Questões de Comunicação Social do ano 2016

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Leia o texto publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 23 de março de 2016, a seguir: “A fisioterapeuta brasileira Neuseli Marino Lamari, moradora de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, perdeu o trem e escapou de um dos ataques em Bruxelas ontem. Ela tinha uma reunião na Universidade de Bruxelas, mas se atrasou e não conseguiu embarcar no trem alvo do atentado. Após conseguir se comunicar com seus parentes, ela relatou cenas de pânico e incredulidade e disse estar aliviada. „Foi por pouco, ainda estou muito chocada. Apesar do alívio por não ter entrado naquele trem, não deixa de ser assustadora toda essa confusão‟. Estações de trem foram fechadas e Neuseli teve de esperar a liberação para voltar a Paris, onde está hospedada. A fisioterapeuta viajou para a Europa para representar o Brasil no Congresso Mundial de Hipermobilidade, realizado em Paris. Em seguida, ela foi para a capital belga para uma série de reuniões com um grupo de estudos sobre a síndrome de Ehlers-Danlos, na qual se especializou”. Sobre o trecho transcrito e as noções a respeito de texto de jornalístico, veja as afirmações e quais delas estão corretas:

I – O relato da rotina da fisioterapeuta busca a relação de proximidade com a notícia, já que ela mora em São José do Rio Preto.

II – Trata-se de uma suíte centrada nos acontecimentos simultâneos ao fato principal.

III – Trata-se de uma narração jornalística com ênfase na intensidade, pois busca o nível das ressonâncias emocionais do fato, a impressão que deixa.

IV – A descrição do ambiente busca contextualizar as informações veiculadas nas notícias principais que focaram nos ataques em Bruxelas.

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e IV, apenas.

O marketing direto

  • A. é uma atividade de alto-custo financeiro.
  • B. é o mesmo que mala-direta.
  • C. não inclui target específico.
  • D. é uma estratégia para manter relacionamento massificado com o público.
  • E. é uma especialização do marketing que envolve técnicas de propaganda e venda dirigidas.

O termo brand é muito utilizado por profissionais de publicidade para falar sobre marcas. Define-se branding como a área

  • A. do marketing responsável pelo atendimento do portfólio de marca nas agências.
  • B. do marketing e da administração dedicada ao estudo da gestão das marcas.
  • C. da publicidade e propaganda dedicada exclusivamente ao estudo das marcas concorrentes que não fazem parte do portfólio da agência.
  • D. do marketing responsável por realizar pesquisas de mercado sobre a percepção do consumidor a respeito das marcas.
  • E. do marketing de uma agência de publicidade responsável por definir o valor de uma marca.

Marketing meeting points, ou pontos de contato, compreende

  • A. a estratégia de marketing viral.
  • B. os pontos de venda em que uma ou mais marcas patrocinam a distribuição dos produtos.
  • C. os brindes distribuídos em eventos com objetivo de aumentar a fidelização do consumidor.
  • D. a estratégia promocional que visa a atrair a atenção do público em eventos exclusivamente de marcas multinacionais.
  • E. os pontos de encontro entre consumidores e produtos ou de sistemas de produtos e seus fluxos comunicativos.

Comunicação Integrada de Marketing − CIM é o processo

  • A. criativo pelo qual o redator publicitário associa e edita informações para criação de uma campanha sobre a missão e valores de uma empresa.
  • B. de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação persuasivos com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo.
  • C. de implementação de redução de custos administrativos para aumento da verba de marketing e comunicação.
  • D. de comunicação persuasiva e ideológica utilizado pelos partidos políticos para integrar esforços de comunicação.
  • E. pelo qual as áreas de marketing e comunicação criam ações virais para serem compartilhadas apenas pela internet e principalmente via redes sociais.

O Presidente da Câmara vai dar uma entrevista coletiva no Anfiteatro da APM. A Assessoria de Imprensa prepara o ambiente com uma mesa e um microfone de mesa, considerando que a autoridade deve falar por meio do aparelho e não nele. Para que as respostas do Presidente sejam bem captadas e as câmeras de televisão consigam mostrar claramente o seu rosto, o microfone

  • A. deve ser posicionado próximo à sua boca.
  • B. precisa estar instalado próximo a uma superfície refletora.
  • C. deve ser acoplado a um refletor parabólico e instalado a cerca de 1m do vereador.
  • D. mais adequado é o headset para que o Presidente consiga ouvir os seus interlocutores.
  • E. deve ser colocado ao seu lado e voltado para a sua clavícula.

O primeiro veículo de comunicação a publicar uma imagem foi o jornal Daily (Nova Iorque) em 1880. Hoje a fotografia jornalística constitui uma especialidade da atividade jornalística com a finalidade de dar uma informação clara, precisa e concisa através da imagem. Para os pesquisadores da área,

  • A. a fotonotícia agrega imagens que possui uma disposição lógica para o entendimento, mostrando a cena com pequenos cortes e funcionando como uma animação.
  • B. a fotorreportagem é um gênero cujo conjunto de fotos forma uma narrativa ou quando uma série de fotos são construídas em torno de um tema específico, como o ensaio fotográfico.
  • C. a fotografia de entrevista refere-se à imagem que não cumpre apenas a função de só informar, mas constitui-se em uma construção da realidade e do contexto.
  • D. a foto simbólica, quando é usada para assegurar ou ampliar a informação, trabalha em conjunto com a matéria jornalística.
  • E. a fotossequência se caracteriza por publicar uma foto com alto teor informativo e consegue, independentemente da notícia, comunicar o fato.

Com o advento da televisão e a consequente criação de uma geração de pessoas aculturadas para o apelo visual das mensagens, os jornais impressos passaram a apresentar informações integrando, na diagramação, imagens, textos sintéticos e dados numéricos com a finalidade de prender a atenção dos seus leitores.

Essa forma de apresentar a notícia, como no exemplo, é chamada de

  • A. infografia.
  • B. mapografia.
  • C. infotenimento.
  • D. cartografia.
  • E. noticia visual.

O pesquisador Carlos Eduardo Lins da Silva realizou uma investigação de cunho científico sobre a recepção de um telejornal em diferentes comunidades. Para fazer sua pesquisa, o autor incentivou as pessoas interrogadas a raciocinar sobre a informação recebida do telejornal, interferindo no diálogo dos participantes para que tivessem ativo papel crítico a respeito das matérias escolhidas. Isto é, o pesquisador teve participação ativa no embate de ideias sugeridas pela recepção do noticiário. Essa metodologia é chamada de

  • A. grupo de pesquisa.
  • B. estudo de caso.
  • C. pesquisa-ação.
  • D. investigação incentivada.
  • E. pesquisa comunitária.

Alguns pesquisadores da comunicação no interior das organizações entendem que ela se opera por meio de quatro fluxos principais: ascendente, descendente, horizontal e transversal. Este último

  • A. se caracteriza pela circulação de críticas, apelos e sugestões por meios oficiais mantidos pela organização, como jornais e boletins, ou por cartas pessoais dos funcionários para a direção da organização.
  • B. corresponde às determinações oriundas da alta administração para o corpo de funcionários, por meio de publicações oficiais dirigidas a todo o universo funcional da organização.
  • C. é representado pela comunicação informal entre os vários segmentos da organização e não respeita os limites hierárquicos criados pela burocracia organizacional.
  • D. acontece por meio de canais tecnológicos como intranet e e-mail e tem o poder de subverter as hierarquias, por permitir mensagens entre funcionários de diversos setores.
  • E. evidencia a existência de uma cultura subjacente à cultura oficialmente estruturada pela organização para atingir as suas metas e acontece, principalmente, nos eventos extraexpediente.
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