Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Capítulo II, Art. 7, do 'Código de Ética do Jornalista', em vigor desde agosto de 2007, o jornalista pode:
aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou a tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.
submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.
impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.
eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado totalmente.
expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, por traços físicos, pela indicação de locais de trabalho ou residência, ou por quaisquer outros sinais.
Os dois princípios que fundamentam o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são:
interesse público e direitos fundamentais do cidadão.
Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Constituição Federal de 1988.
interesse público e Declaração Universal dos Direitos Humanos.
direitos fundamentais do cidadão e Constituição Federal de 1988.
Constituição Federal de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No artigo Ética no marketing: ação isolada ou negócio? o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas. Essa afirmação coincide com
a teoria do conhecimento proposta por Thomaz Luckmann.
postulados da Teoria Pura do Direito de Kelsen.
a teoria da ação social de Weber.
a teoria da hierarquia das necessidade de Maslow.
o enunciado do imperativo categórico de Kant.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Texto de apoio à questão 37:
Seguindo os conceitos apresentados pela obra de Rogério Christofoletti, pode-se considerar:
I. Pela ética é inevitável que o repórter não se envolva na relação entrevistador entrevistado em casos de extrema necessidade.
II. A visão profissional do jornalista deve-se impor diante das dificuldades sociais, independente do que possa acontecer. Atingir seu público e tratar a história com apelo são metas prioritárias do trabalho.
III. Repórteres, redatores e editores precisam dominar equipamentos e linguagens, mas não devem se descolar de seus comprometimentos e valores.
IV. O repórter pode tentar suspender suas opiniões em certos momentos, mas, se por acaso esquecerem suas funções e suas relações com o público, colocará tudo a perder.
Assinale a alternativa correta:
Todas as considerações são corretas.
Apenas I é correta.
Apenas II e IV são corretas.
Apenas III e IV são corretas.
Apenas III é correta.
Como grande parte das categorias profissionais, o jornalismo possui um Código de Ética que deve ser seguido por todos que atuam nesta atividade, seja nos veículos de comunicação, seja em assessorias de imprensa. De acordo com o Código mencionado, é direito do jornalista:
Defender o livre exercício da profissão.
Resguardar o sigilo da fonte.
Defender os princípios constitucionais e legais, que formam a base do estado democrático de direito.
Respeitar, em todas as suas formas, o direito autoral e intelectual do jornalista.
Proteger a integridade das fontes e dos profissionais colegas de trabalho.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.
No Brasil, os telejornais que se dedicam ao gênero policial constituem as únicas exceções previstas em lei para o exame prévio de cenas consideradas muito chocantes, com vistas à classificação indicativa por faixa etária do conteúdo transmitido.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.
Mecanismos como a campanha Ética na TV, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, com a utilização do slogan Quem financia a baixaria é contra a cidadania, compõem os chamados meios de promoção da responsabilidade social, cujo poder coercitivo não ultrapassa o nível da censura moral pública.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a cláusula de consciência, que só consta da versão mais recente do referido código de ética, o repórter tem o direito de não executar tarefas que contrariem suas convicções morais e deontológicas, o que lhe permite selecionar apenas as fontes que adotem valores convergentes com os seus.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
O jornalista deve combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial, quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
A deontologia jornalística trata de um etos técnico-profissional, de acordo com valores que a própria categoria estabeleceu para si, ao longo de sua atuação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...