Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.
Qual destes preceitos está nos Princípios Gerais do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira?
Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público.
A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e especialmente a liberdade de imprensa e expressão do pensamento.
As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.
O Secretário-Geral preparará mensalmente, sempre que tiver havido decisões, resumos dos julgamento e das decisões para distribuição aos membros da Diretoria da ABERT.
A Comissão de Ética de Programas da ABERT, assim como o conselho, elaborará um regimento interno para o seu perfeito funcionamento.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A situação mais comum para abrigar o conceito de off é denominada por norte-americanos e britânicos de not for attribution, ou seja, as informações, inclusive citações entre aspas, podem ser publicadas, mas a fonte que as transmitiu não deve ser mencionada pelo nome.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O segundo conceito de off é o de deep background, em que se admite o uso do sentido geral das declarações, mas não se pode nem publicar declarações entre aspas nem identificar a fonte.
Considere as assertivas abaixo
I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos. Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.
II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa?
Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente
a informação off e imparcialidade jornalística.
a ética no jornalismo.
a parcialidade e ética jornalística
a situações de risco e ética jornalística.
ao jornalismo opinativo.
Os trechos grifados na citação sugerem três princípios éticos importantes no jornalismo, de acordo com os quais seriam desaprovados os métodos empregados pela dupla, assim como o enfoque dado ao tema. Identifique esses três princípios.
é dever do jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão; o jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções; o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.
a divulgação de informação é dever dos meios de comunicação; a informação divulgada pelos meios de comunicação pública terá por finalidade o interesse social e coletivo; o acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e identidade das suas fontes de informação; é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse público; é dever do jornalista combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
é dever do jornalista defender o livre exercício da profissão; em todos os seus direitos e responsabilidades o jornalista terá apoio e respaldo das entidades representativas da categoria.
o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos; respeitar o direito à privacidade do cidadão; o jornalista é responsável por toda a informação que divulga.
Em 29 de setembro de 1985 a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, aprovou seu código de ética. A única diretriz que está de acordo com essas normas é:
O jornalista, no exercício de sua profissão, pode aceitar oferta de remuneração por seu trabalho, maior que o piso da categoria.
O profissional, segundo sua conveniência, pode frustrar a manifestação de opinião divergente ou impedir o livre debate.
Em determinadas situações, concordar com a prática de perseguição ou discriminação social.
Dependendo do interesse da empresa, submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
O profissional pode exercer coberturas jornalísticas pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário ou assessor.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
De acordo com o Código de Ética do Jornalista, este profissional deve:
divulgar os fatos de interesse privado
impedir o livre debate
divulgar os fatos sem ouvir todas as partes envolvidas
opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão
impedir o direito de reposta
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Segundo o Código de Ética aprovado por entidades que representam os jornalistas brasileiros, "[...] a divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade". Este princípio refere-se
ao sistema de propriedade das mídias noticiosas.
à conduta profissional do jornalista.
à responsabilidade profissional do jornalista.
ao direito da sociedade à informação.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre a aplicação do Código de Ética, é INCORRETO afirmar que
da decisão tomada pela Comissão de Ética não caberá recurso por parte do jornalista advertido.
a Comissão de Ética será eleita, por voto secreto, em assembléia geral especificamente convocada.
jornalista associado a sindicato da categoria poderá, no limite, ser dele excluído em caso de falta ética grave.
o mandato da Comissão de Ética, composta por cinco membros, deverá coincidir com o da diretoria do sindicato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...