Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1938 e presidente de honra da Associação Brasileira de Imprensa, encabeçou o manifesto pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, participou das manifestações contrárias às privatizações de empresas públicas, em 1994, e foi enredo da escola de samba União da Ilha no carnaval carioca de 1999. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 103 anos de idade, no dia 16 de julho de 2000. Três obras: O Problema da Imprensa (1923), A Revolução Praieira (1949) e A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil (1958). As informações acima dizem respeito a
Pompeu de Souza.
Cásper Líbero.
Hipólito José da Costa.
Juarez Bahia.
Barbosa Lima Sobrinho.
A Declaração de Chapultepec, criada no México em 1994, reúne dez princípios básicos para o exercício da profissão de jornalista. Seus representantes têm percorrido diversos países do continente americano, divulgando seus preceitos. Sobre esta declaração é correto afirmar que
todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade
não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício desta não é uma concessão das autoridades, mas um direito inalienável do povo.
a Lei de Imprensa de 1967 e a Constituição de 1988 aboliram totalmente a censura e garantem ampla liberdade de expressão e imprensa.
a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas, tem um capítulo específico que trata da liberdade de imprensa.
o Código de Ética do Jornalista fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.
O Decreto de 22 de novembro de 1823 criou no Brasil, nos moldes da lei portuguesa de 1821, a
regulamentação da liberdade de imprensa, acabando com a censura prévia.
primeira Lei de Imprensa.
a censura prévia, nomeando os primeiros censores régios, com o objetivo de impedir qualquer publicação contra a religião, o governo e os bons costumes.
a Imprensa Régia, com objetivo de publicar os atos normativos e administrativos da Corte portuguesa recém-instalada no país.
a lei geral das comunicações.
A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso na Praia Vermelha. Era o ano de
1822.
1910.
1920.
1922.
1924.
Pode-se analisar o histórico dos meios de comunicação no Brasil, ao longo do século XX, por meio do relato da vida e obra de
Adolpho Bloch.
Roberto Marinho.
Hipólito José da Costa.
Júlio Mesquita.
Assis Chateaubriand.
O Jornalismo Cultural é uma segmentação da mídia, voltada principalmente para expressões artísticas ligadas ao cinema, artes plásticas, teatro, música, moda e gastronomia. Torna-se, em determinados veículos, uma espécie de guia de consumo. Pode-se associar ao conceito de Jornalismo Cultural:
o New Jornalism, que traz a idéia de um texto isento, mas sem deixar de ser bem trabalhado e escrito − ainda pouco praticado no Brasil.
os famosos fanzines, nascidos na década de 1920, que serviram de veículo popular para a divulgação de expressões artísticas, já que muitos artistas não encontravam espaço na mídia para mostrar seu trabalho e acabavam agindo de forma independente.
a exigência de que o repórter faça uma espécie de mergulho naquilo que se deseja retratar, privilegiando a observação minuciosa em detrimento de gravadores e de blocos de anotação, contribuindo criticamente para expandir a visão do leitor, incorporando voz autoral e estilo.
a apuração e o lead devem ser bem feitos, chamando a atenção para o fato ocorrido; e as principais fontes são os livros de registro de ocorrência e a radioescuta.
tudo o que o público necessita saber, acrescentando que ele é a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobertas, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam aos leitores.
No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência de 11 fusos horários em relação à capital russa, o Los Angeles Times foi o único jornal a noticiar o fato no mesmo dia, na capa da edição. Quase 12 anos depois, às 23h56 do dia 20 de julho de 1969, a chegada do homem à Lua seria vista por um bilhão de pessoas em todo o mundo. O fato que permitiu essa mudança na recepção da notícia foi:
a criação da primeira agência de notícias brasileira.
a regulação dos fusos horários, a partir do meridiano de Greenwich.
a presença de representantes da mídia internacional na sede da Nasa, nos EUA.
o avanço das telecomunicações mundiais.
o envio antecipado de cinco satélites à órbita lunar.
Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infantil são acusados de abuso contra uma criança. Além da justiça, que joga pesado contra os McMartin, eles sofrem a fúria histérica de sua comunidade. Apoiada nas supostas provas levantadas por uma falsa psicóloga contra os que trabalhavam naquela escola, a promotora manda alguns para a cadeia. Inconformado, um advogado vê que se trata de um caso de histeria coletiva insuflado pela imprensa e, uma década depois, consegue inocentar todos os acusados, mas vidas já tinham sido arruinadas. Essa história, contada no filme "Acusação" (produção de Oliver Stone e direção de Mick Jackon), virou realidade em 1994, na Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo (Lima, 2006). Esse caso envolveu
duas mães de alunos, que se queixaram na delegacia do Cambuci de que seus filhos de quatro e cinco anos estavam sendo molestados sexualmente na escola e, talvez, levados numa Kombi para orgias num motel, onde seriam fotografados e filmados. Posteriormente, os acusados, depois de provarem sua inocência, processaram os órgãos de imprensa que noticiaram exclusivamente a versão das mães.
uma declaração falsa da imprensa, que, autoposicionada do lado do "bem" e da justiça, fechou os olhos para o linchamento dos acusados, mas depois de ficar comprovada a inocência dos mesmos, veio a público fazer autocrítica e confessar seu erro.
o dever da profissão. Os jornalistas são como "vigias", registrando os fatos, os acontecimentos e relatando-os à sociedade, não importando as conseqüências.
a denúncia de dois jornalistas de uma emissora de São Paulo sobre a produção de material pornográfico em escolas primárias da capital.
a denúncia sobre pedofilia feita por um grupo de pais. Porém, o delegado do caso tomou como "prova" o depoimento das crianças e das mães. Ciente da fragilidade das provas que tinha em mãos, agiu sem culpa, nas modalidades de imprudência e imperícia, uma vez que coletou os depoimentos de todos os envolvidos, mas foi apoiado por jornalistas investigativos.
A história das empresas Globo de comunicação, um conglomerado que, já em 1992, somava mais de 100 empresas e empregava cerca de 20 mil funcionários, começa bem antes da Rede Globo de Televisão. O Jornal O Globo, solidamente instalado no Rio de Janeiro, existe desde 1925 e em 1994 é inaugurada a Rádio Globo. Também as organizações Globo estão ligadas à primeira transmissão de televisão realizada no Brasil, em 1939. Em 24 de julho de 1962, o empresário Roberto Marinho, que já possuía duas concessões de canais de televisão (Rio de Janeiro e Brasília), assina um contrato operacional com um grupo americano. Esse acordo ficou conhecido como
Plano Marshall
Plano Cica.
Time-Life.
Guerra Fria.
Plano Globo-BBC.
A primeira notícia redigida segundo a técnica da "pirâmide invertida" teria sido publicada no The New York Times, em abril de 1861. A partir da segunda metade no século XX, alguns dos mais importantes periódicos latino-americanos passaram a publicar notícias das agências norte-americanas, redigidas segundo esse modelo. Nesse período, essa técnica se espalhou gradativamente, tendo chegado no Brasil exatamente em 1950, pela iniciativa do jornalista Pompeu de Sousa. Pode-se afirmar que
a pirâmide invertida não é um formato narrativo, mas um estilo. Além disso, por definição, para usar a pirâmide invertida num texto é necessário que ele seja condensado em um parágrafo que, desde o início do século XX, se chama summary lead ou abertura resumida.
a pirâmide da informação seria invertida porque, ao contrário das pirâmides físicas, o mais importante estaria no cume da pirâmide, ou seja, no final do texto
a tese da pirâmide invertida quer ilustrar que a notícia caminha do "menos importante" para o "mais importante".
a pirâmide invertida é um jargão jornalístico para identificar um formato de textos em que a parte mais importante da notícia ou da informação é colocada logo no primeiro parágrafo. O formato tornou-se quase uma unanimidade na imprensa, porque poupa tempo do leitor e permite que o texto seja cortado para adequarse ao espaço editorial disponível, sem comprometer a qualidade da notícia ou da informação.
a pirâmide invertida é a técnica mais comum de construção das notícias e segue a elaboração de um bom lead direto. Significa que, numa notícia, todas as informações restantes são dadas por ordem crescente de importância, de forma que, à medida que se vai descendo no corpo da notícia, os fatos relatados vão se tornando cada vez mais essenciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...