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Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
Assim como os princípios éticos são os mesmos para todos os homens e mulheres em sociedade, a ética que regula as atividades jornalísticas é a mesma que regula as atividades publicitárias, mesmo que exista mais liberalidade de procedimentos entre as últimas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O Código de Ética do Jornalista fixa as normas de atuação desse profissional. De acordo com esse código, o jornalista é
responsável por toda informação que divulga, independente de ter sido alterada por terceiros.
isento de responsabilidade por tudo o que divulga.
responsável por toda informação que divulga, desde que não alterada por terceiros.
responsável somente se a pauta da matéria tiver sido sugestão sua.
isento de responsabilidade, desde que o editor assuma a responsabilidade pelo jornalista.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O trabalho do jornalista deve ser pautado pelo interesse
político.
particular.
econômico.
social.
ideológico.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida de acordo com o direcionamento político de seus proprietários e diretores, tendo em vista o compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
Resguardar a fonte é dever do jornalista e configura seu direito respeitar o direito do outro à privacidade.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
O jornalista pode divulgar informações obtidas, por exemplo, com o uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos, desde que haja dificuldade em obter outra possibilidade de apuração.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
O jornalista deve, ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
A pesquisa mencionada na notícia estaria contrariando os princípios éticos caso tivesse sido perguntado às crianças como se burla a vigilância dos pais, o que constituiria uma espécie de curiosidade indevida.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.
São anúncios éticos, que compõem a famosa ética elástica dos publicitários, os anúncios de remédios e de alimentos que contêm baixas calorias, dado que sempre há uma ressalva que esclarece que, para uma avaliação completa, o consumidor deve procurar um especialista ou que, dependendo dos resultados, um médico deve ser consultado. Incluem-se nessa categoria de anúncio os de cerveja, que acrescentam ao final a frase: "Se for dirigir, não beba.". Trata-se, na verdade, de uma pseudo-ética.
A manipulação da informação por parte do poder político é uma grave ofensa à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão contemporâneo. Que instrumento regula essas relações?
Código de ética
Lei ordinária.
Sindicato da classe.
Associação de imprensa.
Negociação coletiva.
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