Questões sobre Ética na Comunicação

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Segundo o Capítulo II, Art. 7, do 'Código de Ética do Jornalista', em vigor desde agosto de 2007, o jornalista pode:

  • A.

    aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou a tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.

  • B.

    submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.

  • C.

    impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.

  • D.

    eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado totalmente.

  • E.

    expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, por traços físicos, pela indicação de locais de trabalho ou residência, ou por quaisquer outros sinais.

Os dois princípios que fundamentam o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são:

  • A.

    interesse público e direitos fundamentais do cidadão.

  • B.

    Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Constituição Federal de 1988.

  • C.

    interesse público e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • D.

    direitos fundamentais do cidadão e Constituição Federal de 1988.

  • E.

    Constituição Federal de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No artigo “Ética no marketing: ação isolada ou negócio?” o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve “agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas”. Essa afirmação coincide com

  • A.

    a teoria do conhecimento proposta por Thomaz Luckmann.

  • B.

    postulados da Teoria Pura do Direito de Kelsen.

  • C.

    a teoria da ação social de Weber.

  • D.

    a teoria da hierarquia das necessidade de Maslow.

  • E.

    o enunciado do imperativo categórico de Kant.

Texto de apoio à questão 37:

Seguindo os conceitos apresentados pela obra de Rogério Christofoletti, pode-se considerar:

I. Pela ética é inevitável que o repórter não se envolva na relação entrevistador – entrevistado em casos de extrema necessidade.

II. A visão profissional do jornalista deve-se impor diante das dificuldades sociais, independente do que possa acontecer. Atingir seu público e tratar a história com apelo são metas prioritárias do trabalho.

III. Repórteres, redatores e editores precisam dominar equipamentos e linguagens, mas não devem se descolar de seus comprometimentos e valores.

IV. O repórter pode tentar suspender suas opiniões em certos momentos, mas, se por acaso esquecerem suas funções e suas relações com o público, colocará tudo a perder.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todas as considerações são corretas.

  • B.

    Apenas I é correta.

  • C.

    Apenas II e IV são corretas.

  • D.

    Apenas III e IV são corretas.

  • E.

    Apenas III é correta.

Como grande parte das categorias profissionais, o jornalismo possui um Código de Ética que deve ser seguido por todos que atuam nesta atividade, seja nos veículos de comunicação, seja em assessorias de imprensa. De acordo com o Código mencionado, é direito do jornalista:

  • A.

    Defender o livre exercício da profissão.

  • B.

    Resguardar o sigilo da fonte.

  • C.

    Defender os princípios constitucionais e legais, que formam a base do estado democrático de direito.

  • D.

    Respeitar, em todas as suas formas, o direito autoral e intelectual do jornalista.

  • E.

    Proteger a integridade das fontes e dos profissionais colegas de trabalho.

Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.

No Brasil, os telejornais que se dedicam ao gênero policial constituem as únicas exceções previstas em lei para o exame prévio de cenas consideradas muito chocantes, com vistas à classificação indicativa por faixa etária do conteúdo transmitido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.

Mecanismos como a campanha Ética na TV, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, com a utilização do slogan “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, compõem os chamados meios de promoção da responsabilidade social, cujo poder coercitivo não ultrapassa o nível da censura moral pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a cláusula de consciência, que só consta da versão mais recente do referido código de ética, o repórter tem o direito de não executar tarefas que contrariem suas convicções morais e deontológicas, o que lhe permite selecionar apenas as fontes que adotem valores convergentes com os seus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

O jornalista deve combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial, quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

A deontologia jornalística trata de um etos técnico-profissional, de acordo com valores que a própria categoria estabeleceu para si, ao longo de sua atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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