Questões sobre Ética na Comunicação

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No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.

O direito social à informação inclui o direito à diversidade de significação do mundo, do qual fazem parte tanto palavra e imagem quanto jornalismo escrito e imagem jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conceito de ética aplicada à fotorreportagem e à imagem fotográfica, julgue os itens subsequentes.

Desde o final do século passado, recursos como os do computador, os da fotografia digital e os do tratamento da imagem possibilitaram a manipulação das fotografias e, com isso, desencadearam, pela primeira vez no fotojornalismo, o debate a respeito da ética como balizadora na manipulação e apresentação das imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito do conceito de ética aplicada à imagem fotográfica e das características do trabalho de reportagem fotográfica.

O fotojornalista deve ser ético e consciente ao realizar seu trabalho, visto que não se pode afirmar que um leitor poderá ter perspectivas diferentes da do profissional que realizou a foto, da do editor que a selecionou ou da do chefe de redação que autorizou a sua veiculação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o Código de Ética do Profissional de Propaganda,

  • A.

    a comissão percebida pelo corretor é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão del credere efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.

  • B.

    os veículos não podem jamais faturar em nome dos anunciantes. As contas devem ser faturadas em nome das agências, que se responsabilizarão pela cobrança do serviço prestado ao anunciante.

  • C.

    o uso de pesquisa ou estatística em uma propaganda deve ter a fonte revelada somente quando os números forem fundamentais para os argumentos persuasivos.

  • D.

    com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas, de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence ao anunciante, que remunerou a empresa criadora. Essas ideias não podem ser exploradas sem que o financiador delas se beneficie.

  • E.

    a propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo, que escondem a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.

Em relação ao sigilo profissional, marque a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas:

  • A.

    A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, cuja gravidade de suas consequências imponha para o Profissional de Relações Públicas o imperativo de consciência de denunciar o fato.

  • B.

    Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não exponha indevida e desnecessariamente ações do caso em análise.

  • C.

    O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes ou empregadores.

  • D.

    Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos e ações.

  • E.

    Justifica-se a quebra de sigilo apenas quando o profissional de Relações Públicas aceitar serviços incompatíveis com os princípios e técnicas de Relações Públicas.

Considere os incisos abaixo.

I. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

II. A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.

III. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.

IV. A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, deve ser considerada uma obrigação social.

V. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

Em relação ao artigo 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II e V, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, IV e V, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.

I – A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.

II – A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.

III – A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.

IV – A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.

Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

Em relação à ética jornalística, julgue os itens a seguir.

A apresentação de diferentes versões para um mesmo fato, exigência da ética jornalística, tem como objetivo principal representar a variedade de fenômenos da realidade empírica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à ética jornalística, julgue os itens a seguir.

Um telejornal que, deliberadamente, veicule cenas de uma manifestação pública como se fossem de outro evento divulga informações incorretas, o que contraria o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens a seguir é composto por um trecho adaptado de texto da Internet — http://observatoriodaimprensa.com.br — e uma assertiva acerca do tipo de raciocínio envolvido na sua elaboração. Julgue-os à luz da teoria da argumentação.

No trecho a seguir, observa-se argumentação baseada em exemplo: Dizer que a imprensa manipula as eleições é uma inverdade. Brizola se elegeu quantas vezes quis no quintal da Rede Globo, que o detestava.

  • C. Certo
  • E. Errado
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