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Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que em seu Capítulo I trata do direito à informação, assinale a opção correta.
A prestação de informações pelas organizações públicas é uma obrigação social; as organizações privadas, em razão de seus interesses, não estão comprometidas com a mesma obrigação.
Interesse público ou interesse do público são termos sinônimos: ambos apontam para o valor-notícia da curiosidade da audiência acerca de determinado assunto, fio condutor da atividade jornalística.
A produção e a divulgação da informação devem ter por finalidade o interesse público e se pautar pela veracidade dos fatos.
Por se tratar de instrumento autorregulatório, a abrangência do controle do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros restringe-se às representações oriundas do corpo afiliado.
A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida levando-se em conta a linha política de seus proprietários e a natureza econômica de suas empresas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros acerca do direito à informação, assinale a opção correta.
jornalista, mesmo quando exercer a função de assessor de imprensa, deve ouvir todas as pessoas envolvidas no tema abordado por sua reportagem institucional.
É assegurado ao jornalista o direito de resguardar o sigilo da fonte nos casos em que a divulgação dessa fonte a expuser a riscos.
A divulgação da informação de forma precisa e correta é dever dos meios de comunicação, mas depende da orientação política e dos interesses econômicos dos proprietários das empresas jornalísticas.
A prestação de informações pelas organizações públicas deve ser considerada uma obrigação social. O mesmo não se aplica às organizações privadas, comprometidas apenas com a satisfação de seus próprios interesses.
O jornalista pode recorrer à cláusula de consciência para justificar a sua recusa em ouvir opiniões divergentes das suas.
O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, de 1996, é constituído por cinco conceitos e 28 definições, normas e recomendações. Entre elas,
I. O anunciante, também chamado de cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.
II. Publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.
III. Os veículos faturarão sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas às agências por elas responsáveis, para cobrança.
IV. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.
V. A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.
Pertencem ao Código de Ética o que consta em
I e III, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O Código de Ética da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) estabelece vários deveres ao jornalista profissional. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que NÃO está de acordo com o Código de Ética da Fenaj.
Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística.
Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas.
Prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com definição da Associação Brasileira de Relações Públicas, a atuação das relações públicas no âmbito das relações com o governo está baseada no estabelecimento de relações confiantes entre governo e governados. A esse respeito, julgue os próximos itens.
O estabelecimento de relações de confiança baseia-se em princípios éticos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Na definição de uma amostra, o critério de exclusão é a apresentação de motivos éticos ou clínicos que dizem que determinados participantes não devem fazer parte da pesquisa.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.
É parte do trabalho dos profissionais de RP ajudar a criar padrões de comportamento ético nas organizações em que atuam.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.
Em RP, a transparência, em determinadas situações, deve ser evitada, visando evitar o uso das informações por parte da imprensa.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, um jornalista pode, em defesa da liberdade de imprensa e do interesse público, divulgar o nome de uma fonte que tenha dado uma declaração em off, mesmo que isso coloque em risco a integridade física da fonte.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, um jornalista pode, em defesa da liberdade de imprensa e do interesse público, divulgar o nome de uma fonte que tenha dado uma declaração em off, mesmo que isso coloque em risco a integridade física da fonte.
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