Questões sobre Campanha Publicitária

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Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

  • A. Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
  • B. Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
  • C. Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
  • D. A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
  • E. Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.

A respeito da redação publicitária, julgue os itens subsecutivos. A abordagem ao consumidor, por meio do texto publicitário, deve ser sempre incisiva, formal e rebuscada: os textos devem entrar no universo do leitor criando com este intimidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

  • A. melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
  • B. valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
  • C. eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
  • D. destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
  • E. oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto.

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

As fases de uma campanha publicitária são

  • A. briefing, planejamento, criação, mídia, execução e avaliação.
  • B. pesquisa, planejamento, assessoria de imprensa, marketing e anúncios.
  • C. publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, advertising e marketing.
  • D. criatividade, pertinência, interesse, emotividade e compreensão.
  • E. análise de SWOT, objetivos de comunicação, táticas de comunicação, planejamento de mídia e orçamentos.

Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das casas visitadas a seguinte situação:

Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios. Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada

  • A. da forma que o cliente deseja para atingir seus objetivos com a campanha.
  • B. com cautela, bom senso e cuidando de cada detalhe.
  • C. em benefício da produção artístico-cultural de uma sociedade.
  • D. na veiculação dos produtos e serviços que já são de interesse do público.
  • E. com alertas sobre todos os pontos negativos do produto ou serviço anunciado.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. A propaganda institucional visa divulgar e promover os produtos e serviços de uma instituição para o mercado consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são

  • A. meios eletrônicos, impressos, digitais e exteriores.
  • B. meios de comunicação, dados de pesquisa, propostas de veículos e preparação.
  • C. situação do mercado, produto anunciado, concorrência e público alvo.
  • D. alcance, frequência, continuidade e impacto (métricas de verificação).
  • E. tática de mídia, cronograma de veiculação, tática de veiculação e patrocínio.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. Campanha de lançamento é aquela que busca promover uma imagem favorável para uma nova empresa, sua marca, missão, filosofia, seus valores e princípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. Devem ser feitos exclusivamente pela agência de propaganda, sem a participação dos anunciantes nestas fases, o planejamento de uma campanha, a definição das peças principais e do apoio que nela serão utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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