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O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária tem como principal objetivo a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade comercial, assim entendida a atividade destinada a estimular o consumo de bens e serviços, bem como promover instituições, conceitos ou idéias.
Em seu Artigo 11, está estabelecido que a propaganda política e a político-partidária:
serão sempre ostensivas.
não são capituladas nesse código.
são regidas por código específico.
têm regras idênticas às da iniciativa privada.
devem ser agenciadas por firmas especializadas.
Não é atitude ética de um profissional de rádio:
só dizer a verdade e resistir a todas as pressões que possam desviá-lo desse rumo.
ter cautela em relação a boatos, que devem ser divulgados em primeira mão, mas desmentidos se ficar apurado que não são verdadeiros.
não gravar entrevista sem o conhecimento da pessoa.
ser claro na distinção entre fato e comentário.
não colocar o entrevistado no ar sem que seja avisado antecipadamente.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.
A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
Toda produção de sujeitos é suscetível à subjetividade, o que não exime o profissional de comunicação de tentar ser o mais imparcial e o mais objetivo possível.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
Imparcialidade e objetividade são mitos. Mesmo assim os manuais de estilo e redação de grandes organizações jornalísticas continuam incluindo-as em suas recomendações.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
Matérias assinadas, por serem obviamente parciais e subjetivas, não implicam a obrigação do profissional de comunicação de seguir os princípios da imparcialidade e da objetividade.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base:
O exercício profissional aos portadores de diploma em jornalismo.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa incorreta:
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.
O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza estatal, estando sempre subordinado ao Código de Ética.
É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
É dever do jornalista divulgar os fatos e as informações de interesse público.
O jornalista não pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor ou empregado.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade
privada
moral
pública.
política.
coerciva.
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