Questões sobre Ética na Comunicação

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O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária tem como principal objetivo a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade comercial, assim entendida a atividade destinada a estimular o consumo de bens e serviços, bem como promover instituições, conceitos ou idéias.

Em seu Artigo 11, está estabelecido que a propaganda política e a político-partidária:

  • A.

    serão sempre ostensivas.

  • B.

    não são capituladas nesse código.

  • C.

    são regidas por código específico.

  • D.

    têm regras idênticas às da iniciativa privada.

  • E.

    devem ser agenciadas por firmas especializadas.

Não é atitude ética de um profissional de rádio:

  • A.

    só dizer a verdade e resistir a todas as pressões que possam desviá-lo desse rumo.

  • B.

    ter cautela em relação a boatos, que devem ser divulgados em primeira mão, mas desmentidos se ficar apurado que não são verdadeiros.

  • C.

    não gravar entrevista sem o conhecimento da pessoa.

  • D.

    ser claro na distinção entre fato e comentário.

  • E.

    não colocar o entrevistado no ar sem que seja avisado antecipadamente.

A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.

A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.

Toda produção de sujeitos é suscetível à subjetividade, o que não exime o profissional de comunicação de tentar ser o mais imparcial e o mais objetivo possível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.

Imparcialidade e objetividade são mitos. Mesmo assim os manuais de estilo e redação de grandes organizações jornalísticas continuam incluindo-as em suas recomendações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.

Matérias assinadas, por serem obviamente parciais e subjetivas, não implicam a obrigação do profissional de comunicação de seguir os princípios da imparcialidade e da objetividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base:

  • A. A jornada de trabalho de cinco horas.
  • B. A livre criação de cursos de jornalismo.
  • C. A existência de redes públicas de comunicação.
  • D. O direito fundamental do cidadão à informação.
  • E.

    O exercício profissional aos portadores de diploma em jornalismo.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.

  • B.

    O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza estatal, estando sempre subordinado ao Código de Ética.

  • C.

    É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

  • D.

    É dever do jornalista divulgar os fatos e as informações de interesse público.

  • E.

    O jornalista não pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor ou empregado.

De acordo com o artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, o exercício da profissão possui finalidade

  • A.

    privada

  • B.

    moral

  • C.

    pública.

  • D.

    política.

  • E.

    coerciva.

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