Lista completa de Questões sobre Legislação em Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.
A separação entre as esferas pública e privada constitui uma característica do desenvolvimento da sociedade atual.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das estratégias de relacionamento com o consumidor, julgue os itens que se seguem.
Em termos de comunicação organizacional, a observância dos aspectos legais presentes no código do consumidor se sobrepõe às perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
A Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011 dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal. Nesse documento, a área de Publicidade conta com classificações específicas. A ação de comunicação que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida é denominada de publicidade
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Segundo os conceitos e práticas estabelecidos na Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011, a ação de comunicação realizada mediante o emprego de recursos de não mídia, com o fim de incentivar públicos de interesse a conhecer produtos, serviços, marcas, conceitos ou políticas públicas denomina-se
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.
Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação, qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações públicas, excetuadas as que constituam dados sigilosos, sujeitas a procedimentos específicos, relacionados a prazos e instrumentos de controle de acesso.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a Constituição Federal, é vedada a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O que a legislação brasileira prevê sobre o exercício das instituições de pesquisas de opinião?
As empresas de pesquisa devem registrar no Ministério da Justiça dados sobre os contratantes, financiadores, técnicas, metodologias, empresa realizadora e profissionais responsáveis pela pesquisa, quando seus resultados forem para conhecimento público.
No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), no caso das pesquisas que são divulgadas para conhecimento público. Cabe ao Ministério Público a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema.
O Procon é o órgão fiscalizador no caso da divulgação de pesquisas de opinião pública com informações incorretas.
No Brasil, a divulgação de pesquisas de opinião é livre, visto que a Constituição Brasileira prevê em seu capítulo V, artigo 220, a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sem restrição.
No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). No caso da condução de pesquisas com finalidades manipulativas, cabe ao Ministério Público, quando acionado, a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso específico das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema, a partir do Código Eleitoral.
Segundo o Art. 5º da Constituição Federal, é livre a manifestação do pensamento, sendo
vedado o anonimato.
vedada a propaganda ideológica.
vedados os cultos religiosos.
vedada a manifestação de estrangeiros.
vedada a parcialidade na Comunicação Social.
De acordo com o Art. 220 da Constituição, a publicação de um veículo impresso
é atividade privativa de brasileiros natos.
é monitorada pelo Ministério das Comunicações.
é regulada pela Biblioteca Nacional.
é vedada ao capital estrangeiro.
independe de licença de autoridade.
A Lei nº 12.527 de 2011, que regula o direito à informação produzida em órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, afirma que o cidadão tem o direito fundamental de acesso à informação, definida como dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrição temporária de acesso público, é garantido à informação cuja preservação do conhecimento geral é imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Fora nessa exceção, as demais informações de interesse público e sem classificação sigilosa têm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas
pelos departamentos de comunicação dos órgãos públicos.
mediante solicitação de pessoa física ou jurídica interessada.
por iniciativa do órgão público e independentemente de solicitações.
quando há disponibilidade de tecnologias da informação.
nos órgãos em que já existe controle social da administração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...