Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros estabelece que a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, o repórter é responsável por toda a informação que divulga, mesmo aquela que tenha sido alterada por terceiros.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O Código de Ética do Jornalista prevê que é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse
privado.
público.
institucional.
partidário.
parcial.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O artigo 8º do Código de Ética do Jornalista prevê que esse profissional resguardará a origem e identidade de suas fontes
sempre que considerar correto e necessário.
somente quando solicitado pela direção da empresa.
em qualquer situação, ainda que não seja imprescindível.
em nenhuma situação, sendo obrigado a informar sempre.
sempre que a fonte pedir, independente da opinião do jornalista.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
No que diz respeito à ética que rege a profissão de jornalista, é correto afirmar que ele pode:
Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com a tabela fixada por sua entidade de classe.
Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
Frustrar a manifestação de opiniões divergentes.
Resguardar a origem e identidade das suas fontes de informação.
Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Como a ética e a transparência das relações com a sociedade são uma exigência dos tempos de democracia, o relacionamento com a mídia deve ser encarado como uma ferramenta estratégica para demonstrar a convergência das corporações para com as demandas da sociedade. Tendo em vista este enunciado, foram criados os cursos de media training. Assinale as opções que fazem parte do novo modelo de relacionamento entre empresas e imprensa:
I- Low Profile.
II- Aliança com os proprietários de jornais e veículos de comunicação.
III- Identificação de interlocutores-chaves.
IV- Multimídia atualizada.
I e III
II e III
III e IV
I e IV
Todas acima.
A respeito da ética jornalística, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.
( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Moral.
( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Deontológico.
( ) A cláusula de doutrina é um direito constante no Código de Ética do jornalista brasileiro; ela permite ao profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.
Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O profissional de propaganda que atua em órgãos públicos participa de forma prioritária na organização de orçamentos e na divulgação dos produtos e serviços de comunicação, estando excluído de quaisquer decisões sobre produtos ou serviços.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.
É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...