Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As publicações institucionais constituem um dos elementos mais importantes dentro do sistema de construção da imagem da instituição. Portanto, essas publicações devem respeitar uma identidade corporativa. Considerando a produção e a publicação dessas peças de divulgação, julgue os itens a seguir.
A publicação de um relatório institucional deve estar em sintonia com a imagem da instituição, sem, no entanto, se tornar uma mera reprodução dos padrões estabelecidos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A clipagem assume características específicas em função dos veículos. Nos veículos impressos, é fundamental captar as chamadas de capa, caderno e até mesmo os destaques existentes nos sumários ou índices de publicação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes.
Muitas vezes, as empresas não atentam para o copyright, ou seja, o direito de reprodução do material publicado pelos veículos de comunicação, em especial jornais e revistas. A grande maioria não sabe que o autor de matéria ou ilustração tem exclusividade sobre o material publicado quando não é funcionário do jornal. Desse modo, ninguém poderá reproduzi-lo sem autorização.Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
Quando se organiza uma empresa, na verdade está-se organizando o processo de comunicação. A comunicação, enquanto processo, dá vida à empresa, por meio do encadeamento das suas partes.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
Uma empresa organiza-se, desenvolve-se, enfim, sobrevive, graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
Para enviar a seus superiores informações relativas à publicação de nova legislação pertinente ao trabalho do DPF, Lúcio poderá fazer uso de e-mail, que é um canal de comunicação apropriado para esse fim.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
No exercício de sua função, Lúcio deve ater-se à comunicação verbal, pois a comunicação gestual é inexeqüível nas organizações.
Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue os seguintes itens. O clipping atividade sistemática e rotineira de identificação e guarda de notícias de interesse da organização veiculadas pela imprensa tem o objetivo de monitorar a percepção pública, auxiliar no planejamento estratégico, identificar demandas de informação e subsidiar o processo de tomada de decisão.
A forma mais adequada para avaliar a gestão estratégica da comunicação organizacional de uma instituição não comercial se dá através da gestão do(a):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...