Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A estética do house organ não deve ser a mesma que a da identidade visual da organização, já que não se trata de publicação oficial.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As notícias institucionais são fabricadas no âmbito das instituições e empresas e, para que se transformem em acontecimento público, passam por uma série de instâncias que ajudam a construir o próprio acontecimento.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma organização pública, foi identificada a necessidade de melhorar a qualidade da informação entre os funcionários. Depois de analisar algumas opções, decidiu-se publicar um house organ, que seria impresso, mensalmente, e destinado à maior parte dos funcionários. Nele, haveria informações sobre normas e portarias de interesse geral, informações sociais, divulgação de programas de treinamento e de valorização dos servidores. Abaixo seguem as especificações básicas desse periódico.
House organ Um caderno com 8 páginas em formato final A4 vertical. Tiragem de 250 exemplares, com reproduções de infográficos e fotografias em cores.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A organização estética da composição ajuda o leitor na percepção visual e na localização dos conteúdos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.
A propaganda institucional é uma ferramenta de relações públicas e deve estar integrada à política de relacionamento público oferecida por um cliente ou anunciante.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.
As mensagens emitidas ao longo do tempo por uma empresa ou organização pública acabam por formar uma imagem dessa entidade para uma comunidade, uma sociedade, um país ou mesmo para a comunidade internacional. Dessa forma, o público acaba por ligar a empresa ou organização a uma idéia ou conceito, caracterizando o que se chama de identidade institucional.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação social tem ferramentas que complementam um planejamento estratégico. A sinergia entre elas proporciona um esforço conjunto para a obtenção de uma comunicação mais eficiente. Acerca das ferramentas da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Uma empresa ou organização não deve possuir vários emissores operando em freqüências próprias e simultâneas pois, nesse caso, liberariam mensagens contrárias àquelas que a empresa deseja transmitir aos seus públicos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O cerimonial e o protocolo constituem parte importante das assessorias de comunicação. Acerca das normas consensuais e das técnicas nacionais e internacionais relacionadas a essas atividades, julgue os itens que se seguem.
Nas solenidades de caráter empresarial, o presidente da empresa ou organização terá precedência sobre as demais autoridades e sempre presidirá a solenidade, sendo exceções as ocasiões em que estiverem presentes o presidente ou o vice-presidente da República.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As ações de relações públicas nas organizações podem assegurar grau maior de efetividade se estiverem atreladas a um processo de planejamento capaz de antever as situações. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Ao contrário do que ocorreu na década passada, os planos estratégicos de comunicação de uma empresa atualmente devem privilegiar a análise interna em detrimento da externa, pois, se a empresa não estiver organizada internamente, nenhuma ação de comunicação será exitosa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As ações de relações públicas nas organizações podem assegurar grau maior de efetividade se estiverem atreladas a um processo de planejamento capaz de antever as situações. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O plano estratégico de comunicação é o documento resultante do processo de planejamento estratégico, ou seja, esse plano é um instrumento do planejamento.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
Público interno, público externo e público misto podem ser atendidos de forma homogênea e indistinta por uma organização no contexto atual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...