Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
O bom, o belo, o justo e o bem correspondem, em síntese, a categorias universais da moral, que podem ser criticamente aplicadas a um contexto corporativo e, portanto, deontológico.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o sigilo da fonte pode ser quebrado em circunstâncias extremamente graves, como, por exemplo, a de se constatar que as revelações representam ameaça à segurança nacional.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
O Código de Ética prevê que o jornalista deve defender a soberania nacional em seus aspectos político, econômico, social e cultural.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Pelo bem do interesse público, considera-se eticamente válido o uso rotineiro, por jornalistas, de gravadores e câmeras ocultos, na investigação de fatos, sendo admissível também que o repórter, caso necessário, se passe por outro tipo de profissional para colher informações relevantes.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca dos meios para se assegurar a responsabilidade social (MARS) da mídia.
O estabelecimento de códigos de ética corporativos não se inclui entre as funções dos MARS; tais códigos, por sua vez, favorecem o trabalho dos MARS nas eventuais ações de leitura crítica das práticas e conteúdos midiáticos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca dos meios para se assegurar a responsabilidade social (MARS) da mídia.
Os mecanismos internos de controle de qualidade, as auditorias, os sistemas de checagens e os consultores não são considerados MARS por não possuírem natureza societária.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a ética e a legislação brasileira aplicadas à imagem cinematográfica, julgue os itens seguintes.
Ética jornalística é o conjunto de normas e procedimentos que rege a atividade do jornalismo e se refere à conduta esperada do profissional que está em pleno exercício da profissão há mais de cinco anos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a ética e a legislação brasileira aplicadas à imagem cinematográfica, julgue os itens seguintes.
De acordo com o Código de Ética do Jornalista, é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte, salvo quando a empresa empregadora exigir divulgação para a complementação da matéria jornalística.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.
Segundo o novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, de 2007, os profissionais de imprensa somente podem produzir alterações nas imagens captadas nos casos em que estas deturpem a realidade, para resgatar o sentido original da cena retratada.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que a mídia, sendo parte integrante da realidade, seja responsável pela mediação de uma visão dessa realidade, e tenha, ao mesmo tempo, o poder de divulgá-la, é correto afirmar que a imagem jornalística contribui para criar a realidade que ela se propõe a descrever e que, dentro desse contexto, a discussão acerca da ética se torna indispensável na atividade dos profissionais de imprensa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...