabalha.
  • B. Ilustração feita em computador para auxiliar na explicação da notícia.
  • C. Nome técnico que identifica a reportagem.
  • D. Cronograma e relação dos vídeos que entrarão durante a apresentação do telejornal.

Os tipos de plano a que se refere a pesquisadora são, respectivamente,

  • A. close ... primeiro plano
  • B. primeiro plano ... plano americano
  • C. close ... plano geral
  • D. plano americano ... primeiro plano
  • E. plano geral ... close

Observe a imagem a seguir.

O equipamento retratado é usado para acompanhar o deslocamento de pessoas ou objetos em produções de televisão. Esse movimento é chamado de

  • A. tripé.
  • B. unidade móvel.
  • C. travelling.
  • D. tilt.
  • E. zoom in.

Quando dois padrões de retícula com inclinações diferentes são aplicados um sobre o outro, pode-se obter uma imagem como a do exemplo. Esse efeito é chamado de

  • A. rosácea
  • B. dupla exposição.
  • C. fototipia.
  • D. moiré.
  • E. overlay.

Leia o trecho a seguir: “A necessidade de se pensar sobre [...] surge diante da constatação prática de que não há espaço nos veículos informativos para a publicação ou veiculação da infinidade de acontecimentos que ocorrem no dia a dia” (SILVA, 2005, p. 97). Em outro trecho, a seguir, tem-se que: “[...] não é, pois, uma classificação abstrata [...]; é, antes, a lógica de uma tipificação que tem por objetivo atingir fins práticos de uma forma programada e que se destina, acima de tudo, a tonar possível a repetitividade de certos procedimentos”. (WOLF, 1999, p. 197). Sabendo-se o modo de fazer do jornalismo, os trechos abordam os:

  • A. Critérios de noticiabilidade
  • B. Noções de entrevista
  • C. Efeitos do mass media
  • D. Processos do agenda setting

Leia as afirmações a seguir:

I. A estratificação dos produtos culturais, segundo a sua qualidade estética ou o seu interesse, é perfeitamente adequada à lógica de todo o sistema produtivo.

II. Embora os indivíduos acreditem que, nos seus tempos livres, se subtraem aos rígidos mecanismos produtivos, na realidade, a mecanização determina tão integralmente a fabricação dos produtos de divertimento que aquilo que se consome são apenas cópias e reproduções do processo de trabalho.

III. Construídos propositadamente para um consumo descontraído, não comprometedor, cada um desses produtos reflete o modelo do mecanismo econômico que domina o tempo do trabalho e o tempo do lazer.

Sobre as afirmações, é correto afirmar que:

  • A. Correspondem a fundamentos presentes na noção teórica de gatekeeper.
  • B. Abordam as políticas de comunicação vigentes.
  • C. Trata-se de noções abordadas pela teoria crítica na análise do que se constitui como indústria cultural.
  • D. Relacionam-se ao caso específico da tematização das relações trabalhistas, num exemplo evidente de agenda-setting.

Leia o trecho a seguir: “Os símbolos são abreviaturas fixadas por convenções quase sempre internacionais para as unidades de medida, os elementos químicos, os pontos cardeais” (PINTO, 1993, p. 77). Na escrita das unidades de medida, é correto afirmar:

I. Escrevem-se os nomes das unidades com letras minúsculas, mesmo quando correspondem a nomes de pessoas.

II. Os símbolos fixados por convenções internacionais se submetem ao sistema ortográfico vigente no país.

III. Celsius, Fahrenheit e Réaumur são exceções que devem ser grafadas com letras maiúsculas.

  • A. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • B. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
  • C. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
  • D. Apenas a afirmação III está correta.

Leia o trecho a seguir: “As publicações organizacionais se propõem a combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Este é o objetivo finalista, pois as empresas conseguem atingir muitos outros tipos de objetivos intermediários com suas publicações. [...] As 11 publicações enquadram-se no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e os sistemas cultural-interno, ambiente competitivo [...]”. A característica de canais de comunicação estrutural é:

  • A. Utilização de veículos típicos para projeção de imagem, espelhando apenas as informações mais oficiais da direção da empresa.
  • B. A unilaterialidade e direção a uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima para comunicação indireta-unilateral-pública.
  • C. Publicações externas fundamentalmente em veículos instrumentais de comunicação que objetivam projetar uma imagem e obter comportamentos externos favoráveis à empresa.
  • D. Publicações internas para assegurar o fluxo satisfatório entre a direção e os funcionários, cujo objetivo é o de criar e manter o clima coletivo favorável e mostrar as empregados a política empresarial.

Leia o trecho a seguir: “A transladação dessa teoria para o campo definido do jornalismo leva à afirmação de que o acontecimento (do qual o relacionamento informativo faz parte) é uma forma de processo, com capacidade maior ou menor de desorganização e reorganização social. A intervenção do relato jornalístico em acontecimentos complexos ou com elevado potencial de complexidade pode assumir dimensão de sucesso dentro do processo e, até, desencadear processos derivados”. Ao se referir às condições em que o jornalismo é produzido, as quais, em determinado estado, se agregam ou suprimem objetos ou atribuem outras propriedades, busca-se delinear a característica descrita em:

  • A. Idoneidade e responsabilidade social do jornalismo.
  • B. Espontaneidade e objetividade financeira do jornalismo.
  • C. Intencionalidade e pragmática do jornalismo.
  • D. Previsibilidade e contemporaneidade do jornalismo

Leia o trecho do texto, não assinado, publicado na edição do dia 21 de março de 2016, no jornal O Estado de S. Paulo: “Se o Brasil não melhorar de maneira substancial os serviços de saneamento básico, todo o conjunto de ações de combate ao vírus zika em curso ou que vierem a ser tomadas não será suficiente para afastar o risco de surgimento de novos e graves problemas de saúde pública causados pelo mosquito Aedes aegypti – mesmo que essas medidas alcancem o resultado esperado. Em documento divulgado há dias, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que, para o combate eficaz ao vírus zika, os países que enfrentam o problema precisam melhorar o sistema de saneamento básico. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, estima que 95% dos casos de vírus zika, dengue e chikungunya – doenças que vêm causando grandes problemas no Brasil e em outros países – poderiam ser evitados se os governos das nações mais afetadas por eles tivessem adotado medidas ambientais adequadas. Embora não tenha sido esse seu objetivo, a avaliação das duas organizações internacionais representa uma crítica direta à ação do governo brasileiro – e de outros países que enfrentam os problemas de saúde pública causados pelo Aedes aegypti – na área de saneamento básico. Promessas, programas, metas de universalização dos serviços essenciais têm sido frequentemente citados pelo governo Dilma Rousseff, mas os resultados práticos são pífios. A ampliação da rede de abastecimento de água e da rede de coleta de esgotos e o aumento do volume de dejetos tratados antes de seu lançamento nos cursos d’água não têm ocorrido na velocidade necessária para que, como ainda promete o governo, a universalização dos serviços de saneamento básico seja alcançada em 2033. Se mantido o ritmo atual dos investimentos, essa meta só será atingida em 2054, mais de 20 anos depois do prazo anunciado pelo governo, segundo estudo divulgado há alguns meses pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Até lá, boa parte da população continuará convivendo com os problemas de saúde causados por falta de água corrente, lançamento de esgotos nas ruas sem tratamento e coleta inadequada de resíduos sólidos. As crianças são as vítimas preferenciais das más condições sanitárias em diversas regiões. Dados mais recentes indicam que 35 milhões de brasileiros não são atendidos por rede de abastecimento de água e metade da população não conta com serviço de coleta de esgoto, que por isso é lançado in natura no ambiente. Escassez de recursos, legislação dispersa e às vezes conflitante, excesso de burocracia em razão da multiplicidade de órgãos que tratam do assunto, baixa qualidade dos projetos executivos estão entre os problemas mencionados há anos como causa do atraso dos programas de saneamento básico no País e que o Plano Nacional de Saneamento Básico não conseguiu resolver. O País paga o preço desse atraso”. Observando a estrutura do texto e as palavras destacadas, juntamente com as noções da linguagem jornalística, tem no texto acima:

  • A. Crônica
  • B. Reportagem
  • C. Editorial
  • D. Resenha
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...