Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luís Aberto Caldeira, em matéria publicada no dia 8/6/2006, no site do Observatório da Imprensa, afirma que o cadáver exposto nas bancas da cidade (e que posteriormente será também posto à vista em nossas casas ou na biblioteca próxima) é o maior exemplo da sujeira que insiste em coexistir no jornalismo. É a carne podre vendida como filé a baixos preços para quem tem fome de manchetes sangrentas. Imundice que poderia aparentar o amarelo da covardia − ou do yellow journalism, mas que, no Brasil, é caracterizado pelos tons da imprensa:
vermelha.
verde-amarela.
marrom.
branca.
cinza.
Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em
1960 e a apresentação do Grande Show União.
1955 e a apresentação do programa "Hino da TV" e "Canção da TV".
1955 e o programa musical com Bibi Ferreira.
1950 e a apresentação da novela Irmãos Coragem.
1950 e a apresentação do Frei José Mojica, cantor mexicano que se tornara religioso.
Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:
proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;
independência textual: uma foto vale por mil palavras;
fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;
momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;
fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.
O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:
o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.
Comunicação Social - História da Imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A época do jornalismo que corresponde à imprensa de massa e marca o início da profissionalização dos jornalistas e a utilização da publicidade corresponde ao período de:
1631 a 1789
1789 a 1830
1830 a 1900
1900 a 1960
1960 em diante
Estabeleça a ordem cronológica, do mais antigo ao mais atual, da evolução oficial e histórica dos instrumentos que regulam a atividade profissional do publicitário no Brasil:
( ) Criação do Código de Defesa do Consumidor.
( ) Lei 4.680.
( ) Fundação do CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação).
( ) Aprovação do Código de Auto-Regulamentação Publicitária.
A ordem cronológica correta é:
3 - 1 - 2 - 4.
3 - 2 - 1 - 4.
4 - 1 - 2 - 3.
3 - 1 - 4 - 2.
Lage (2000) diz que os séculos XVII e XVIII foram os do jornalismo publicista, o século XIX, o do jornalismo educador e sensacionalista e o século XX, o do jornalismo-testemunho. Hoje, a informação:
O interesse dos sociólogos pela temática da comunicação social se solidificou, em especial, em decorrência
da emergência dos ideais humanistas na Europa, a partir da Renascença.
da emergência dos ideais socialistas, a partir da Revolução comunista na Rússia em 1917.
da emergência da luta ideológica entre o capitalismo e o comunismo, no período da Guerra Fria.
da emergência da sociedade de massas, a partir da Revolução Industrial.
Uma das pioneiras e marcantes iniciativas de telejornalismo no Brasil foi
o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, criado por Armando Nogueira.
o Jornal da Excelsior, pertencente à Rede Excelsior de Televisão.
o Repórter Esso da Rede Tupi de Televisão, pertencente a Assis Chateaubriand.
o Jornal da Manchete, pertencente à Rede Manchete de Televisão.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.
Editado em Londres por Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense foi publicado de 1808 a 1822, em um total de 175 números.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...